Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PERFIL DE PERSONAGENS LITERÁRIOS NA REDE...

Criar perfil de personagens literários na rede

Criando perfis em rede social
Geralmente, é necessário ter um e-mail para cadastrar um novo perfil em rede social, além de nome, sobrenome e data de nascimento. Então, os grupos devem criar uma conta de e-mail para cada grupo antes de fazer o cadastramento na rede social. Os integrantes também devem decidir o sobrenome e a data de nascimento da personagem, caso tais informações não constem nas histórias. O grupo precisa ainda selecionar uma imagem para colocar como a foto do perfil. Eles podem criar a imagem ou buscar alguma na internet.




Ao preencher o perfil na rede social, o grupo deve se basear no cartaz com características e fatos importantes da personagem. Outros dados, como idade, local de nascimento e profissão, devem ser escolhidos pelo grupo de maneira coerente com a história de que a personagem participa. Após criar os perfis, um grupo deve adicionar como “amigos” as personagens dos outros grupos. Inicialmente, é interessante restringir a rede de amigos aos grupos dos alunos.


Você pode escolher uma personagem e criar um perfil na mesma rede social para interagir com os grupos. Suas postagens e comentários você podem ajudar os grupos a compreender a brincadeira e encarnar a personagem. Nunca poste como professora ou professor no perfil da personagem.

Interagindo na rede social
Combine com a turma a frequência de postagens. Por exemplo, cada personagem deve fazer uma postagem por dia e comentar as postagens de pelo menos outras duas personagens. Cada dia, um membro do grupo é responsável pelo perfil.


Incentive que os grupos postem links para sites relacionados à personagem escolhida, registrem fatos da rotina da personagem que tenham relação com a história. Os alunos podem brincar com fatos da história. Os comentários às postagens dos outros grupos sempre devem estar associados com as características da personagem, nunca com a relação entre os alunos.


Para retomar o exemplo da Branca de Neve, os alunos poderiam criar postagens como “Cansei de brincar de casinha na floresta. Chega de ter medo da rainha má. Tô indo passear com as amigas Cinderela e Bela Adormecida #prontofalei”. A linguagem é informal e pode explorar o internetês à vontade, como também o hibridismo de linguagens (usando vídeos, áudios, imagens etc.). Contudo, os usos da linguagem também dependem do perfil da personagem escolhida. Estimule-os a imaginar como escreveria um rei ou uma criança, ou uma fada madrinha etc. Procure dar exemplos distintos com base nas falas das personagens nas histórias lidas.


Os alunos também podem fazer montagens, postando imagens das personagens juntas, brincando com a relação entre as histórias e fatos da atualidade. Caso haja personagens da mesma história, os grupos podem recontá-la pelas postagens e comentários.





 


Autora da oficina: Paula Baracat De Grande 

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Realizar uma roda de cordel
O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas....
Fazer um jornal mural
O registro cotidiano de fatos relevantes para uma comunidade é uma prática...
Ler infográficos na sala de aula
A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida,...
Criar jogos de percurso com base em...
Jogar é uma atividade da qual as crianças sempre participam com prazer....
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
REGINAREGINA disse em 31/03/2016 23h55
Concordo com a EliKleily. Vou aplicar a partir da leitura que fizemos de "Romeu e Julieta". Agradeço pelas sugestões.
SUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COMSUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COM disse em 21/09/2015 09h21
Muito Obrigado! Envio de atividades maravilha! Muito Bom!
SELMASELMA disse em 12/04/2015 16h05
Gostaria de ter acesso a um material de leitura de imagens que vi aqui. Como posso fazer isso?
GENIELSONGENIELSON disse em 28/03/2014 11h30
Tendo em vista que nossos alunos andam sempre mais conectados do que nós em sites e redes sociais, essa dica é muito interessante! Algo que tem cunho Pedagógico no face book, Gostei.
ÂNGELAÂNGELA disse em 26/03/2014 20h47
Quero fazer parte do plataforma.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 04/04/2014 10h55
Olá, Angela. Bem-vinda à Plataforma! Você já é cadastrada em nosso ambiente virtual, portanto já têm acesso a uma série de conteúdos e informações que são disponibilizadas semanalmente. Para participar dos cursos on-line, que são as Oficinas On-line do Entre na Roda, é preciso se cadastrar. Em breve divulgaremos a data de inscrição das próximas turmas. Abs,
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 20/03/2014 23h50
Olá, muito legal essa dica! Já realizamos atividades pedagógicas no facebook, é uma tarefa não tão fácil, mas os alunos estão se acostumando a elas! A dica que forneceram é ótima! Vou levar a proposta para meus alunos! Obrigada!
CILEIDECILEIDE disse em 20/03/2014 21h48
Muito interessante!!!! Excelente dica. Obrigada por compartilhar :)
ELIKEILYELIKEILY disse em 20/03/2014 20h57
Adorei ... É simplesmente FANTÁSTICO !!!! Ao mesmo tempo que vc trabalha um gênero textual, trabalha escrita, leitura, imaginação e novas tecnologias que os alunos adoram... Sem falar na inovação que terá suas aulas, eles vão AMAR e se ENVOLVEREM como nunca! Obrigada, pela dica!!!!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS