A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e inusitadas das crianças, nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, nas parlendas, adivinhas, trava-línguas, nos diários de adolescente, no rico imaginário popular e infantil, nas músicas que ouvimos e cantarolamos... É importante estimular desde cedo o interesse das crianças pelas imagens e sonoridades exploradas no texto poético. Para isso, propomos que você, professor, como mediador sensível, traga com frequência para a sala de aula poemas, cantigas, parlendas, adivinhas etc. Além do prazer estético proporcionado, ler, cantar e ouvir poesia é uma ótima maneira de mostrar às crianças que as palavras podem ser matéria de jogo e brincadeira.
Um dos aspectos mais notáveis nesse tipo de texto é a repetição de sons, em rimas e aliterações, que conferem ritmo e musicalidade ao texto. Outro aspecto é a linguagem rica em imagens que tornam a poesia tão rica e fascinante, dificilmente definível em apenas uma interpretação. E, se não bastassem essas razões, a poesia é uma bela forma de brincar com palavras. Então, que tal ler e ouvir poesias com as crianças?
Público-alvo: alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).
Objetivos:
• Estimular o contato com textos poéticos e sua leitura/fruição.
• Perceber as imagens, a musicalidade e o ritmo que caracterizam a linguagem poética.
• Observar a estrutura de um poema (versos, estrofes) e sua participação na formação da unidade e do sentido do texto.
Material: fichas com poemas ou outros textos poéticos (trovas populares, canções...).