Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — JOGAR O BINGO DOS SONS INICIAIS...

Jogar o bingo dos sons iniciais

Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de palavras, sons e sílabas semelhantes. Por meio dele, as crianças são estimuladas a observar propriedades do sistema alfabético (como ordem, estabilidade e repetição de sons/letras nas palavras) e semelhanças sonoras (sílabas iguais, rimas, aliterações etc.). Assim, brincam com as palavras de maneira criativa e criadora.

Público-alvo: alunos em processo inicial de alfabetização.

Objetivos:
• Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podem ser pronunciadas separadamente.
• Observar semelhanças sonoras nas sílabas iniciais de palavras.
• Perceber que palavras diferentes têm partes sonoras iguais.
• Identificar a sílaba como unidade fonológica.
• Desenvolver a reflexão sobre as propriedades sonoras das palavras (consciência fonológica) e sua forma escrita.


Material:
• 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes.
• 30 fichas com palavras escritas que têm o mesmo som inicial das palavras que dão nome às figuras das cartelas.
• 1 saco para guardar as fichas de palavras.

Como jogar:
As crianças podem jogar o bingo individualmente ou em duplas.  Cada criança ou dupla recebe uma cartela.

Para começar, combine com eles as regras do jogo. Explique que dentro do saco estão fichas com palavras (Anexo 1) que começam com o mesmo som das palavras que eles têm nas cartelas. Diga que você vai tirar uma ficha por vez e ler em voz alta para eles. A tarefa é circular as palavras que começam com som igual. Dê alguns exemplos e escreva na lousa, circulando os sons iniciais parecidos (como casa, cachorro, caminho; janela, jaula, jabuticaba) para que se familiarizem com o jogo.  Peça que eles deem exemplos também. A seguir, leia o texto das regras (Anexo 2) para que entrem em contato com o gênero instruções de jogos. Certificando-se de que eles entenderam como se joga, comece a retirada e a leitura das fichas, uma a uma. Durante o jogo, percorra a sala para verificar as dificuldades; caso restem dúvidas, retome as regras, lendo e explicando.

Quando sortear as palavras, faça a leitura em tom alto, pausadamente, e procure sempre dar um tempo para que todos os alunos possam ouvi-las claramente e compará-las às palavras e imagens impressas em sua cartela.  No caso de o jogo ser em duplas, sugira que as crianças conversem sobre suas hipóteses, antes de marcar a palavra cantada.

Quando alguém completar a sua cartela, gritará: BINGO! Você pode escrever as palavras na lousa para conferência do que foi assinalado e fazer as intervenções necessárias. Então o jogo pode reiniciar com novas cartelas, se estiverem animados...

Ao final do jogo, proponha a reflexão sobre as partes semelhantes entre as palavras e peça que os estudantes identifiquem a sílaba oral inicial e sua forma escrita.
Variantes: podem-se criar cruzadinhas ou atividades de completar palavras com lacunas nas sílabas iniciais. Os alunos com hipótese alfabética poderão, com base nas cartelas, formar outras palavras que começam com as mesmas sílabas orais. Se quiserem avançar, podem criar palavras com essas sílabas no meio ou no fim.


Adaptado de: CEEL/UFPE; MEC. Manual didático – Jogos de Alfabetização. Pernambuco: 2009.


Conheça o Manual didático – Jogos de alfabetização em Para Aprofundar.

MAIS EXPERIMENTE
Recriar histórias com as crianças
A sequência de atividades proposta passa pela leitura e se envereda pelos caminhos...
Criar programas de rádio com a...
A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Montar uma brinquedoteca
Engajar os alunos em práticas sociais do interesse deles pode trazer...
Passear pelo universo literário
Quando planejamos passeios externos à escola, costumamos nos preocupar com as...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
JOSE AUDELINO ALMEIDA NUNESJOSE AUDELINO ALMEIDA NUNES disse em 20/06/2015 16h28
Gostei desta metodologia. Trabalhar com nossos alunos na alfabetização é uma grande satisfação.Por que eles estão em inícios da aprendizagem.
ROZANAROZANA disse em 12/09/2014 10h07
Trabalho com o Programa PACTO/PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) em Língua Portuguesa e agora com a Matemática e um dos pontos cruciais é o trabalho com jogos, trazendo a ludicidade para a sala de aula de modo dinâmico e atrativo com vistas a uma educação de qualidade em especial na alfabetização. Hoje percebo o quanto avançamos tanto no ensino quanto na aprendizagem, pois a grande maioria dos professores conseguem ministrar suas aulas mais sistematizadas e com criatividade no intuito de garantir os direitos de aprendizagem das crianças.
ROBERTAROBERTA disse em 18/03/2014 08h52
Que jogo incrível que pode ser usado em sala de aula.
EDVANIR COSTAEDVANIR COSTA disse em 20/02/2014 14h19
Adorei, vou utilizar este jogo com meus alunos.
PLATAFORMAPLATAFORMA disse em 12/09/2013 11h21
Paulo, fique à vontade para usar, imprimir e compartilhar a atividade. Abs!
PAULOPAULO disse em 05/09/2013 23h20
Adorei................
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS