Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PERFIL DE PERSONAGENS LITERÁRIOS NA REDE...

Criar perfil de personagens literários na rede

Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A proposta desta atividade é que os alunos criem, em rede social, perfis de personagens de contos tradicionais, lendas, fábulas ou de outros gêneros literários previamente trabalhados. 


A partir disso, façam com que essas personagens interajam digitalmente com base nas características das personagens e nos enredos das histórias escolhidas. Para isso, é necessário estudar o funcionamento da rede social, do texto da hipermídia e das histórias e personagens. As redes sociais têm políticas de uso, com indicação de idade mínima de seus usuários, por exemplo, além de outras regras e recomendações. Informe-se sobre essas políticas de uso antes de propor a atividade. 





Objetivos:
• Retomar contos tradicionais e fábulas já trabalhadas com a turma.
• Selecionar e descrever algumas personagens desses textos.
• Produzir perfil em rede social das personagens escolhidas.
• Criar interações das personagens, trazendo elementos dos contos que elas integram.
• Trabalhar leitura e produção de texto na hipermídia.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental (a escolha das personagens e das tarefas na rede social deve ser adequada à faixa etária da turma).

Materiais:
• Livros de literatura já lidos pela turma.
• Computadores conectados à internet.
• Cartolinas e canetinhas coloridas.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Praticar cartografia fazendo uma...
Início da conversa A arte da cartografia está presente em nossa cultura...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
Trocar mensagens ontem e hoje
A troca de cartas pessoais caiu em desuso nos dias de hoje. Mas a prática de trocar...
Ler infográficos na sala de aula
A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida,...
Jogar o bingo dos sons iniciais
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
REGINAREGINA disse em 31/03/2016 23h55
Concordo com a EliKleily. Vou aplicar a partir da leitura que fizemos de "Romeu e Julieta". Agradeço pelas sugestões.
SUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COMSUELY_DIDONE13@HOTMAIL.COM disse em 21/09/2015 09h21
Muito Obrigado! Envio de atividades maravilha! Muito Bom!
SELMASELMA disse em 12/04/2015 16h05
Gostaria de ter acesso a um material de leitura de imagens que vi aqui. Como posso fazer isso?
GENIELSONGENIELSON disse em 28/03/2014 11h30
Tendo em vista que nossos alunos andam sempre mais conectados do que nós em sites e redes sociais, essa dica é muito interessante! Algo que tem cunho Pedagógico no face book, Gostei.
ÂNGELAÂNGELA disse em 26/03/2014 20h47
Quero fazer parte do plataforma.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 04/04/2014 10h55
Olá, Angela. Bem-vinda à Plataforma! Você já é cadastrada em nosso ambiente virtual, portanto já têm acesso a uma série de conteúdos e informações que são disponibilizadas semanalmente. Para participar dos cursos on-line, que são as Oficinas On-line do Entre na Roda, é preciso se cadastrar. Em breve divulgaremos a data de inscrição das próximas turmas. Abs,
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 20/03/2014 23h50
Olá, muito legal essa dica! Já realizamos atividades pedagógicas no facebook, é uma tarefa não tão fácil, mas os alunos estão se acostumando a elas! A dica que forneceram é ótima! Vou levar a proposta para meus alunos! Obrigada!
CILEIDECILEIDE disse em 20/03/2014 21h48
Muito interessante!!!! Excelente dica. Obrigada por compartilhar :)
ELIKEILYELIKEILY disse em 20/03/2014 20h57
Adorei ... É simplesmente FANTÁSTICO !!!! Ao mesmo tempo que vc trabalha um gênero textual, trabalha escrita, leitura, imaginação e novas tecnologias que os alunos adoram... Sem falar na inovação que terá suas aulas, eles vão AMAR e se ENVOLVEREM como nunca! Obrigada, pela dica!!!!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS