Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares: lê-se para aprender a ler, escreve-se para aprender a escrever. Contudo, em nossa vida, sempre lemos e escrevemos para cumprir outros objetivos, para agir no mundo social. Diante disso, este Experimente dá sugestões para o professor desenvolver projetos de letramento na escola. Nesta proposta, o conteúdo deixa de ser o elemento estruturante do currículo, dando lugar a práticas sociais. As situações comunicativas nesse tipo de projeto oferecem a oportunidade de ler, produzir, falar e escutar uma variedade de gêneros discursivos, como também de aprofundar, sistematizar e avaliar conteúdos (KLEIMAN; TINOCO; CENICEROS, 2013).


A proposta aqui desenvolvida sugere um projeto de letramento, mas há limitações nessa sugestão, pois um projeto desse tipo tem como características a flexibilidade e a imprevisibilidade em razão de seus objetivos e produtos serem negociados entre professor, alunos e comunidade escolar. Os projetos de letramento partem de questões ou problemas identificados pelos alunos como de interesse do grupo e são orientados pelo professor. Por isso, não há como propor um mesmo projeto para diferentes contextos e prever todas as suas etapas, nem os conhecimentos e experiências mobilizados. Apesar disso, apresentamos sugestões que podem gerar diferentes projetos de letramento, de acordo com a realidade em que os professores atuam.


Objetivos:
• Levantar e discutir problemas da escola, do bairro ou da cidade.
• Selecionar um dos problemas levantados e pesquisar sobre ele.
• Preparar e realizar entrevista com pessoas da comunidade que possam ajudar a compreender o problema.
• Planejar e executar ações para solucionar o problema.
• Ler e produzir textos de vários gêneros para o plano de solução do problema.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II (os projetos de letramento podem ser adotados em qualquer fase da escolarização, com as devidas adequações. Veja, ao final da proposta, sugestões de leitura relacionadas a diferentes etapas do ensino).

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Palavra-brinquedo: fazer poesia e...
“Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS