Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Sugestão de encaminhamento:


A escolha do problema
Deve partir dos próprios alunos a escolha do problema ou da questão que guiará o projeto de letramento. Você pode direcionar uma primeira conversa sobre problemas da escola, do bairro ou do município que interessam aos alunos ou os afetam. Caso já tenha observado os alunos discutindo algum problema local, explore o debate para propor o projeto.


O problema pode ser um fato que atinge a turma. Por exemplo: nos últimos dias, muitos alunos faltaram por terem contraído dengue; ou tiveram seus materiais estragados por alagamentos que atingiram o bairro na época de chuvas; ou um aluno quase foi atropelado em frente à escola e já houve casos parecidos; ou um aluno cadeirante não tem acesso a todos os espaços da escola e é impedido de realizar algumas atividades etc.


Vamos supor que, por causa das reclamações de alunos e pais, você observou que a falta de coleta de lixo é um problema no bairro. Alguns alunos adoeceram devido ao acúmulo de lixo pelas ruas, o que é agravado na época de chuvas. Note que o que guia o projeto não é somente um tema – o lixo, por exemplo –, mas a busca de soluções para um problema real na vida dos alunos. Assim, eles não vão estudar o lixo como um tema isolado, mas sim aprender sobre lixo, seus componentes, a coleta no bairro, quais são os tipos de coleta e quem são os responsáveis pelo serviço. Esta será a base da pesquisa, os alunos vão pensar e planejar ações para solucionar a falta de coleta no bairro. É essa prática social que vai orientar as leituras, escutas e produções escritas e orais no projeto.


Promova um debate sobre o problema com a turma, lançando perguntas para saber mais sobre a questão e provocar reflexões. Sugestões: Desde quando a coleta de lixo não é periódica? Onde as famílias costumam deixar o lixo para a coleta? Esse local é apropriado? Por quê? Quais problemas vocês já enfrentaram devido ao acúmulo de lixo nas ruas e calçadas? Que doenças vocês acham que podem ser causadas por esse acúmulo? O que a época de chuvas tem a ver com isso? O que poderíamos fazer para solucionar o problema?


Organize as informações em cartazes para retomá-las depois. As perguntas não respondidas ou parcialmente respondidas também são importantes para o que os alunos vão pesquisar. Você pode propor a organização da seguinte maneira:

Destaque que é preciso entender o problema e suas consequências para conscientizar a população do bairro sobre a questão e exigir providências das autoridades. Por isso, proponha pesquisas sobre o assunto.

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
Recriar histórias com as crianças
A sequência de atividades proposta passa pela leitura e se envereda pelos caminhos...
Jogar o bingo dos sons iniciais
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS