Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — LER INFOGRÁFICOS NA SALA DE AULA...

Ler infográficos na sala de aula

A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida, é aplicada nos mais diversos contextos. Cada texto tem características específicas, que variam de acordo com a situação comunicativa, o gênero do discurso, o contexto em que é produzido e circula etc. Por isso, é interessante ensinar o aluno a ler diferentes textos, com objetivos variados. Por exemplo, nas várias disciplinas escolares, as leituras requisitadas também são diversas e exigem que conhecimentos diferentes sejam mobilizados pelo leitor para construir os sentidos do texto.


Esta atividade tem como principal objetivo trabalhar a leitura nas ciências, introduzindo o aluno às características dos textos científicos, principalmente às relações entre imagem, símbolo e palavra. Para isso, a proposta tem como base o gênero infográfico. É importante que o professor integre as atividades aqui indicadas a eventos ou conteúdos já planejados para a turma. A seleção de infográficos a serem lidos e produzidos deve estar relacionada a interesses dos alunos. Esse tipo de texto pode ser usado em apresentações de eventos escolares, como uma feira de ciências, ou da própria turma, como apresentação de seminários. O importante é integrar as leituras e produções dos alunos a práticas reais e significativas, não só ao estudo de conteúdos para avaliação. 


Objetivos:
• Leitura do infográfico, dando destaque à multimodalidade.
• Interpretação de como processos são representados em infográfico na visão científica.
• Pesquisa de infográficos de tema determinado previamente.
• Exposição em feira de ciências da escola ou em apresentações orais na sala de aula.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental I e II.
A depender do ano em que os alunos estão e de seus conhecimentos prévios, selecione os infográficos que vão compor seu planejamento. A seguir, vamos sugerir um trabalho mais detalhado para o Ensino Fundamental II.


Sugestão de encaminhamento:

Lendo infográfico coletivamente
Aproveite um tema de interesse dos alunos ou algo que eles estejam estudando na disciplina de Ciências. A questão da energia (ou da falta dela), por exemplo, sempre é notícia nos jornais de circulação nacional e afeta o cotidiano das pessoas. Apagão, racionamento, petróleo, recursos energéticos mais limpos, construção de hidrelétricas podem ser palavras-chave para introduzir a questão e levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Os recursos energéticos podem ser tema para um trabalho interdisciplinar, envolvendo Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa.


Clique aqui para acessar dois infográficos que explicam a captação de energia solar. Na tela seguinte, há algumas perguntas que podem guiar a leitura desses materiais, focando a relação entre linguagens verbal escrita e não verbais. Você pode fazer uma primeira leitura coletiva e depois dividir os alunos em grupos para pesquisarem mais informações sobre energias alternativas. As pesquisas podem ser apresentadas em um dia de seminários.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Ler e contar clássicos para...
Já faz tempo que os contos clássicos – também denominados...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
FÁTIMA LUCYFÁTIMA LUCY disse em 23/05/2016 22h50
A leitura amplia horizontes... Aprende a cada dia, percebemos a ampliação do repertório dos alunos, daqueles que leem com frequência.
CRISTINA MARACRISTINA MARA disse em 15/09/2014 17h47
Precisamos disponibilizar diferentes gêneros textuais para todos os alunos para que se tornem proficientes na leitura e na escrita. Gostei dessa prática, parabéns!
IDENI MARIA MARQUESIDENI MARIA MARQUES disse em 16/04/2014 09h46
Sou professora de Português, acredito que a leitura é fundamental para criança e todos, viajamos,conhecemos, conquistamos, ampliamos horizontes, buscamos novos caminhos para aprendizagem, interpletamos problemas com maior vivacidade, através da leitura.
ROBERTAROBERTA disse em 06/04/2014 09h13
A leitura e um meio de comunicação que através de cada livro, aprendemos cada dia mais e aperfeiçoando e trabalhando na escrita
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS