Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — LER E OUVIR POESIA COM AS CRIANÇAS...

Ler e ouvir poesia com as crianças


Sugestões de encaminhamento:
As atividades sugeridas podem ser desenvolvidas ao longo do ano; você pode combinar com a turma um dia da semana dedicado à poesia.


Converse com as crianças sobre poesia, pergunte se conhecem alguns poemas, se gostam ou não e por quê. Se perceber pouco interesse, desafie-os argumentando que é preciso conhecer para gostar ou não. Um bom início de conversa é trazer algumas canções conhecidas deles e fazê-los observar características das letras que as aproximam de textos poéticos: a musicalidade, o ritmo (conferidos pela repetição de sons nas rimas ou aliterações), as imagens (metáforas, analogias) etc.


Esse pode ser um ponto de partida para trazer poemas mais elaborados e com recursos poéticos ainda não familiares aos alunos.Se observar que eles já conhecem alguns poemas, peça que tragam para a aula. Solicite que declamem na íntegra ou parcialmente. Pergunte como sabem que se trata de poemas. Estimule a expressão de suas ideias, ressaltando observações relacionadas à linguagem dos textos.


É importante que você, professor, recite alguns poemas para a turma, procurando dar vida àquele texto, atentando à sonoridade das palavras e dos versos, a relação entre forma e sentido. (Veja dicas da escritora Heloisa Prieto sobre como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.) A seguir, convide-os a ler outros poemas. Procure trazer uma gama de textos que possam manusear e escolher para a leitura individual, em duplas, em voz baixa, ou coletiva, em voz alta, se eles desejarem.


Após a leitura, abra espaço para um bate-papo, em que todos tenham a oportunidade de expressar livremente sentimentos e ideias despertados pela leitura. Estimule os mais tímidos a se expressarem, apresentando você também suas impressões sobre os poemas.


Falando de poesia...






Adaptado de: Cenpec. Ensinar e aprender + Língua Portuguesa, v. 2.



1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Produzir um telejornal com a cara...
Quando um educador problematiza o ambiente educativo em que está inserido −...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
SORAIA CRISTINASORAIA CRISTINA disse em 21/10/2016 23h11
Amo trabalhar poesias. Estamos organizando um sarau na sala. Esta é uma ótima maneira de conhecerem várias posias e autores e também ttrabalhar a oralidade. Muito obrigada pela matéria.
MARIAMARIA disse em 24/08/2015 21h55
Amei a dica ás brincadeiras não pode ficar somente no papel devemos e dar continuação e sempre procurar dar o melhor de nós professores.
ROZANAROZANA disse em 23/05/2014 10h00
Excelente proposta, cada gênero literário tem sua particularidade para o desenvolvimento da aprendizagem nos mais variados comportamentos leitores e a poesia com sua linguagem poética é muito gostosa de se trabalhar além da riqueza de imagens, ritmos, rimas, entre outros que abrilhantam qualquer que seja a função social da leitura em especial "ler por prazer" aliado à diversão com o jogo das palavras através de brincadeiras que certamente gera aprendizagem significativa.
GILDASIO GERALDO COSTA DOS REISGILDASIO GERALDO COSTA DOS REIS disse em 22/03/2014 20h18
Dessa sugestão,tenho poetas na escola.
IRENE DE FÁTIMA MACIEL LIMAIRENE DE FÁTIMA MACIEL LIMA disse em 25/09/2013 21h41
Muito legal o site é a primeira vez que entro e estou gostando sou professora dos anos iniciais 3º ano em Escola Estadual.
SHIRLEYSHIRLEY disse em 24/09/2013 21h55
MUITO BOM!! ADOREI Á DICA!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS