Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — LER INFOGRÁFICOS NA SALA DE AULA...

Ler infográficos na sala de aula

A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida, é aplicada nos mais diversos contextos. Cada texto tem características específicas, que variam de acordo com a situação comunicativa, o gênero do discurso, o contexto em que é produzido e circula etc. Por isso, é interessante ensinar o aluno a ler diferentes textos, com objetivos variados. Por exemplo, nas várias disciplinas escolares, as leituras requisitadas também são diversas e exigem que conhecimentos diferentes sejam mobilizados pelo leitor para construir os sentidos do texto.


Esta atividade tem como principal objetivo trabalhar a leitura nas ciências, introduzindo o aluno às características dos textos científicos, principalmente às relações entre imagem, símbolo e palavra. Para isso, a proposta tem como base o gênero infográfico. É importante que o professor integre as atividades aqui indicadas a eventos ou conteúdos já planejados para a turma. A seleção de infográficos a serem lidos e produzidos deve estar relacionada a interesses dos alunos. Esse tipo de texto pode ser usado em apresentações de eventos escolares, como uma feira de ciências, ou da própria turma, como apresentação de seminários. O importante é integrar as leituras e produções dos alunos a práticas reais e significativas, não só ao estudo de conteúdos para avaliação. 


Objetivos:
• Leitura do infográfico, dando destaque à multimodalidade.
• Interpretação de como processos são representados em infográfico na visão científica.
• Pesquisa de infográficos de tema determinado previamente.
• Exposição em feira de ciências da escola ou em apresentações orais na sala de aula.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental I e II.
A depender do ano em que os alunos estão e de seus conhecimentos prévios, selecione os infográficos que vão compor seu planejamento. A seguir, vamos sugerir um trabalho mais detalhado para o Ensino Fundamental II.


Sugestão de encaminhamento:

Lendo infográfico coletivamente
Aproveite um tema de interesse dos alunos ou algo que eles estejam estudando na disciplina de Ciências. A questão da energia (ou da falta dela), por exemplo, sempre é notícia nos jornais de circulação nacional e afeta o cotidiano das pessoas. Apagão, racionamento, petróleo, recursos energéticos mais limpos, construção de hidrelétricas podem ser palavras-chave para introduzir a questão e levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Os recursos energéticos podem ser tema para um trabalho interdisciplinar, envolvendo Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa.


Clique aqui para acessar dois infográficos que explicam a captação de energia solar. Na tela seguinte, há algumas perguntas que podem guiar a leitura desses materiais, focando a relação entre linguagens verbal escrita e não verbais. Você pode fazer uma primeira leitura coletiva e depois dividir os alunos em grupos para pesquisarem mais informações sobre energias alternativas. As pesquisas podem ser apresentadas em um dia de seminários.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
Ler e ouvir poesia com as crianças
A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e...
Fazer passeios letrados com as...
Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
FÁTIMA LUCYFÁTIMA LUCY disse em 23/05/2016 22h50
A leitura amplia horizontes... Aprende a cada dia, percebemos a ampliação do repertório dos alunos, daqueles que leem com frequência.
CRISTINA MARACRISTINA MARA disse em 15/09/2014 17h47
Precisamos disponibilizar diferentes gêneros textuais para todos os alunos para que se tornem proficientes na leitura e na escrita. Gostei dessa prática, parabéns!
IDENI MARIA MARQUESIDENI MARIA MARQUES disse em 16/04/2014 09h46
Sou professora de Português, acredito que a leitura é fundamental para criança e todos, viajamos,conhecemos, conquistamos, ampliamos horizontes, buscamos novos caminhos para aprendizagem, interpletamos problemas com maior vivacidade, através da leitura.
ROBERTAROBERTA disse em 06/04/2014 09h13
A leitura e um meio de comunicação que através de cada livro, aprendemos cada dia mais e aperfeiçoando e trabalhando na escrita
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS