Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRATICAR ESCRITA E REESCRITA TEXTUAL COM A TURMA...

Praticar escrita e reescrita textual com a turma


Segunda produção
Peça que as duplas revisem suas HQs de acordo com os elementos observados na reescrita coletiva. Oriente-as também a prestar atenção nos tipos de balão usados, nas cores, nos contrastes e na caracterização das personagens.


Recolha as produções revisadas e faça um comentário avaliativo de cada uma delas. Esses comentários podem ser feitos como um bilhete orientador, analisando cada aspecto da HQ, positivos e negativos, e fazendo perguntas para direcionar o olhar dos autores ao próprio texto. Nesse momento, a revisão pode ser mais detalhada e aprofundada, e alguns pontos podem ser já corrigidos por você. Porém, é importante lembrar: não é adequado revisar todos os elementos. 


Revisão em duplas
Ao receberem o bilhete orientador, os alunos devem, em duplas, conversar sobre como farão a reescrita final e planejar a última versão da HQ.


Oriente a produção dessa versão. Por exemplo, é necessário deixar uma margem à esquerda para a posterior encadernação do gibi; escolher um título para cada história, em destaque na primeira página; eleger um nome para a revista etc.


Organização e edição
Recolha a versão final de cada HQ e organize em um gibi, fazendo a encadernação. Os alunos podem criar a capa coletivamente.


Publicação
Se for possível, para dar ainda mais sentido à produção dos alunos, organize uma cerimônia de lançamento e entrega do gibi à biblioteca da escola. Outra ideia interessante é fazer um rodízio do gibi: cada dia, um aluno leva o gibi para casa para ler com a família e o traz no dia seguinte para um colega. Assim, todos poderão ler todas as HQs da turma!


Referência: 
POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re)escrevendo. Brasília: MEC; Campinas: IEL/Unicamp, 2005. (Linguagem e letramento em foco: Língua Portuguesa.) Disponível em: IEL. Acesso em: abr. 2016.


Autora da oficina: Paula Baracat De Grande, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp).

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Jogar: uma estratégia de...
A representação espacial da informação sobre os lugares (a...
Realizar uma oficina de navegação...
Início de conversa:Como faço para chegar a determinado lugar? Como saber em...
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇAS disse em 23/04/2018 12h09
material fantástico e completamente aproveitável por todos os professores. Parabéns VW.
HELENA DO CARMOHELENA DO CARMO disse em 11/03/2017 23h52
Material maravilhoso, vocês estão me dando uma ótima oportunidade de poder trabalhar com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem. Muito obrigado mesmo.
ADENILSONADENILSON disse em 07/05/2016 15h26
Muito bom o material, vou utilizá-lo com meus alunos...
NEIDE JOANA DE FREITAS ALVESNEIDE JOANA DE FREITAS ALVES disse em 23/04/2016 12h49
Trabalhar com Gibi será uma atividade estimulante. O processo de escrita e reescrita é capaz de envolver os alunos e fazer com que eles mesmos apliquem e pratiquem sua aprendizagem
JOSEJOSE disse em 22/04/2016 14h22
Gostei da maneira que foi pensada exprorar a vida cotidiana dos alunos e uma maneira de facilitar a sua escrita e sua oratória.
NEUSANEUSA disse em 15/04/2016 18h19
DESPERTAR O GOSTO PELA ESCRITA E REESCRITA DE FORMA LÚDICA POSSIBILITA CONQUISTAR NOVOS LEITORES E POSSIVEIS ESCRITORES
GRAZIELEGRAZIELE disse em 10/04/2016 19h30
Trabalhar a escrita e reescrita é um importante processo que deve orientar a produção textual, ressaltando a importância de aspectos teóricos e metodologias que permitam ao professor trabalhar com esta questão de forma a priorizar a coerência estabelecida pelo aluno para a redação.
CRISTIANA SOARES DOS SANTOSCRISTIANA SOARES DOS SANTOS disse em 08/04/2016 22h14
A escrita e reescrita é importante para que os alunos desenvolvam habilidades, como recriar textos. Dando ideias a nova produção.
DAMIANA OLIVEIRA SILVADAMIANA OLIVEIRA SILVA disse em 07/04/2016 22h45
Trabalhar a escrita e reescrita com as alunos despertando neles a necessidade de produzirem textos que evidenciem suas ideias de forma clara e compreensível.
ZILDA JANETEZILDA JANETE disse em 07/04/2016 00h51
Excelente trabalho envolvendo escrita e reescrita, quando colocamos nossos alunos em contato com a escrita estamos lhes dando condições para que pensem e coloquem em jogo tudo que sabem. É importante ressaltar que o avanço do aluno depende que seus direitos assegurados.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS