Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — FAZER PASSEIOS LETRADOS COM AS CRIANÇAS...

Fazer passeios letrados com as crianças

Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em anúncios e letreiros comerciais, placas e avisos no trânsito, livros e jornais, panfletos que recebemos em casa, no computador no celular... Desde cedo, as crianças percebem algumas das funções sociais dos escritos. Para levar os alunos a prestarem atenção na escrita que os rodeia, ajudá-los a perceber suas funções e refletir sobre estas, além de diferenciar a escrita de outras linguagens gráficas, propomos passeios letrados! Começamos pela escola, depois vamos para seus arredores. Além de perceber a escrita já presente nesses ambientes, os alunos poderão refletir sobre lugares que se beneficiariam com placas ou avisos escritos e multimodais (em que linguagens não verbais e linguagem verbal são combinadas para construir sentidos).
A atividade também mostra que um texto não pode ser medido pela quantidade de palavras escritas. Por exemplo, o sinal PARE, registrado em placas de trânsito, é considerado um texto, porque, naquela situação específica, comunica. Já imaginou como seria ter que ler enquanto dirige: “Pare seu carro porque na preferencial pode estar passando outro veículo ou pedestre. Siga quando nenhum outro veículo ou pedestre estiver na preferencial”? O sinal nos comunica tudo isso quando vemos a placa. A palavra PARE, nessa situação, é um texto. Essa reflexão pode ser feita com os alunos de maneira lúdica.


 Objetivos:
- Perceber funções da escrita e outros sistemas simbólicos em ambientes públicos.
- Diferenciar símbolo, desenho e escrita.
- Analisar cores, formas e sentidos na escrita ambiente.
- Produzir placas e avisos multimodais.


Público-alvo: alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.


Materiais:
Cadernos e lápis.
Máquina fotográfica ou celular com câmera.
Cartolinas ou papel kraft.
Canetinhas coloridas.


1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA APARECIDAMARIA APARECIDA disse em 12/11/2017 22h30
As atividades aqui sugeridas é uma oportunidade de aproveitarmos o letramento de mundo tão desvalorizado pela escola, mas que com essa proposta demostra a valorização das práticas de letramento exercidas fora da escola. Muito boa!
ARILÂNDIA AMADOR DE SOUSAARILÂNDIA AMADOR DE SOUSA disse em 22/05/2017 23h01
Amei, atividades fantástica. obrigada.
LUZIA DE CASTROLUZIA DE CASTRO disse em 08/08/2016 15h03
Essa atividade é fantástica, pois desperta a curiosidade das crianças que buscam desenvolver a leitura e escrita.
ERCOLINAERCOLINA disse em 06/06/2015 18h14
Olá, gostei muito do artigo, pois atrelar leitura escrita escrita e visual é uma estratégia para de transmitir informação e conhecimento.
FLAVIAFLAVIA disse em 23/05/2015 14h46
Belíssimos materiais disponibilizados.
SEBASTIÃOSEBASTIÃO disse em 26/12/2014 14h27
Excelente iniciativa da Plataforma do Letramento em disponibilizar o acesso ao material às pessoas interessadas.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h38
Vou procurar o fascículo sugerido de Angela Kleiman sugerido por vocês. Obrigada.
FRANCISCA DOLORESFRANCISCA DOLORES disse em 15/08/2014 06h04
É uma atividade muito interessante e fácil colocar em prática,os educando se apropriam da leitura em todos os momentos, é rua é uma ótima parceira.
ROBERTAROBERTA disse em 12/04/2014 08h23
Que atividade fantástica visando a aprendizagem numa maneira de forma cotidiana, ter a percepção das palavras e da escrita e saber transmiti a mensagem do enunciado.
OSMARINAOSMARINA disse em 24/02/2014 09h53
Estes link foram nos enviados pela secretaria de educação do município, o material dos projetos são ótimos e já está sendo divulgado na instituição.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS