Roda de estórias
No dia do evento, prepare o espaço com a turma de forma a torná-lo bem bonito e aconchegante. Se possível, traga ou peça para os estudantes trazerem almofadas, tecidos coloridos e objetos relacionados ao universo das narrativas, além dos desenhos criados pelos alunos. Você pode selecionar músicas instrumentais que tenham relação com as histórias a ser apresentadas ou trazer alguns instrumentos de percussão (tambores, chocalhos, maracas, reco-recos etc.) para criar o ambiente sonoro. Depois de ouvirem todas as narrativas, peça que os alunos escolham uma entre todas as contadas. A escolha deve ser feita com base no encantamento e na empatia que despertou na turma. É importante que o professor evite interferências nesse momento, para que os alunos se sintam à vontade na escolha.
Depois disso, parte-se para a pesquisa sobre o local de origem dessa narrativa. Sugerimos uma pesquisa simples em que os alunos buscam levantar informações sobre geografia, ambiente, cultura, história etc. do local. O professor pode complementar trazendo materiais como mapas, vídeos, textos que contribuam para esse estudo.
Ao final dessa pesquisa, o professor deve selecionar o conteúdo de Ciências que pretende trabalhar, buscando contextualizar o conteúdo específico da área ao local estudado pelos alunos.
Um exemplo prático: na escolha de uma lenda de origem do povo banto, pode-se pesquisar sobre o local onde vive essa população, sua história, cultura e sua relação com o ambiente. Com base nisso, o professor pode trabalhar conteúdos como: caracterização de ecossistemas; importância dos rios para uma comunidade tradicional; e até a relação deste povo com os astros, relacionando com o estudo da astronomia.
As questões culturais vão aparecendo naturalmente e os alunos conseguem visualizar como a estrutura social, política e econômica de um povo está diretamente ligada à forma como esse povo se relaciona ao lugar em que vive e como as características deste lugar influenciam na cultura dessa população.
É importante frisar que a leitura de mitos e lendas traz para sala de aula a possibilidade de um olhar mais humanitário sobre o conhecimento. Esse tipo de literatura costuma contemplar aspectos do comportamento humano e é preciso que o professor também abra espaço para esse tipo de discussão. Essa abordagem pode, inclusive, permear aspectos históricos de um povo, como violência e domínio sociocultural.