A troca de cartas pessoais caiu em desuso nos dias de hoje. Mas a prática de trocar mensagens por escrito entre amigos, familiares, colegas de profissão, casais de namorados continua por meio das novas mídias: e-mail, Facebook, Whatsapp, Twitter, SMS e outras tecnologias disponíveis na palma da mão impulsionam a troca de mensagens pessoais.
Que tal apresentar o gênero “carta pessoal” à turma por meio de cartas trocadas por escritores brasileiros e ainda criar diálogos fictícios entre esses escritores com perfis em redes sociais? Esse Experimente busca aproximar os alunos de autores importantes de nossa literatura e mostrar a eles como a prática de escrever sobre si a pessoas próximas existiu de outras maneiras e continua existindo com as mudanças trazidas pelas novas tecnologias.
Para isso, vamos explorar o acervo de cartas do Instituto Moreira Salles. Você pode fazer uma seleção prévia de cartas escritas por autores já lidos pelos alunos ou deixar que eles as selecionem por data, local, tema, título de cartas etc. O acervo é riquíssimo e oferece inúmeras possibilidades de trabalho.
Sugestões de temas: composição musical e criação de canções (trocas de cartas entre Vinicius de Moraes e Chico Buarque sobre a composição de "Valsinha"); momentos históricos importantes no Brasil e no mundo, como a ditadura militar no país e a criação artística da época (ver, por exemplo, as cartas sobre cinema) etc.
Objetivos:
• Retomar autores e obras de literatura brasileira moderna e contemporânea.
• Conhecer o gênero “carta pessoal”, lendo e explorando as cartas de alguns autores estudados, disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles.
• Estudar biografia dos autores selecionados.
• Criar perfis fictícios em rede social para os autores selecionados, como uma paródia.
• Elaborar interações entre os autores, trazendo elementos das cartas e obras lidas.
• Trabalhar leitura, literatura e produção de texto na hipermídia.
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Materiais:
• Livros de literatura já lidos pela turma.
• Biografias de autores selecionados (livros impressos ou digitais).
• Computadores, tablets ou smarthphones com acesso à internet.