Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRATICAR CARTOGRAFIA FAZENDO UMA MAQUETE DA ESCOLA...

Praticar cartografia fazendo uma maquete da escola


Algumas ideias:
Inicie com uma roda de conversa sobre como e o que os alunos observam dos lugares onde vivem: a casa, a rua, o bairro, a escola e a cidade. Destaque também a importância do meio ambiente para a qualidade de vida das pessoas, a produção de lixo, a poluição do ar, das águas, e como esses aspectos estão presente no cotidiano e nos espaços de convivência das pessoas.
Em seguida, faça uma enquete sobre a importância de se conhecer os diferentes espaços da superfície terrestre (a rua, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente...) para o pleno exercício da cidadania e dos direitos na sociedade.
Trabalhe com os alunos o poema de Alberto Caeiro (heterônimo do poeta português Fernando Pessoa):
Pergunte aos alunos como eles veem o espaço a sua volta: a cidade, o bairro, a escola. Questione se eles conseguem se orientar, se localizar nesses espaços. Em seguida, apresente uma imagem de satélite a partir do aplicativo GoogleEarth, observando com a turma a área em que a escola se localiza. Discuta o que pode ser observado em seu entorno (prédios, ruas, praças, etc.) e como a tecnologia moderna permite o acesso virtual a vários lugares da Terra, como museus, pontos turísticos, reservas naturais etc. 


Sugestão de encaminhamentos
Depois dessa introdução, apresente aos alunos a ideia de construírem juntos a representação cartográfica do espaço da escola sem o uso das tecnologias modernas. Para isso, é preciso trabalhar com os alunos dois conceitos básicos. Um deles é a seleção cartográfica: um mapa é uma abstração e uma síntese da realidade, por isso não pode representar tudo que existe na superfície mapeada. Assim, é fundamental identificar feições e objetos a ser mapeados. Discuta com os alunos alguns critérios de seleção dos elementos observados na imagem. Além disso, é preciso trabalhar o conceito de escala, ou seja, da relação de proporcionalidade dos objetos no mundo real e sua representação cartográfica no papel.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Realizar uma roda de cordel
O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas....
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MERIANMERIAN disse em 27/02/2019 16h06
Quero receber mais informacao
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS