Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares: lê-se para aprender a ler, escreve-se para aprender a escrever. Contudo, em nossa vida, sempre lemos e escrevemos para cumprir outros objetivos, para agir no mundo social. Diante disso, este Experimente dá sugestões para o professor desenvolver projetos de letramento na escola. Nesta proposta, o conteúdo deixa de ser o elemento estruturante do currículo, dando lugar a práticas sociais. As situações comunicativas nesse tipo de projeto oferecem a oportunidade de ler, produzir, falar e escutar uma variedade de gêneros discursivos, como também de aprofundar, sistematizar e avaliar conteúdos (KLEIMAN; TINOCO; CENICEROS, 2013).


A proposta aqui desenvolvida sugere um projeto de letramento, mas há limitações nessa sugestão, pois um projeto desse tipo tem como características a flexibilidade e a imprevisibilidade em razão de seus objetivos e produtos serem negociados entre professor, alunos e comunidade escolar. Os projetos de letramento partem de questões ou problemas identificados pelos alunos como de interesse do grupo e são orientados pelo professor. Por isso, não há como propor um mesmo projeto para diferentes contextos e prever todas as suas etapas, nem os conhecimentos e experiências mobilizados. Apesar disso, apresentamos sugestões que podem gerar diferentes projetos de letramento, de acordo com a realidade em que os professores atuam.


Objetivos:
• Levantar e discutir problemas da escola, do bairro ou da cidade.
• Selecionar um dos problemas levantados e pesquisar sobre ele.
• Preparar e realizar entrevista com pessoas da comunidade que possam ajudar a compreender o problema.
• Planejar e executar ações para solucionar o problema.
• Ler e produzir textos de vários gêneros para o plano de solução do problema.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II (os projetos de letramento podem ser adotados em qualquer fase da escolarização, com as devidas adequações. Veja, ao final da proposta, sugestões de leitura relacionadas a diferentes etapas do ensino).

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS