“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de experiências dos homens quanto as criam. A música cantada, a rima do nome, o trava-língua, a poesia etc. vão estabelecendo laços entre a criança e a palavra.” Com essa inspiração, vinda do material do Projeto Brincar, sugerimos que você experimente brincar de trava-língua com seus alunos. Esta é apenas uma pequena mostra do rico repertório de brincadeiras e jogos de palavras oriundos da nossa tradição oral. Você pode trazer muitas outras brincadeiras com palavras.
Público-alvo: alunos da educação infantil.
Objetivos: brincar, estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Essa brincadeira também estimula a linguagem oral, a memória, o conhecimento da tradição oral, entre outras coisas.
Como se brinca:
Uma pessoa ensina o trava-língua e as demais devem repeti-lo. O desafio é falar cada vez mais rápido, até “travar a língua”.
Adaptado de: Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância.*
* Conheça mais brincadeiras acessando o material do Brincar.