Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM CANTIGAS BRASILEIRAS...

Trabalhar com cantigas brasileiras

Explore, com as canções selecionadas, características do gênero, como o ritmo, a rima, a organização em versos. Esse conhecimento pode ajudar na reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, ao levar a atenção dos alunos a palavras que rimam, versos que se repetem, sons que apresentam grafia diferente etc. As crianças podem começar a se guiar pelo conhecimento da forma e do ritmo da canção para localizar o que está escrito.


Veja outros exemplos:


• Do que trata a canção? Identifiquem, no título, as palavras principais, relacionadas ao tema da cantiga.
• Algumas palavras são repetidas várias vezes. Identifiquem quais são, sublinhando-as com cores diferentes.
• “Flap” e “nhac” imitam barulhos. Que barulhos são esses? Qual é da lagarta? Qual é da borboleta?
• Por que vocês acham que a palavra “come” é repetida várias vezes?
• E por que “flap” e “nhac” também aparecem várias vezes?
• Qual palavra rima com “fome” na primeira estrofe?
• Qual palavra rima com “borboleta”?
• A letra da canção diz que a borboleta é “uma flor voando pelo ar”. Que semelhanças há entre uma flor e uma borboleta?
• Escutem com atenção a cantiga. Há alguma mudança na música quando a letra para de falar da lagarta e passa a falar da borboleta? Por que você acha que houve essa alteração?
• Como você responderia as perguntas feitas no final da canção?




• Veja o título da canção. Compare as palavras “larga” e “lagartixa”. Elas se parecem? Que sílabas são repetidas?
• A canção fala que a lagartixa é do bem. Qual o motivo para achar que a lagartixa é do bem?
• Na letra da canção, alguém pede para largar a lagartixa. Por que pedem para deixar a lagartixa em paz? O que costuma acontecer quando alguém vê uma largatixa?
• A canção é um rock. Como é esse ritmo? Mais lento ou rápido? Delicado ou agressivo?
• Você acha que o ritmo da canção tem a ver com a letra?
• Você consegue identificar que palavras rimam nesta cantiga?


A turma pode pesquisar mais sobre a banda Pequeno Cidadão, formada por pais músicos e seus filhos, em: <http://www.pequenocidadao.com/#home>.


Produção de instrumentos de percussão
Para trabalhar ainda mais com ritmo e sua marcação pelos alunos, vocês podem produzir instrumentos de percussão com diferentes materiais reciclados e outros disponíveis na escola para criar ritmos e também para acompanhar as canções. Latas, sacos plásticos, copinhos, baldes e gravetos podem compor os instrumentos.

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Ler e ouvir poesia com as crianças
A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Ler infográficos na sala de aula
A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida,...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARLIMARLI disse em 19/04/2019 15h07
MUITO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA, ESSA PLATAFORMA.
CARMEM CÉLIACARMEM CÉLIA disse em 27/10/2014 17h22
Amei essas sugestões! valeu, obrigada!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 30/10/2014 11h08
Que bom que gostou, Carmem! Se você se interessou por este Experimente, talvez possa gostar do vídeo com brincadeiras de roda e cantigas (https://http://www.youtube.com/watch?v=ZATWQDDbE0o) feito pela Plataforma. Um grande abraço!
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h20
Obrigada pelas sugestões. Gostei imensamente!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h30
Que bom, Vera Lúcia. Indicamos essa atividade em outro comentário seu, mas você já passou por aqui! Bom trabalho!
ROZANAROZANA disse em 09/05/2014 11h20
Trabalhar com cantigas como as de roda é uma excelente ideia, pois são textos que se sabe de cor e para as crianças que não sabem ler convencionalmente é uma "mão na roda", já tive esta experiência e fiz um trabalho maravilhoso, seguindo as dicas da educadora carioca Telma Weisz.
ROSANAROSANA disse em 03/04/2014 21h27
Ótimas sugestões para o trabalho com as crianças, ótimo material de apoio.
GILDASIO GERALDO COSTA DOS REISGILDASIO GERALDO COSTA DOS REIS disse em 22/03/2014 20h15
A aula torna -se mais criativa e trabalho do professor fica mais gratificante , principalmente quando parte para o ensino da Língua. Gildasio Água Boa Minas Gerais
AMÁLIAAMÁLIA disse em 21/03/2014 19h38
As sugestões estão ótimas. Canto e encanto para alfabetizar. valeu
SIRLEISIRLEI disse em 15/03/2014 14h53
O ritmo a sonoridade, as rimas torna o aprendizado da leitura e da escrita mais prazeroso. Meus alunos de alfabetização adoram trabalhar com música e poesia. Trabalho com músicas do Folclore conhecidas por eles e outras que auxiliam no processo da aprendizagem.
NILMANILMA disse em 14/03/2014 19h29
isso é maravilhoso, semana passada trabalhei com minha turminha a canção O relógio de Vinicius de Moraes, trabalhei de forma interdisciplinar, onde a partir da canção explorei a leitura, a interpretação, a escrita, a musicalidade, explorei também os relógios do passado, as variados tipos, a identificar as horas, minutos e a importância do mesmo
RAIMUNDARAIMUNDA disse em 14/03/2014 15h11
Adorei! É um bom incentivo para despertar a criança para a leitura e também contribui muito para a alfabetização das crianças.
ROBERTAROBERTA disse em 11/03/2014 18h19
Plano de aula Muito criativo e dinâmico para ser trabalho dentro da sala de aula, como faço trabalho voluntario em três favelas na região do Alvarenga também posso utilizar esse material de apoio.
MARIA OLIVEIRA GRANEROMARIA OLIVEIRA GRANERO disse em 10/03/2014 20h16
AMEI AS SUGESTÕES!!! OBRIGADA!!! PRÔ MARIA GRANERO.
MARIA APARECIDA PORFÍRIO DA SILVAMARIA APARECIDA PORFÍRIO DA SILVA disse em 10/03/2014 15h03
ADOREI AS SUGESTÕES! OBRIGADA!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS