Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM CANTIGAS BRASILEIRAS...

Trabalhar com cantigas brasileiras

Sugestão de encaminhamento:
Sugerimos atividades com base em canções previamente selecionadas para trabalhar características de gênero e constituição verbo-musical. É sempre interessante que a seleção de canções e seu trabalho estejam articulados a outros projetos do professor e/ou da escola. Por exemplo, se na escola ocorrerá algum evento comemorativo, a participação nesse evento pode ser um motivador para que os alunos tragam canções relacionadas ao tema ou à data comemorativa.

Roda de conversa sobre canções
Converse com os alunos sobre seus gostos e costumes relacionados a canções. De que tipo gostam? Onde e quando escutam? Dançam? Tocam instrumentos? Você pode falar um pouco de seus próprios gostos musicais e hábitos de escuta de canções.
Caso haja pretenda articular as atividades com canções a outros projetos, informe aos alunos neste momento, para que saibam a finalidade do trabalho a ser desenvolvido.

Exploração de canções selecionadas
É interessante selecionar canções anteriormente e, com base nelas, preparar questões e atividades. Caso a turma não conheça as canções apresentadas, esta é uma boa oportunidade para ampliar o repertório dos alunos sobre canções infantis e sobre compositores e músicos brasileiros. Sempre inicie com a escuta coletiva da canção.


Veja os exemplos de possíveis explorações de três canções:

 Após a primeira escuta, você pode escrever a letra da canção na lousa ou entregar uma cópia para cada aluno e fazer perguntas (oralmente), como:
• Qual é o título da canção?
• Que barulho o ritmo da canção imita?
• A canção repete várias vezes algumas palavras. Quais são elas? (Estimule a turma a identificar coletivamente essas palavras − “tic-tac”, “dia” e “noite”. Depois, junto com eles, procure-as na letra da canção e circule-as com cores diferentes. 
• Prestem atenção nas seguintes palavras: hora; embora; demora. Como as palavras terminam? Sublinhem essas palavras na letra da canção. Onde elas aparecem? (Este é um bom momento para iniciar a discussão sobre rima e verso.) 
Clique aqui para ouvir outra versão da mesma canção. Em qual das duas versões o ritmo é mais rápido? Em qual delas vocês tem mais sensação de pressa, de que o tempo passa rápido? Que outras diferenças encontram nas duas versões? 
• Ouça novamente a canção, para que os alunos memorizem partes da letra. Assim, eles vão passar a ler, ajustando o falado (cantado, no caso) ao escrito, ou seja, as crianças, ao conhecerem a letra da canção, agem como se estivessem de fato lendo, correndo o dedo sobre o texto, identificando partes do escrito.


Você também pode promover uma pesquisa sobre o letrista da canção, Vinicius de Moraes, trabalhando com os alunos outras canções infantis dele e lendo sobre sua vida e obra.


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Realizar uma roda de cordel
O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas....
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Passear pelo universo literário
Quando planejamos passeios externos à escola, costumamos nos preocupar com as...
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARLIMARLI disse em 19/04/2019 15h07
MUITO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA, ESSA PLATAFORMA.
CARMEM CÉLIACARMEM CÉLIA disse em 27/10/2014 17h22
Amei essas sugestões! valeu, obrigada!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 30/10/2014 11h08
Que bom que gostou, Carmem! Se você se interessou por este Experimente, talvez possa gostar do vídeo com brincadeiras de roda e cantigas (https://http://www.youtube.com/watch?v=ZATWQDDbE0o) feito pela Plataforma. Um grande abraço!
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h20
Obrigada pelas sugestões. Gostei imensamente!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h30
Que bom, Vera Lúcia. Indicamos essa atividade em outro comentário seu, mas você já passou por aqui! Bom trabalho!
ROZANAROZANA disse em 09/05/2014 11h20
Trabalhar com cantigas como as de roda é uma excelente ideia, pois são textos que se sabe de cor e para as crianças que não sabem ler convencionalmente é uma "mão na roda", já tive esta experiência e fiz um trabalho maravilhoso, seguindo as dicas da educadora carioca Telma Weisz.
ROSANAROSANA disse em 03/04/2014 21h27
Ótimas sugestões para o trabalho com as crianças, ótimo material de apoio.
GILDASIO GERALDO COSTA DOS REISGILDASIO GERALDO COSTA DOS REIS disse em 22/03/2014 20h15
A aula torna -se mais criativa e trabalho do professor fica mais gratificante , principalmente quando parte para o ensino da Língua. Gildasio Água Boa Minas Gerais
AMÁLIAAMÁLIA disse em 21/03/2014 19h38
As sugestões estão ótimas. Canto e encanto para alfabetizar. valeu
SIRLEISIRLEI disse em 15/03/2014 14h53
O ritmo a sonoridade, as rimas torna o aprendizado da leitura e da escrita mais prazeroso. Meus alunos de alfabetização adoram trabalhar com música e poesia. Trabalho com músicas do Folclore conhecidas por eles e outras que auxiliam no processo da aprendizagem.
NILMANILMA disse em 14/03/2014 19h29
isso é maravilhoso, semana passada trabalhei com minha turminha a canção O relógio de Vinicius de Moraes, trabalhei de forma interdisciplinar, onde a partir da canção explorei a leitura, a interpretação, a escrita, a musicalidade, explorei também os relógios do passado, as variados tipos, a identificar as horas, minutos e a importância do mesmo
RAIMUNDARAIMUNDA disse em 14/03/2014 15h11
Adorei! É um bom incentivo para despertar a criança para a leitura e também contribui muito para a alfabetização das crianças.
ROBERTAROBERTA disse em 11/03/2014 18h19
Plano de aula Muito criativo e dinâmico para ser trabalho dentro da sala de aula, como faço trabalho voluntario em três favelas na região do Alvarenga também posso utilizar esse material de apoio.
MARIA OLIVEIRA GRANEROMARIA OLIVEIRA GRANERO disse em 10/03/2014 20h16
AMEI AS SUGESTÕES!!! OBRIGADA!!! PRÔ MARIA GRANERO.
MARIA APARECIDA PORFÍRIO DA SILVAMARIA APARECIDA PORFÍRIO DA SILVA disse em 10/03/2014 15h03
ADOREI AS SUGESTÕES! OBRIGADA!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS