Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — LER E OUVIR POESIA COM AS CRIANÇAS...

Ler e ouvir poesia com as crianças


Sugestões de encaminhamento:
As atividades sugeridas podem ser desenvolvidas ao longo do ano; você pode combinar com a turma um dia da semana dedicado à poesia.


Converse com as crianças sobre poesia, pergunte se conhecem alguns poemas, se gostam ou não e por quê. Se perceber pouco interesse, desafie-os argumentando que é preciso conhecer para gostar ou não. Um bom início de conversa é trazer algumas canções conhecidas deles e fazê-los observar características das letras que as aproximam de textos poéticos: a musicalidade, o ritmo (conferidos pela repetição de sons nas rimas ou aliterações), as imagens (metáforas, analogias) etc.


Esse pode ser um ponto de partida para trazer poemas mais elaborados e com recursos poéticos ainda não familiares aos alunos.Se observar que eles já conhecem alguns poemas, peça que tragam para a aula. Solicite que declamem na íntegra ou parcialmente. Pergunte como sabem que se trata de poemas. Estimule a expressão de suas ideias, ressaltando observações relacionadas à linguagem dos textos.


É importante que você, professor, recite alguns poemas para a turma, procurando dar vida àquele texto, atentando à sonoridade das palavras e dos versos, a relação entre forma e sentido. (Veja dicas da escritora Heloisa Prieto sobre como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.) A seguir, convide-os a ler outros poemas. Procure trazer uma gama de textos que possam manusear e escolher para a leitura individual, em duplas, em voz baixa, ou coletiva, em voz alta, se eles desejarem.


Após a leitura, abra espaço para um bate-papo, em que todos tenham a oportunidade de expressar livremente sentimentos e ideias despertados pela leitura. Estimule os mais tímidos a se expressarem, apresentando você também suas impressões sobre os poemas.


Falando de poesia...






Adaptado de: Cenpec. Ensinar e aprender + Língua Portuguesa, v. 2.



1 2 
MAIS EXPERIMENTE
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Viajar pelo mundo do faroeste com a...
Os cartazes de “Procura-se”, imortalizados nos filmes de faroeste, foram...
Ler, interpretar e resolver...
Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em...
Desafiar a turma com jogos de...
O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
SORAIA CRISTINASORAIA CRISTINA disse em 21/10/2016 23h11
Amo trabalhar poesias. Estamos organizando um sarau na sala. Esta é uma ótima maneira de conhecerem várias posias e autores e também ttrabalhar a oralidade. Muito obrigada pela matéria.
MARIAMARIA disse em 24/08/2015 21h55
Amei a dica ás brincadeiras não pode ficar somente no papel devemos e dar continuação e sempre procurar dar o melhor de nós professores.
ROZANAROZANA disse em 23/05/2014 10h00
Excelente proposta, cada gênero literário tem sua particularidade para o desenvolvimento da aprendizagem nos mais variados comportamentos leitores e a poesia com sua linguagem poética é muito gostosa de se trabalhar além da riqueza de imagens, ritmos, rimas, entre outros que abrilhantam qualquer que seja a função social da leitura em especial "ler por prazer" aliado à diversão com o jogo das palavras através de brincadeiras que certamente gera aprendizagem significativa.
GILDASIO GERALDO COSTA DOS REISGILDASIO GERALDO COSTA DOS REIS disse em 22/03/2014 20h18
Dessa sugestão,tenho poetas na escola.
IRENE DE FÁTIMA MACIEL LIMAIRENE DE FÁTIMA MACIEL LIMA disse em 25/09/2013 21h41
Muito legal o site é a primeira vez que entro e estou gostando sou professora dos anos iniciais 3º ano em Escola Estadual.
SHIRLEYSHIRLEY disse em 24/09/2013 21h55
MUITO BOM!! ADOREI Á DICA!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS