Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — FAZER PASSEIOS LETRADOS COM AS CRIANÇAS...

Fazer passeios letrados com as crianças

Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em anúncios e letreiros comerciais, placas e avisos no trânsito, livros e jornais, panfletos que recebemos em casa, no computador no celular... Desde cedo, as crianças percebem algumas das funções sociais dos escritos. Para levar os alunos a prestarem atenção na escrita que os rodeia, ajudá-los a perceber suas funções e refletir sobre estas, além de diferenciar a escrita de outras linguagens gráficas, propomos passeios letrados! Começamos pela escola, depois vamos para seus arredores. Além de perceber a escrita já presente nesses ambientes, os alunos poderão refletir sobre lugares que se beneficiariam com placas ou avisos escritos e multimodais (em que linguagens não verbais e linguagem verbal são combinadas para construir sentidos).
A atividade também mostra que um texto não pode ser medido pela quantidade de palavras escritas. Por exemplo, o sinal PARE, registrado em placas de trânsito, é considerado um texto, porque, naquela situação específica, comunica. Já imaginou como seria ter que ler enquanto dirige: “Pare seu carro porque na preferencial pode estar passando outro veículo ou pedestre. Siga quando nenhum outro veículo ou pedestre estiver na preferencial”? O sinal nos comunica tudo isso quando vemos a placa. A palavra PARE, nessa situação, é um texto. Essa reflexão pode ser feita com os alunos de maneira lúdica.


 Objetivos:
- Perceber funções da escrita e outros sistemas simbólicos em ambientes públicos.
- Diferenciar símbolo, desenho e escrita.
- Analisar cores, formas e sentidos na escrita ambiente.
- Produzir placas e avisos multimodais.


Público-alvo: alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.


Materiais:
Cadernos e lápis.
Máquina fotográfica ou celular com câmera.
Cartolinas ou papel kraft.
Canetinhas coloridas.


1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Viajar pelo mundo do faroeste com a...
Os cartazes de “Procura-se”, imortalizados nos filmes de faroeste, foram...
Ler e ouvir poesia com as crianças
A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e...
Fazer um jornal mural
O registro cotidiano de fatos relevantes para uma comunidade é uma prática...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA APARECIDAMARIA APARECIDA disse em 12/11/2017 22h30
As atividades aqui sugeridas é uma oportunidade de aproveitarmos o letramento de mundo tão desvalorizado pela escola, mas que com essa proposta demostra a valorização das práticas de letramento exercidas fora da escola. Muito boa!
ARILÂNDIA AMADOR DE SOUSAARILÂNDIA AMADOR DE SOUSA disse em 22/05/2017 23h01
Amei, atividades fantástica. obrigada.
LUZIA DE CASTROLUZIA DE CASTRO disse em 08/08/2016 15h03
Essa atividade é fantástica, pois desperta a curiosidade das crianças que buscam desenvolver a leitura e escrita.
ERCOLINAERCOLINA disse em 06/06/2015 18h14
Olá, gostei muito do artigo, pois atrelar leitura escrita escrita e visual é uma estratégia para de transmitir informação e conhecimento.
FLAVIAFLAVIA disse em 23/05/2015 14h46
Belíssimos materiais disponibilizados.
SEBASTIÃOSEBASTIÃO disse em 26/12/2014 14h27
Excelente iniciativa da Plataforma do Letramento em disponibilizar o acesso ao material às pessoas interessadas.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h38
Vou procurar o fascículo sugerido de Angela Kleiman sugerido por vocês. Obrigada.
FRANCISCA DOLORESFRANCISCA DOLORES disse em 15/08/2014 06h04
É uma atividade muito interessante e fácil colocar em prática,os educando se apropriam da leitura em todos os momentos, é rua é uma ótima parceira.
ROBERTAROBERTA disse em 12/04/2014 08h23
Que atividade fantástica visando a aprendizagem numa maneira de forma cotidiana, ter a percepção das palavras e da escrita e saber transmiti a mensagem do enunciado.
OSMARINAOSMARINA disse em 24/02/2014 09h53
Estes link foram nos enviados pela secretaria de educação do município, o material dos projetos são ótimos e já está sendo divulgado na instituição.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS