Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TROCAR MENSAGENS ONTEM E HOJE...

Trocar mensagens ontem e hoje

Para examinar mais correspondências pessoais, você pode selecionar um assunto de interesse dos alunos. Em turmas do Ensino Fundamental II, uma boa sugestão é a carta da poeta Ana Cristina Cesar, escrita aos 10 anos de idade, sobre férias e infância.


Com alunos do Ensino Médio, uma opção é ler a carta apaixonada e exagerada de Augusto Frederico Schmidt.

Debate
Com base nas cartas lidas e analisadas, promova um debate com a turma: o que mudou na comunicação entre as pessoas com o advento da internet e dos aparelhos de comunicação portáteis? Quais são as vantagens e desvantagens dessas mudanças e avanços? Os assuntos tratados por meio de redes sociais e mensagens são semelhantes aos das cartas pessoais lidas?


Instigue a turma a compartilhar ideias sobre quais meios utilizam para trocar mensagens com teor semelhante às cartas lidas. Pergunte sobre o que conversam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens na internet e no celular. Também é interessante saber se conversam com pessoas (amigos, familiares etc.) que estão distantes ou próximas.


Após a leitura e a análise das cartas e o debate sobre as maneiras de se comunicar ontem e hoje, leia a contextualização trazida pelo site e conte um pouco sobre os escritores ou artistas envolvidos nas trocas de cartas.

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
Jogar: uma estratégia de...
A representação espacial da informação sobre os lugares (a...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
SILVIA REGINASILVIA REGINA disse em 30/10/2019 14h30
uma vez vi uma professora fazer esse trabalho entre alunos de duas escolas diferentes, e ela fez o encerramento com uma festa de encontros doa alunos correspondentes das duas escolas. eles amaram.
MARCIA MARQUESMARCIA MARQUES disse em 28/08/2017 12h26
Que maravilha! Amei!!
ROZANAROZANA disse em 15/12/2016 15h27
Boa tarde! Trabalhar com este gênero é maravilhoso. Tivemos uma belíssima experiência no Fundamental I, com as turmas de 5º ano. Este projeto possibilitou aos alunos escreveram cartas para alunos e professores de outras escolas. Conheceram o gênero, sua função social, adquiriram comportamentos leitores, refletiram sobre a escrita através da análise linguística, além de terem a oportunidade de conhecer melhor uns aos outros, bem como trocar experiências sobre a literatura brasileira por meio das indicações literárias. Dentre outros projetos, este foi apresentado no seminário como uma das experiências exitosas no ano de 2016. Foi realmente muito gratificante e vale à pena todo esforço e dedicação.
MARCOSMARCOS disse em 09/12/2016 14h10
Excelente sugestão, essa de criar perfis nas redes sociais parodiando os escritores. Adorei!
MARIA DO CARMOMARIA DO CARMO disse em 27/10/2016 16h21
Querida Plataforma, Excelente sequência didática! Grata, Maria.
SORAIA CRISTINASORAIA CRISTINA disse em 21/10/2016 22h42
Excelente. Completo e dinâmico.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS