Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — MERGULHAR NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS...

Mergulhar no universo dos quadrinhos

Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não só uma leitura divertida às crianças e aos jovens, como também um trabalho rico com a linguagem, sendo um material interessante para o ensino-aprendizagem da escrita na escola. A característica mais marcante dos gêneros que se organizam pela linguagem dos quadrinhos (charge, cartum, tirinha, HQ) é a articulação entre os elementos visuais e verbais, cuja compreensão é necessária à leitura. Para essa articulação, vários conhecimentos – linguísticos, de mundo, do funcionamento do próprio gênero, das personagens, de outros textos etc. – precisam ser acionados.


Mesmo num texto curto, como nas tirinhas, há um número alto de informações a serem mobilizadas pelo leitor, muitas vezes não explícitas no texto. Por isso, a leitura de tirinhas em sala de aula pode ser muito interessante tanto em trabalhos que abordem particularidades desse gênero, como naqueles que explorem a leitura multimodal e aspectos implícitos na construção dos sentidos dos textos.


A proposta aqui é o trabalho com a leitura de tirinhas e a produção de uma coletânea das tirinhas preferidas da turma. As atividades propostas podem ser articuladas a outros projetos da escola: a coletânea de tirinhas pode ser veiculada no jornal mural, lançada em uma feira de livros da escola ou em uma festa para os pais etc.


Objetivos:
• Interpretar a sequência narrativa multimodal da tirinha.
• Conhecer diferentes estilos, séries e autores de tirinhas.
• Reconhecer o humor na leitura de tirinhas por meio da articulação entre os aspectos visuais e verbais.
• Conhecer as onomatopeias.
• Refletir sobre a relação grafema-fonema na representação escrita de barulhos e ruídos diversos (onomatopeia), contrastando com a representação escrita de outras palavras da língua.
• Pesquisar e selecionar tirinhas preferidas para a produção de uma coletânea.
• Produzir uma tirinha da turma.


Público-alvo: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I

Materiais e recursos:
• Tirinhas: você pode imprimir o que encontrar na internet, selecionar de jornais e revistas ou de coletânea de tirinhas, e/ou pedir que os alunos façam isso.
• Disponibilidade de computadores com acesso à internet ou outros suportes (jornais, revistas e coletâneas) para a pesquisa de tirinhas pela turma.
• Impressora e máquina xérox.
• Tesoura.
• Cola.
• Caderno em branco sem pauta.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
Fazer um jornal mural
O registro cotidiano de fatos relevantes para uma comunidade é uma prática...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Criar jogos de percurso com base em...
Jogar é uma atividade da qual as crianças sempre participam com prazer....
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
RITARITA disse em 30/03/2016 19h58
Adorei!!!! Já havia desenvolvido um projeto um pouco parecido. Agora irei ampliar as minhas ações.
CLAUDINEACLAUDINEA disse em 21/05/2014 16h32
Adorei! Com certeza irá auxiliar muito no planejamento das aulas do 2º ano/ciclo inicial da EMEB Profº Pedro Augusto Gomes Cardim, escola em que eu ou professora. Fica no município de São Bernardo do Campo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 22/05/2014 12h15
Que bom, Claudineia! Veja também a entrevista com o quadrinista Rodrigo Bueno (http://bit.ly/1gTi7U7). É um jeito bacana de ampliar a atividade com os alunos. Abs!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS