O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas. Em uma roda de leitura, é importante selecionar aquele que apresente o tema mais adequado ao público participante. Nossa proposta é trabalhar com o ABC do Nordeste flagelado, de Patativa do Assaré. Trata-se de um poema longo, de temática social, constituído de 23 estrofes com 10 versos, e de uma estrofe de encerramento, com 8 versos. Cada estrofe inicia com uma palavra iniciada por uma letra do alfabeto, daí o nome ABC.
Público-alvo: alunos e professores do Ensino Fundamental, e pessoas da comunidade.
Objetivos:
• Conhecer um pouco mais a cultura nordestina, especialmente músicas da região e o gênero cordel.
• Discutir e apresentar esse gênero, levantando os conhecimentos prévios dos participantes.
• Propor a leitura de poemas de cordel.
• Propor a criação de uma estrofe de cordel sobre um tema determinado.
Acolhimento:
Antes de iniciar a roda de leitura é importante preparar os participantes, acolhendo-os num ambiente que remeta ao cordel e ao Nordeste: coloque um varal de barbante com cordéis pendurados; chapéu de cangaceiro, outros objetos (se houver), chitão, cópias de xilogravuras, cartazetes com dizeres que remetam ao gênero cordel ou trechos de poemas de cordel. Completando essa ambientação, pode-se colocar música nordestina. Luís Gonzaga, por exemplo, é uma boa pedida (comemorou-se em 2012 o centenário de seu nascimento).
Assim que todos se sentarem em círculo, faça algumas perguntas. Procure saber se, pela ambientação preparada, imaginam o que será abordado nessa roda de leitura. Será que conhecem algo sobre o cordel? Já leram ou ouviram algum texto desse gênero?
É importante ouvir as informações e opiniões que o público traz para a roda. Mais adiante essas informações podem ser retomadas e complementadas.
A seguir, você poderá saudá-los com um cordel de recepção.