Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — BRINCAR DE ABECEDÁRIO COM A TURMA...

Brincar de abecedário com a turma

“Para brincar é preciso de vontade, de encontro com outras crianças e consigo mesmo, tempo, espontaneidade e materiais simples. Ou apenas nossa imaginação.” Com essa inspiração, vinda do material do Projeto Brincar, trazemos esta brincadeira com abecedário, uma das muitas brincadeiras de mão que fazem parte do repertório das crianças de várias regiões brasileiras. Você pode dar a ela seu toque pessoal, resgatando lembranças da infância para criar variantes e colorir ainda mais esta divertida brincadeira.

Público-alvo: alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

Número de participantes:
duas ou mais pessoas.

Objetivos:
brincar, estimular a imaginação e a criatividade das crianças. A brincadeira com abecedário também incentiva o trabalho em parceria, ajuda na percepção rítmica, memorização da sequência do alfabeto, entre outras coisas.


Como se brinca:
As crianças podem ficar dispostas em duplas (uma na frente da outra), em trios (um triângulo) ou em uma grande roda.
Faz-se uma brincadeira de mão tradicional, ou seja, primeiro as crianças batem palmas e em seguida batem as mãos nas mãos do(s) o parceiro(s) de brincadeira (à frente ou dos lados). Enquanto isso, cantam o abecedário.
Quando falarem o nome das vogais, deverão bater as palmas embaixo de uma das pernas, levantando-a e dobrando-a a 90o, antes de bater nas mãos do(s) colega(s). A cada nova vogal, mudam a perna. Quando falarem a letra X, darão um giro completo. Na letra Z, cruzarão os braços.
O interessante da brincadeira é fazê-la cada vez mais rápido.


Variável: em vez de bater palmas, pode-se brincar com os pés. Nessa maneira não há destaque para as vogais. Fala-se apenas uma letra após a outra e obedece-se à seguinte sequência com os pés: os dois jogadores ao mesmo tempo chutam os pés direitos, de modo que eles fiquem cruzados. Depois chutam os pés esquerdos. Em seguida, um deles (previamente combinado) abre as pernas e o outro chuta no meio. Depois inverte: o outro abre as pernas e o primeiro chuta no meio. A sequência continua até terminar o alfabeto.


Observação: Podem ser inventadas muitas outras formas de brincar com o abecedário. Que tal propor às crianças que o façam?

Curiosidade: em nosso país, a pronúncia de algumas letras do abecedário muda de acordo com a região em que nos encontramos. Por exemplo, no Nordeste diz-se É, , GUÊ, JI, , , , Ó, , SI, enquanto em outras regiões pronuncia-se ÊEFEJOTAÉLEEMEENE, ÔERREESSE. Essas mudanças de pronúncia são variações linguísticas regionais, que fazem parte de nossa riqueza cultural.
Adaptado de Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância.


Conheça mais brincadeiras acessando o material do Brincar, parceria entre Fundação Volkswagen e Cenpec.

MAIS EXPERIMENTE
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
CIBELE REGINACIBELE REGINA disse em 24/03/2016 19h27
Maravilhoso ,amei e tenho certeza que dessa forma as crianças,vão aprender se divertindo.Parabéns e obrigado por dividir com nós essas maravilhosas iniciativas.Tenho certeza que as crianças vão lembrar dessa aula sempre.
ROZANAROZANA disse em 13/06/2015 23h08
Maravilhoso, afinal, quem não gosta de brincar? E aprender brincando é a melhor forma de adquirir conhecimentos. Faço uso das brincadeiras para proporcionar aos alunos momentos alegres e descontraídos ao mesmo tempo em que aprendem o conteúdo. Através dos jogos, na realização das brincadeiras, percebo que as crianças aprendem com mais facilidade e esta aprendizagem é bem mais significativa, além do mais, elas ficam motivadas a aprenderem cada vez mais, com a expectativa de qual será o próximo tema, ou melhor, a brincadeira que irão participar.
ALINEALINE disse em 01/06/2015 13h33
adorei,
MARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOSMARIA DA GLÓRIA DA SILVA VIEIRA DE MATOS disse em 29/07/2014 23h15
A brincadeira é indispensável nas Séries Inicias principalmente na Educação Infantil.Pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem suas habilidades.
ROSE SHIRLEY ATAIDE AQUINOROSE SHIRLEY ATAIDE AQUINO disse em 03/05/2014 21h16
Interessante esta atividade, vai me auxiliar em sala de aula.
ROBERTAROBERTA disse em 12/03/2014 10h14
Plano de aula incrível que pode ser usado em vários momentos. Mas sempre nós instruindo para estabelecer regras . Entre outros a melhor forma de adquirimos a leitura.
CARMENCARMEN disse em 20/02/2014 16h09
BRINCAR E APRENDER É A CARA DAS CRIANÇAS.
MARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇAS disse em 20/02/2014 11h43
Ler é uma brincadeira gostosa e super interessante.
MARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇAS disse em 20/02/2014 11h41
A Brincadeira é algo satisfatório a qualquer ser humano.Independente de ser criança,brincar é tudo de bom.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS