Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRATICAR CARTOGRAFIA FAZENDO UMA MAQUETE DA ESCOLA...

Praticar cartografia fazendo uma maquete da escola


Algumas ideias:
Inicie com uma roda de conversa sobre como e o que os alunos observam dos lugares onde vivem: a casa, a rua, o bairro, a escola e a cidade. Destaque também a importância do meio ambiente para a qualidade de vida das pessoas, a produção de lixo, a poluição do ar, das águas, e como esses aspectos estão presente no cotidiano e nos espaços de convivência das pessoas.
Em seguida, faça uma enquete sobre a importância de se conhecer os diferentes espaços da superfície terrestre (a rua, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente...) para o pleno exercício da cidadania e dos direitos na sociedade.
Trabalhe com os alunos o poema de Alberto Caeiro (heterônimo do poeta português Fernando Pessoa):
Pergunte aos alunos como eles veem o espaço a sua volta: a cidade, o bairro, a escola. Questione se eles conseguem se orientar, se localizar nesses espaços. Em seguida, apresente uma imagem de satélite a partir do aplicativo GoogleEarth, observando com a turma a área em que a escola se localiza. Discuta o que pode ser observado em seu entorno (prédios, ruas, praças, etc.) e como a tecnologia moderna permite o acesso virtual a vários lugares da Terra, como museus, pontos turísticos, reservas naturais etc. 


Sugestão de encaminhamentos
Depois dessa introdução, apresente aos alunos a ideia de construírem juntos a representação cartográfica do espaço da escola sem o uso das tecnologias modernas. Para isso, é preciso trabalhar com os alunos dois conceitos básicos. Um deles é a seleção cartográfica: um mapa é uma abstração e uma síntese da realidade, por isso não pode representar tudo que existe na superfície mapeada. Assim, é fundamental identificar feições e objetos a ser mapeados. Discuta com os alunos alguns critérios de seleção dos elementos observados na imagem. Além disso, é preciso trabalhar o conceito de escala, ou seja, da relação de proporcionalidade dos objetos no mundo real e sua representação cartográfica no papel.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Fazer passeios letrados com as...
Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em...
Brincar de abecedário com a turma
“Para brincar é preciso de vontade, de encontro com outras crianças e...
Trocar mensagens ontem e hoje
A troca de cartas pessoais caiu em desuso nos dias de hoje. Mas a prática de trocar...
Ler e contar clássicos para...
Já faz tempo que os contos clássicos – também denominados...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MERIANMERIAN disse em 27/02/2019 16h06
Quero receber mais informacao
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS