Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PERFIL DE PERSONAGENS LITERÁRIOS NA REDE...

Criar perfil de personagens literários na rede


Sugestão de encaminhamento: 
Retomando as histórias já conhecidas pela turma
A atividade pode iniciar com uma conversa com toda a turma sobre as histórias já lidas na escola ou outras conhecidas pelos alunos. Questione: que histórias já lemos na escola? Quais vocês lembram? Quais são as preferidas? Vá fazendo uma lista na lousa com os títulos das histórias. Com a lista pronta, proponha aos alunos: e se as personagens dessas histórias fossem reais e tivessem perfil em rede social? Que tal criarmos perfis para as personagens preferidas da turma?


Converse com a turma sobre as redes sociais disponíveis e sobre aquelas mais utilizadas pelos alunos. Assim, a turma em conjunto escolhe em que rede social os perfis serão criados. Não é necessário ler novas histórias. É interessante retomar as já lidas pela turma, pertencentes a gêneros conhecidos e trabalhados. Assim, pode-se aprofundar o estudo das selecionadas, para que o perfil seja coerente com a construção da personagem no enredo original. Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por uma personagem. As escolhidas podem vir de uma mesma história ou de histórias diversas. 


Construindo os perfis das personagens
Peça que os alunos releiam as histórias escolhidas pelos grupos. Eles devem fazer um estudo cuidadoso da personagem. Você pode orientar os estudantes a elaborarem uma tabela com as características físicas e a personalidade de cada personagem e um registro dos fatos mais importantes de sua vida. Eles podem dispor essas informações em um cartaz e expô-lo à turma. Ressalte que as características da personagem, principalmente as de personalidade, não são sempre explícitas na história. Os fatos do enredo e ações da personagem dão dicas de sua personalidade. Veja um exemplo:




Na apresentação do cartaz, é interessante que o grupo explique como as características estão presentes no enredo. Você pode ajudá-los fazendo perguntas, por exemplo: por que vocês acham que Branca de Neve é ingênua? Que fato confirma essa característica? Após o debate sobre cada personagem, os grupos podem refazer e completar o cartaz. Ressalte que, com base neste cartaz, cada grupo vai construir o perfil na rede social e interagir com as outras personagens. O cartaz também é uma ótima oportunidade para trabalhar a caracterização de personagens ao longo do enredo, não só pela descrição direta, como também pela exploração de aspectos gramaticais, como a classe dos adjetivos e a concordância nominal, de acordo com a idade e o estágio de aprendizagem da turma.


Caso haja interesse dos estudantes, os grupos podem fazer sátiras das personagens, já planejando como elas serão apresentadas na rede social. Por exemplo, as princesas dos contos de fadas poderiam ser mais independentes, não esperariam um príncipe encantado; a Bela Adormecida poderia “desmentir” o fato de que teria sido acordada pelo beijo do príncipe, e dizer que foi devido ao seu cheiro desagradável por não ter tomado banho há dias, andando pela mata a sua procura. As sátiras podem ser produzidas em sala de aula, compartilhadas e comentadas entre os grupos antes da criação dos perfis virtuais.


1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Trabalhar com cantigas brasileiras
As canções já fazem parte do cotidiano escolar, principalmente da...
Realizar uma oficina de navegação...
Início de conversa:Como faço para chegar a determinado lugar? Como saber em...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Ler e contar clássicos para...
Já faz tempo que os contos clássicos – também denominados...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
REGINAREGINA disse em 31/03/2016 23h55
Concordo com a EliKleily. Vou aplicar a partir da leitura que fizemos de "Romeu e Julieta". Agradeço pelas sugestões.
SUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COMSUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COM disse em 21/09/2015 09h21
Muito Obrigado! Envio de atividades maravilha! Muito Bom!
SELMASELMA disse em 12/04/2015 16h05
Gostaria de ter acesso a um material de leitura de imagens que vi aqui. Como posso fazer isso?
GENIELSONGENIELSON disse em 28/03/2014 11h30
Tendo em vista que nossos alunos andam sempre mais conectados do que nós em sites e redes sociais, essa dica é muito interessante! Algo que tem cunho Pedagógico no face book, Gostei.
ÂNGELAÂNGELA disse em 26/03/2014 20h47
Quero fazer parte do plataforma.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 04/04/2014 10h55
Olá, Angela. Bem-vinda à Plataforma! Você já é cadastrada em nosso ambiente virtual, portanto já têm acesso a uma série de conteúdos e informações que são disponibilizadas semanalmente. Para participar dos cursos on-line, que são as Oficinas On-line do Entre na Roda, é preciso se cadastrar. Em breve divulgaremos a data de inscrição das próximas turmas. Abs,
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 20/03/2014 23h50
Olá, muito legal essa dica! Já realizamos atividades pedagógicas no facebook, é uma tarefa não tão fácil, mas os alunos estão se acostumando a elas! A dica que forneceram é ótima! Vou levar a proposta para meus alunos! Obrigada!
CILEIDECILEIDE disse em 20/03/2014 21h48
Muito interessante!!!! Excelente dica. Obrigada por compartilhar :)
ELIKEILYELIKEILY disse em 20/03/2014 20h57
Adorei ... É simplesmente FANTÁSTICO !!!! Ao mesmo tempo que vc trabalha um gênero textual, trabalha escrita, leitura, imaginação e novas tecnologias que os alunos adoram... Sem falar na inovação que terá suas aulas, eles vão AMAR e se ENVOLVEREM como nunca! Obrigada, pela dica!!!!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS