Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CONTA OUTRA: MITOS E LENDAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS...

Conta outra: mitos e lendas no ensino de Ciências

Início da conversa
Vivemos uma mudança de paradigma na educação. Novos pensadores da área propõem que busquemos formas de trabalho descoladas dos objetivos conteudistas e que se dê prioridade à formação integral do aluno, possibilitando a discussão e a reflexão sobre valores, sentimentos e a busca pela conciliação entre o que se aprende na escola e o que se vive.
Mas como fazer isso de forma a contemplar os conteúdos presentes no currículo e ainda desenvolver uma prática transversal dentro da organização disciplinar da escola?
Foi pensando nestas questões que este Experimente foi escrito! A proposta é orientada para o trabalho com alunos do Ensino Fundamental II, na área de Ciências, mas pode ser adaptado a turmas de Ensino Fundamental I, de acordo com a abordagem do professor.

Público-alvo:
 
alunos do Ensino Fundamental II. 


Objetivos:
• trabalhar conteúdos de Ciências de forma transdisciplinar, contemplando nas aulas questões sobre identidade, cultura, tradição e literatura; 
• conhecer um pouco da cultura do Brasil e do mundo, por meio da leitura de lendas e mitos de diversos povos e tradições;
• relacionar mitos e lendas ao seu local de origem, por meio do estudo das características socioambientais destes locais;
• desenvolver formas alternativas de trabalho no ensino de Ciências.


Materiais necessários:
 diversos livros sobre lendas e mitos do Brasil e do mundo;
• mapas geográficos;
• vídeos, documentários e filmes;
• computadores com acesso à internet ou livros para pesquisa sobre os locais de origem das lendas e mitos a ser trabalhados;
• livro de ciências como suporte didático de conteúdo específico;
• material de artes (lápis de cor, canetinhas, pincéis, tintas...);
• retalhos, agulha e linha (para a produção de colcha de retalhos da avaliação).


Sugestão de encaminhamento:
A ideia inicial é que possamos trabalhar com os alunos a origem do conhecimento e com base nisso suscitar reflexões sobre a produção do conhecimento popular e tradicional e, posteriormente, do conhecimento científico.
Primeiro, propõe-se que se discuta com a turma a importância dos mitos e das lendas entre os povos antigos, na busca de explicações sobre a origem do mundo, a organização dessas sociedades, valores sociais, éticos e filosóficos.
Num segundo momento, sugere-se que os estudantes tragam livros sobre histórias e lendas de diversas regiões do mundo. Geralmente, as bibliotecas escolares possuem muitos exemplares de livros com estes temas.
Sugerimos que organize grupos de 3 ou 4 alunos. Distribua os livros entre os grupos e peça que cada estudante consulte a obra com calma e escolha uma narrativa para contar para a turma. 
Oriente-os que leiam o conto e façam um desenho com base nessa leitura. O desenho será a ilustração da história que cada um vai narrar para os colegas em uma roda de contação. Combine com eles um tempo adequado para que preparem a apresentação e marque a data do evento.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Conhecer pessoas por e-mail
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) alteraram...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Montar uma brinquedoteca
Engajar os alunos em práticas sociais do interesse deles pode trazer...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ANA MARIAANA MARIA disse em 06/03/2017 19h17
Que maravilhosa ideia de trabalhar mitos e lendas interdisciplinando com Ciências. Esses conteúdos dão prazer, gera curiosidade e aguça o interesse dos alunos.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 14/03/2017 13h02
Que bacana, Ana Maria! Esperamos que realize um bom trabalho. :)
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS