Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não só uma leitura divertida às crianças e aos jovens, como também um trabalho rico com a linguagem, sendo um material interessante para o ensino-aprendizagem da escrita na escola. A característica mais marcante dos gêneros que se organizam pela linguagem dos quadrinhos (charge, cartum, tirinha, HQ) é a articulação entre os elementos visuais e verbais, cuja compreensão é necessária à leitura. Para essa articulação, vários conhecimentos – linguísticos, de mundo, do funcionamento do próprio gênero, das personagens, de outros textos etc. – precisam ser acionados.
Mesmo num texto curto, como nas tirinhas, há um número alto de informações a serem mobilizadas pelo leitor, muitas vezes não explícitas no texto. Por isso, a leitura de tirinhas em sala de aula pode ser muito interessante tanto em trabalhos que abordem particularidades desse gênero, como naqueles que explorem a leitura multimodal e aspectos implícitos na construção dos sentidos dos textos.
A proposta aqui é o trabalho com a leitura de tirinhas e a produção de uma coletânea das tirinhas preferidas da turma. As atividades propostas podem ser articuladas a outros projetos da escola: a coletânea de tirinhas pode ser veiculada no jornal mural, lançada em uma feira de livros da escola ou em uma festa para os pais etc.
Objetivos:
• Interpretar a sequência narrativa multimodal da tirinha.
• Conhecer diferentes estilos, séries e autores de tirinhas.
• Reconhecer o humor na leitura de tirinhas por meio da articulação entre os aspectos visuais e verbais.
• Conhecer as onomatopeias.
• Refletir sobre a relação grafema-fonema na representação escrita de barulhos e ruídos diversos (onomatopeia), contrastando com a representação escrita de outras palavras da língua.
• Pesquisar e selecionar tirinhas preferidas para a produção de uma coletânea.
• Produzir uma tirinha da turma.
Público-alvo: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Materiais e recursos:
• Tirinhas: você pode imprimir o que encontrar na internet, selecionar de jornais e revistas ou de coletânea de tirinhas, e/ou pedir que os alunos façam isso.
• Disponibilidade de computadores com acesso à internet ou outros suportes (jornais, revistas e coletâneas) para a pesquisa de tirinhas pela turma.
• Impressora e máquina xérox.
• Tesoura.
• Cola.
• Caderno em branco sem pauta.