Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRODUZIR HISTÓRIAS COM BASE EM ILUSTRAÇÕES...

Produzir histórias com base em ilustrações

Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um recurso fundamental. As ilustrações, as cores, o jogo de luz e sombra, o tamanho das letras, a disposição de textos e imagens contribuem para a compreensão da obra literária e para a abertura de novas perspectivas de leitura, ao revelar ou realçar aspectos muitas vezes apenas sugeridos no texto. Explorar as ilustrações das narrativas é essencial à formação de leitores, especialmente às crianças ainda não alfabetizadas ou no início do processo de aprendizagem da escrita.


Objetivos:
• Perceber a relação entre ilustração e texto na composição da narrativa.
• Observar os elementos (personagens, eventos, tempo, espaço) e o enredo (sequência de eventos) de uma narrativa, e seu papel na formação da unidade e do sentido do texto.
• Familiarizar-se com as estruturas da língua e o vocabulário da língua escrita.
• Escrever textos.
• Ouvir a leitura de livros.


Público-alvo:
Alunos de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental


Material:
Conjunto de fichas com ilustrações de uma narrativa.
Cola.
Folhas de papel.


Preparo:
Selecione uma narrativa. Você pode escolher livros do acervo da biblioteca da escola, distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I.
Leia a narrativa aos alunos. Não se esqueça de apresentar as ilustrações e de fazer perguntas às crianças: o que o título sugere? O que vai acontecer em seguida? O que vocês acham que a personagem vai fazer?
Reconte coletivamente a história com as crianças, atentando para os elementos principais da narrativa (veja mais à frente).
Depois que as crianças conhecerem a história, mãos à obra!
Elabore as fichas. Para isso, procure selecionar imagens (ilustrações, fotos, desenhos, pinturas...) que representem momentos marcantes da narrativa: início (apresentação das personagens, contexto – tempo e espaço); conflito; clímax; desfecho.
Num outro dia após a leitura da narrativa, distribua as fichas com as ilustrações em ordem diferente da original.
Antes de iniciar o jogo, apresente às crianças o livro com a história que leram antes. Pergunte quem se lembra da história e das personagens. Deixe-os falar à vontade. Se achar necessário, mostre novamente as ilustrações para que recordem o enredo.


Como jogar:
Peça que a turma se organize em duplas. Explique que eles deverão organizar as ilustrações da forma que acharem melhor. Depois, poderão colá-las segundo a ordem que escolherem, para fazer um pequeno livro. Dependendo do nível e da etapa da turma, você pode pedir às crianças que façam algum tipo de escrita. Mesmo crianças pequenas podem escrever algo, como o título do livro ou seu próprio nome, já que serão “autores” desse livro.
Em seguida, você pode pedir que a turma se reúna em grupos maiores e observe as sequências montadas. Depois, peça que cada grupo escolha uma das combinações criadas e ”leia” a história que elas ilustram.
Por fim, você pode ler ou contar novamente para eles a história original, para que comparem com suas versões. É interessante estimulá-los a dizer quais montagens os agradaram mais e que mudanças a alteração da sequência das ilustrações gerou na história.
Você pode propor variações desse jogo, por exemplo, trazendo ilustrações de outras narrativas e misturando-as. Também pode incentivá-los a criar suas próprias ilustrações. Para isso, eles podem usar desenho, pintura, colagem, misturar várias técnicas. É interessante ouvir e incorporar contribuições das crianças, que podem propor novas formas de brincar e jogar com ilustração e narrativa.


Falando de narrativa...

MAIS EXPERIMENTE
Fazer passeios letrados com as...
Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Criar jogos de percurso com base em...
Jogar é uma atividade da qual as crianças sempre participam com prazer....
Desafiar a turma com jogos de...
O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
VALÉRIAVALÉRIA disse em 24/10/2017 13h20
Material maravilhoso! Parabéns!
ZOLDE ILONI LESSESZOLDE ILONI LESSES disse em 30/05/2015 20h38
Gostei das sugestões. Muito interessante...
MARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOSMARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOS disse em 29/07/2014 23h01
Concordo com a Roberta realmente contar história através de imagens é um tanto quanto complicado.Porém o resultado é bem satisfatório.
ROBERTAROBERTA disse em 12/04/2014 08h30
Conseguir contar histórias através de imagens não é uma tarefa muito fácil, Sempre que conto histórias com imagens peço a participação dos envolvidos para tentar relatar a história e transmitir o lúdico.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS