Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — FAZER PASSEIOS LETRADOS COM AS CRIANÇAS...

Fazer passeios letrados com as crianças


Sugestão de encaminhamento:
1º momento – Conversa na sala e passeio na escola
Converse com a turma sobre usos da escrita no ambiente da sala de aula. Pergunte onde identificam a escrita: nas paredes da sala, na lousa, nos materiais, nos corredores da escola. As respostas podem variar e incluir desenhos e símbolos. Após a conversa, faça com os alunos um passeio pela escola, direcionando os olhares aos usos da escrita no ambiente: avisos em cartazes nos corredores, listas de produtos da cantina ou o cardápio da merenda, calendários, placas ou letreiros com o nome da escola ou identificando salas da administração. Questione o que são e para que servem esses materiais no ambiente.


2º momento – Passeio pela rua e registro fotográfico
Num segundo momento, organize um passeio pela rua da escola ou por algumas ruas dos arredores. Prepare máquina fotográfica. Peça que os alunos identifiquem as escritas no ambiente. Leia com eles placas, avisos, outdoors e discutam suas funções e significados naquele contexto. Fotografe o que os alunos identificarem. Mesmo que eles apontem placas de trânsito compostas de símbolos e desenhos, é interessante registrar para uma conversa posterior. O passeio também pode ser acompanhado de registro no caderno: os alunos anotam, a sua maneira, o que encontraram de escrita nas ruas próximas da escola.
Na volta para a sala de aula, reveja as fotos com os alunos (se possível, projete-as) ou reveja as anotações do grupo. A ideia é diferenciar a escrita de símbolos e desenhos em anúncios e placas e discutir os sentidos expressos por eles. Você pode levar exemplos selecionados previamente, identificando com a turma as palavras, as letras, os símbolos, as cores e os formatos utilizados, assim como seus sentidos e funções no contexto em que foram encontrados, por exemplo:


                          
Caso o entorno da escola tenha pouca escrita pública, vocês podem discutir como os arredores poderiam ser beneficiados com alguns textos escritos (avisos de perigo, de proibição de jogar lixo, de cuidado com crianças etc.).


3º momento – Registro de escritas no caminho escola-casa
Peça aos alunos que prestem atenção na escrita ambiente em seu caminho da escola para casa. Peça que registrem o que viram (podem reproduzir com desenhos, pedir a um adulto que os ajude a registrar). No dia seguinte, converse sobre o que os alunos identificaram como escrita e anote na lousa. Depois, discuta e mostre as diferenças entre símbolos, fotos, desenhos e escrita nos exemplos trazidos. É importante mostrar como, em alguns casos, esses diferentes sistemas gráficos se complementam para atingir seus objetivos. Você pode levar exemplos e discutir como a escrita se combina com desenhos, cores e símbolos.


4º momento – Produção de placas, avisos e letreiros
Proponha aos alunos a criação de placas, avisos e letreiros para a sala de aula e para a escola usando cartolinas ou papel kraft e canetinhas coloridas. Os alunos podem escolher um nome para a turma e fazer um letreiro para colocar sobre a porta de entrada da sala. Caso várias sugestões de nomes surjam, organize uma votação!


As placas e os avisos podem trazer o universo lúdico da criança, com mensagens bem-humoradas: “Cantinho da Alegria” (para espaço de brinquedos e brincadeiras); “Dê asas à imaginação” (em local onde ficam livros ou mesmo na biblioteca); “Proibido mau humor na sala” etc. As crianças podem criar desenhos e símbolos para as mensagens. As placas e os avisos também podem registrar algumas regras de comportamento e convivência na escola.


 


Autora da oficina: Paula Baracat De Grande

1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
Jogar: uma estratégia de...
A representação espacial da informação sobre os lugares (a...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Palavra-brinquedo: fazer poesia e...
“Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA APARECIDAMARIA APARECIDA disse em 12/11/2017 22h30
As atividades aqui sugeridas é uma oportunidade de aproveitarmos o letramento de mundo tão desvalorizado pela escola, mas que com essa proposta demostra a valorização das práticas de letramento exercidas fora da escola. Muito boa!
ARILÂNDIA AMADOR DE SOUSAARILÂNDIA AMADOR DE SOUSA disse em 22/05/2017 23h01
Amei, atividades fantástica. obrigada.
LUZIA DE CASTROLUZIA DE CASTRO disse em 08/08/2016 15h03
Essa atividade é fantástica, pois desperta a curiosidade das crianças que buscam desenvolver a leitura e escrita.
ERCOLINAERCOLINA disse em 06/06/2015 18h14
Olá, gostei muito do artigo, pois atrelar leitura escrita escrita e visual é uma estratégia para de transmitir informação e conhecimento.
FLAVIAFLAVIA disse em 23/05/2015 14h46
Belíssimos materiais disponibilizados.
SEBASTIÃOSEBASTIÃO disse em 26/12/2014 14h27
Excelente iniciativa da Plataforma do Letramento em disponibilizar o acesso ao material às pessoas interessadas.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h38
Vou procurar o fascículo sugerido de Angela Kleiman sugerido por vocês. Obrigada.
FRANCISCA DOLORESFRANCISCA DOLORES disse em 15/08/2014 06h04
É uma atividade muito interessante e fácil colocar em prática,os educando se apropriam da leitura em todos os momentos, é rua é uma ótima parceira.
ROBERTAROBERTA disse em 12/04/2014 08h23
Que atividade fantástica visando a aprendizagem numa maneira de forma cotidiana, ter a percepção das palavras e da escrita e saber transmiti a mensagem do enunciado.
OSMARINAOSMARINA disse em 24/02/2014 09h53
Estes link foram nos enviados pela secretaria de educação do município, o material dos projetos são ótimos e já está sendo divulgado na instituição.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS