Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — RECRIAR HISTÓRIAS COM AS CRIANÇAS...

Recriar histórias com as crianças

A sequência de atividades proposta passa pela leitura e se envereda pelos caminhos da criação literária, partindo do pressuposto de que todo ser humano, dotado de imaginação e capaz de fazer uso da memória e da linguagem, tem potencial para criar.
A partir do contato com contos da tradição oral, dos quais já falamos no experimente Ler e contar clássicos para crianças, propomos atividades em que os alunos poderão soltar a imaginação e criar novas histórias. Novamente, nossa matéria-prima é a tradição oral, um “tesouro inestimável” – como afirma Ana Maria Machado – que possibilita o contato com uma obra literária de qualidade narrativa inquestionável.
A imaginação é uma poderosa ferramenta, que, muitas vezes, é acionada em nós, até inconscientemente. No caso dessa atividade, vamos usá-la com a clara intenção de contribuir para que os alunos vivenciem experiências que lhes permitam criar e contar histórias.
Para além do reconto, a criação a partir de uma narrativa modelo alia a segurança de conhecer a ideia narrativa em movimento, apresentada na história fonte, ao fascínio de se atirar às incertezas das novas ideias que se movimentam no imaginário de quem está criando. Assim, oferece uma vivência próxima à do escritor, que controla o que cria, mas não o faz tão bem se não se deixar levar pela imaginação.
É certo que a vivência do reconto contribui para que os alunos construam conhecimento sobre a produção textual. Já a criação a partir de um modelo garante a vivência da autoria, fundamental para que o aluno deslanche em seus textos nas séries mais avançadas.

Público-alvo: alunos da Educação Infantil e da primeira etapa do Ensino Fundamental

Objetivos:
• Interessar-se, cada vez mais, em ouvir histórias, comentando-as, opinando sobre elas e trocando interpretações com os colegas e professor.
• Fazer uso da imaginação e do conhecimento que tem sobre a história lida pelo professor para criar novas versões.
• Vivenciar a experiência da autoria de uma história.

Materiais:
• Livros de contos clássicos do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Veja anexo.
• Podem-se usar tecidos e/ou fantasias, perucas, acessórios de teatro para se fantasiar e montar cenários.

1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Desafiar a turma com jogos de...
O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
CÉLIA LUIZA TELESCÉLIA LUIZA TELES disse em 17/12/2016 21h08
ENTÃO,EU CONHECI HOJE ESSE SITE,AINDA ESTOU CONHECENDO,MAS O POUCO QUE EU LI,EU JÁ ESTOU AMANDO,GOSTO MUITO DE LER.OBRIGADA!!!
ANDRÉAANDRÉA disse em 22/02/2016 11h11
CONHECI ESSE SITE HOJE E ESTOU SIMPLESMENTE MARAVILHADA... PARABÉNS!!
MARTINHAMARTINHA disse em 15/08/2014 23h18
Maravilhoso. criando novas ideias.
ROBERTAROBERTA disse em 29/05/2014 22h38
Olá tudo bem! boa noite Adorei o material será super utilizado.
ROSE SHIRLEY ATAIDE AQUINOROSE SHIRLEY ATAIDE AQUINO disse em 03/05/2014 21h09
Amei! É isso que nós professores precisamos de ideias para dar um toque harmonioso em nossas aulas.
CLAUDIACLAUDIA disse em 04/02/2014 13h43
Maravilha. fico emocionada com tantas possibilidades. Obrigado e parabéns pelas sugestões.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 05/02/2014 11h22
Agradecemos seu retorno, Cláudia! Fique à vontade para usar, copiar, compartilhar e indicar as atividades. Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS