Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — MERGULHAR NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS...

Mergulhar no universo dos quadrinhos

Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não só uma leitura divertida às crianças e aos jovens, como também um trabalho rico com a linguagem, sendo um material interessante para o ensino-aprendizagem da escrita na escola. A característica mais marcante dos gêneros que se organizam pela linguagem dos quadrinhos (charge, cartum, tirinha, HQ) é a articulação entre os elementos visuais e verbais, cuja compreensão é necessária à leitura. Para essa articulação, vários conhecimentos – linguísticos, de mundo, do funcionamento do próprio gênero, das personagens, de outros textos etc. – precisam ser acionados.


Mesmo num texto curto, como nas tirinhas, há um número alto de informações a serem mobilizadas pelo leitor, muitas vezes não explícitas no texto. Por isso, a leitura de tirinhas em sala de aula pode ser muito interessante tanto em trabalhos que abordem particularidades desse gênero, como naqueles que explorem a leitura multimodal e aspectos implícitos na construção dos sentidos dos textos.


A proposta aqui é o trabalho com a leitura de tirinhas e a produção de uma coletânea das tirinhas preferidas da turma. As atividades propostas podem ser articuladas a outros projetos da escola: a coletânea de tirinhas pode ser veiculada no jornal mural, lançada em uma feira de livros da escola ou em uma festa para os pais etc.


Objetivos:
• Interpretar a sequência narrativa multimodal da tirinha.
• Conhecer diferentes estilos, séries e autores de tirinhas.
• Reconhecer o humor na leitura de tirinhas por meio da articulação entre os aspectos visuais e verbais.
• Conhecer as onomatopeias.
• Refletir sobre a relação grafema-fonema na representação escrita de barulhos e ruídos diversos (onomatopeia), contrastando com a representação escrita de outras palavras da língua.
• Pesquisar e selecionar tirinhas preferidas para a produção de uma coletânea.
• Produzir uma tirinha da turma.


Público-alvo: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I

Materiais e recursos:
• Tirinhas: você pode imprimir o que encontrar na internet, selecionar de jornais e revistas ou de coletânea de tirinhas, e/ou pedir que os alunos façam isso.
• Disponibilidade de computadores com acesso à internet ou outros suportes (jornais, revistas e coletâneas) para a pesquisa de tirinhas pela turma.
• Impressora e máquina xérox.
• Tesoura.
• Cola.
• Caderno em branco sem pauta.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Montar uma brinquedoteca
Engajar os alunos em práticas sociais do interesse deles pode trazer...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
RITARITA disse em 30/03/2016 19h58
Adorei!!!! Já havia desenvolvido um projeto um pouco parecido. Agora irei ampliar as minhas ações.
CLAUDINEACLAUDINEA disse em 21/05/2014 16h32
Adorei! Com certeza irá auxiliar muito no planejamento das aulas do 2º ano/ciclo inicial da EMEB Profº Pedro Augusto Gomes Cardim, escola em que eu ou professora. Fica no município de São Bernardo do Campo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 22/05/2014 12h15
Que bom, Claudineia! Veja também a entrevista com o quadrinista Rodrigo Bueno (http://bit.ly/1gTi7U7). É um jeito bacana de ampliar a atividade com os alunos. Abs!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS