Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRODUZIR HISTÓRIAS COM BASE EM ILUSTRAÇÕES...

Produzir histórias com base em ilustrações

Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um recurso fundamental. As ilustrações, as cores, o jogo de luz e sombra, o tamanho das letras, a disposição de textos e imagens contribuem para a compreensão da obra literária e para a abertura de novas perspectivas de leitura, ao revelar ou realçar aspectos muitas vezes apenas sugeridos no texto. Explorar as ilustrações das narrativas é essencial à formação de leitores, especialmente às crianças ainda não alfabetizadas ou no início do processo de aprendizagem da escrita.


Objetivos:
• Perceber a relação entre ilustração e texto na composição da narrativa.
• Observar os elementos (personagens, eventos, tempo, espaço) e o enredo (sequência de eventos) de uma narrativa, e seu papel na formação da unidade e do sentido do texto.
• Familiarizar-se com as estruturas da língua e o vocabulário da língua escrita.
• Escrever textos.
• Ouvir a leitura de livros.


Público-alvo:
Alunos de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental


Material:
Conjunto de fichas com ilustrações de uma narrativa.
Cola.
Folhas de papel.


Preparo:
Selecione uma narrativa. Você pode escolher livros do acervo da biblioteca da escola, distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I.
Leia a narrativa aos alunos. Não se esqueça de apresentar as ilustrações e de fazer perguntas às crianças: o que o título sugere? O que vai acontecer em seguida? O que vocês acham que a personagem vai fazer?
Reconte coletivamente a história com as crianças, atentando para os elementos principais da narrativa (veja mais à frente).
Depois que as crianças conhecerem a história, mãos à obra!
Elabore as fichas. Para isso, procure selecionar imagens (ilustrações, fotos, desenhos, pinturas...) que representem momentos marcantes da narrativa: início (apresentação das personagens, contexto – tempo e espaço); conflito; clímax; desfecho.
Num outro dia após a leitura da narrativa, distribua as fichas com as ilustrações em ordem diferente da original.
Antes de iniciar o jogo, apresente às crianças o livro com a história que leram antes. Pergunte quem se lembra da história e das personagens. Deixe-os falar à vontade. Se achar necessário, mostre novamente as ilustrações para que recordem o enredo.


Como jogar:
Peça que a turma se organize em duplas. Explique que eles deverão organizar as ilustrações da forma que acharem melhor. Depois, poderão colá-las segundo a ordem que escolherem, para fazer um pequeno livro. Dependendo do nível e da etapa da turma, você pode pedir às crianças que façam algum tipo de escrita. Mesmo crianças pequenas podem escrever algo, como o título do livro ou seu próprio nome, já que serão “autores” desse livro.
Em seguida, você pode pedir que a turma se reúna em grupos maiores e observe as sequências montadas. Depois, peça que cada grupo escolha uma das combinações criadas e ”leia” a história que elas ilustram.
Por fim, você pode ler ou contar novamente para eles a história original, para que comparem com suas versões. É interessante estimulá-los a dizer quais montagens os agradaram mais e que mudanças a alteração da sequência das ilustrações gerou na história.
Você pode propor variações desse jogo, por exemplo, trazendo ilustrações de outras narrativas e misturando-as. Também pode incentivá-los a criar suas próprias ilustrações. Para isso, eles podem usar desenho, pintura, colagem, misturar várias técnicas. É interessante ouvir e incorporar contribuições das crianças, que podem propor novas formas de brincar e jogar com ilustração e narrativa.


Falando de narrativa...

MAIS EXPERIMENTE
Trabalhar com cantigas brasileiras
As canções já fazem parte do cotidiano escolar, principalmente da...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Ler infográficos na sala de aula
A leitura não é uma habilidade neutra e uniforme que, uma vez aprendida,...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Jogar: uma estratégia de...
A representação espacial da informação sobre os lugares (a...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
VALÉRIAVALÉRIA disse em 24/10/2017 13h20
Material maravilhoso! Parabéns!
ZOLDE ILONI LESSESZOLDE ILONI LESSES disse em 30/05/2015 20h38
Gostei das sugestões. Muito interessante...
MARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOSMARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOS disse em 29/07/2014 23h01
Concordo com a Roberta realmente contar história através de imagens é um tanto quanto complicado.Porém o resultado é bem satisfatório.
ROBERTAROBERTA disse em 12/04/2014 08h30
Conseguir contar histórias através de imagens não é uma tarefa muito fácil, Sempre que conto histórias com imagens peço a participação dos envolvidos para tentar relatar a história e transmitir o lúdico.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS