Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — FAZER UM JORNAL MURAL...

Fazer um jornal mural

O registro cotidiano de fatos relevantes para uma comunidade é uma prática de letramento comum em nossa sociedade. Uma das maneiras de realizar esse registro é pelo jornal. Ele pode ser impresso, televisivo, radiofônico, virtual. Pode ter circulação ampla (internacional, nacional), ou local (jornal de sindicato, de associação de moradores etc.). Em razão da importância desse meio de comunicação em nossa sociedade, propomos que você desenvolva um jornal mural com os alunos, em que registrem fatos e eventos da sala de aula, da escola e da comunidade relevantes para eles. A ideia é confeccionar o jornal de maneira que possa sempre ser atualizado e afixá-lo na parede da sala, para que todos possam ler.
Além de introduzir o trabalho com diversos gêneros que compõem o jornal mural, esta proposta envolve a produção de textos multimodais, como a maioria dos textos que circulam em nossa sociedade hoje, em que linguagens verbal e não verbais são combinadas para construir sentidos.
A seleção dos gêneros e assuntos do jornal mural depende do lugar onde estará exposto (interior da sala de aula ou da escola), das ideias e dos interesses dos alunos e do ano da turma envolvida.

Objetivos:
• Conhecer as práticas de letramento dos alunos e de suas famílias no que se refere à busca de informações de fatos cotidianos. 
• Introduzir o jornal impresso em sala de aula.
• Produzir um jornal mural com os alunos.
• Trabalhar a relação entre linguagem verbal e não verbal no jornal impresso e no jornal mural.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental

Materiais:
• Jornais impressos de circulação variada (jornais de uma comunidade, da cidade, do estado).
• Pedaço de isopor de 1m².
• Pedaço de folha de cortiça de 1m².
• Taxas para afixar no isopor.
• Fita-crepe.
(Na falta de isopor e cortiça, você pode utilizar folhas de cartolina, papel pardo, ou até mesmo folhas de jornal.)

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Trabalhar com temas da comunidade
Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares:...
Viajar pelo mundo do faroeste com a...
Os cartazes de “Procura-se”, imortalizados nos filmes de faroeste, foram...
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROSIANE TREVIZANROSIANE TREVIZAN disse em 15/09/2016 22h22
Boa noite, alguém sabe me informar em que escola foi aplicado esse projeto do Jornal Mural e o nome da ou das Professoras?. Obrigada
LOURDESLOURDES disse em 17/08/2015 21h37
Achei muito interessante, vou organizar aqui na escola para aproveitar alguns talento.
MONICA SORAIAMONICA SORAIA disse em 06/02/2015 22h30
Quando era Coordenadora da EJA aqui no municipio,realizei junto com os professores um projeto de construção de um jornal que tinha como objetivo trocar experiencias entre os docentes...saber um pouco da cultura de cada localidade.Foi bastante interessante porque nada se repetia,cada pessoa ficava responsável por uma parte do jornal.
GENIELSONGENIELSON disse em 28/03/2014 11h34
Já fiz um trabalho parecido para incentivar a leitura dos meus alunos e confesso é uma experiencia magnífica. Os alunos participam prazerosamente na Produção e também na leitura do material que eles mesmos produzem. Era um Jornal semanal da comunidade. Muito bacana.
ROBERTAROBERTA disse em 18/03/2014 07h38
Trabalhei com esse plano de aula, nas comunidades que faço um trabalho voluntário, presto serviços voluntários na ajuda de alfabetizar e auxiliar no encontro das palavras. Esse material tem o objetivo de estimular o aluno no processo do encontro da escrita.
GENI ROSAGENI ROSA disse em 04/03/2014 13h15
Excelente contribuição, uma vez que favorece práticas reais de letramento, pois, oportuniza ao educando a ler e ao mesmo tempo, produzir textos significativos.
ADRIANAADRIANA disse em 25/02/2014 13h58
no momento estou apenas lendo os projetos, mas estou gostando bastante
PATRICIAPATRICIA disse em 19/12/2013 08h10
Excelente ideia! Trabalhar com o concreto nas turmas é sempre muito importante. Incluirei este projeto em meu planejamento de 2014. Obrigada!!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 27/01/2014 14h39
Patrícia, ficamos felizes em saber que as sugestões aqui inspiram vocês, professores, em sua prática. Grande abraço!
RITARITA disse em 26/11/2013 17h23
Muito boa a ideia, acrescentaria ainda um cantinho para receita culinária da semana que a família já tenha realizado em casa.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 27/01/2014 14h40
Excelente sugestão, Rita! A receita da semana poderia ser escolhida pela turma após algum evento na escola em que as guloseimas fossem trazidas e saboreadas: um piquenique, uma festa, um café da manhã coletivo...
PLATAFORMAPLATAFORMA disse em 26/11/2013 12h12
Eliene e Claudineia, que bom ter notícias das ações realizadas com os alunos; ver o trabalho chegando na ponta! O Módulo 6 do Projeto Entre na Roda - Ensino Fundamental (http://www.plataformadole...undamental.html) aborda o gênero Jornal e pode também ser coordenado com esta atividade. #Ficaadica. Abs!
CLAUDINEACLAUDINEA disse em 25/11/2013 23h20
Já trabalhamos com este Jornal no grupo de alunos que participavam do Apoio Pedagógico (aulas de recuperação no horário contrário da aula regular). Além de ajudar no processo de leitura e escrita elevou a auto-estima, porque eles puderam ver suas escritas em um mural para os outros alunos da escola. Deixaram de ser os alunos do Apoio e passaram a ser vistos como os alunos do Jornal Mural. O resultado foi tão positivo que alunos que não eram deste grupo pediam para participar.
ELIENEELIENE disse em 25/11/2013 12h39
Adorei a ideia é excelente para incentivar, mobilizar e aproveitar os talentos dos estudantes.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS