Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TROCAR MENSAGENS ONTEM E HOJE...

Trocar mensagens ontem e hoje

A troca de cartas pessoais caiu em desuso nos dias de hoje. Mas a prática de trocar mensagens por escrito entre amigos, familiares, colegas de profissão, casais de namorados continua por meio das novas mídias: e-mail, Facebook, Whatsapp, Twitter, SMS e outras tecnologias disponíveis na palma da mão impulsionam a troca de mensagens pessoais.


Que tal apresentar o gênero “carta pessoal” à turma por meio de cartas trocadas por escritores brasileiros e ainda criar diálogos fictícios entre esses escritores com perfis em redes sociais? Esse Experimente busca aproximar os alunos de autores importantes de nossa literatura e mostrar a eles como a prática de escrever sobre si a pessoas próximas existiu de outras maneiras e continua existindo com as mudanças trazidas pelas novas tecnologias. 


Para isso, vamos explorar o acervo de cartas do Instituto Moreira Salles.  Você pode fazer uma seleção prévia de cartas escritas por autores já lidos pelos alunos ou deixar que eles as selecionem por data, local, tema, título de cartas etc. O acervo é riquíssimo e oferece inúmeras possibilidades de trabalho.


Sugestões de temas: composição musical e criação de canções (trocas de cartas entre Vinicius de Moraes e Chico Buarque sobre a composição de "Valsinha"); momentos históricos importantes no Brasil e no mundo, como a ditadura militar no país e a criação artística da época (ver, por exemplo, as cartas sobre cinema) etc.


Objetivos: 
• Retomar autores e obras de literatura brasileira moderna e contemporânea. 
• Conhecer o gênero “carta pessoal”, lendo e explorando as cartas de alguns autores estudados, disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles.
• Estudar biografia dos autores selecionados.
• Criar perfis fictícios em rede social para os autores selecionados, como uma paródia.
• Elaborar interações entre os autores, trazendo elementos das cartas e obras lidas. 
• Trabalhar leitura, literatura e produção de texto na hipermídia. 


Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 


Materiais: 
• Livros de literatura já lidos pela turma. 
• Biografias de autores selecionados (livros impressos ou digitais).
• Computadores, tablets ou smarthphones com acesso à internet. 


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARCIA MARQUESMARCIA MARQUES disse em 28/08/2017 12h26
Que maravilha! Amei!!
ROZANAROZANA disse em 15/12/2016 15h27
Boa tarde! Trabalhar com este gênero é maravilhoso. Tivemos uma belíssima experiência no Fundamental I, com as turmas de 5º ano. Este projeto possibilitou aos alunos escreveram cartas para alunos e professores de outras escolas. Conheceram o gênero, sua função social, adquiriram comportamentos leitores, refletiram sobre a escrita através da análise linguística, além de terem a oportunidade de conhecer melhor uns aos outros, bem como trocar experiências sobre a literatura brasileira por meio das indicações literárias. Dentre outros projetos, este foi apresentado no seminário como uma das experiências exitosas no ano de 2016. Foi realmente muito gratificante e vale à pena todo esforço e dedicação.
MARCOSMARCOS disse em 09/12/2016 14h10
Excelente sugestão, essa de criar perfis nas redes sociais parodiando os escritores. Adorei!
MARIA DO CARMOMARIA DO CARMO disse em 27/10/2016 16h21
Querida Plataforma, Excelente sequência didática! Grata, Maria.
SORAIA CRISTINASORAIA CRISTINA disse em 21/10/2016 22h42
Excelente. Completo e dinâmico.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS