Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRATICAR ESCRITA E REESCRITA TEXTUAL COM A TURMA...

Praticar escrita e reescrita textual com a turma


Sugestão de encaminhamento
Proposta de produção para a turma
Reúna as crianças e pergunte se elas costumam ler histórias em quadrinhos, quais são as preferidas, onde costumam ler. Traga alguns gibis variados para mostrar aos alunos (você pode trazer alguns mais antigos e também de personagens talvez desconhecidos por eles). Deixe que folheiem as revistas e leiam alguma história individualmente. Mostre que algumas são de super-heróis e aventuras, outras de crianças, algumas são de humor, outras de suspense etc.


Selecione uma HQ para ler para os alunos. Depois, promova uma roda de conversa para abordar características do gênero (as perguntas devem ser adaptadas a depender da narrativa selecionada), tais como:
• Onde se passa a história contada? 
• Quem são as personagens?
• Qual é o principal fato da história?
• Como percebemos a ação das personagens de um quadro para outro?
• Como a passagem de tempo é sinalizada nos quadros?
• Qual é seu desfecho? Você considera o desfecho engraçado, surpreendente, estranho? Por quê?
• Que tipos de balão são utilizados? O que cada um significa?
• Há destaques para algumas palavras? Como os destaques são dados? Qual o significado de cada um deles?
• Em alguns casos, pontos de exclamação e interrogação aparecem repetidas vezes em uma mesma frase. Por quê?


Após a exploração da história, proponha aos alunos a confecção de um gibi pela turma. A turma vai se dividir em duplas e cada uma produzirá uma HQ para a publicação.


Primeira produção
Oriente o planejamento dos alunos. Peça que preencham um roteiro antes de produzir a primeira versão da HQ. Segue uma sugestão de roteiro:

A primeira produção será um rascunho e poderá ser feita em folhas de sulfite simples, sem muitas preocupações com os desenhos. É importante que o enredo esteja completo, as falas nos balões já elaboradas, como também a parte visual e gráfica esboçada.


Revisão coletiva
Selecione uma das HQs criadas pelas crianças e, com o consentimento dos autores, reproduza-a para toda a turma em transparências ou em datashow. Selecione previamente quais aspectos você pretende revisar. Não é adequado revisar todas as questões de uma só vez, pois, provavelmente, os alunos não vão se apropriar de tudo. Quando se toma apenas um ou dois aspectos para revisar, é possível sistematizar os resultados do trabalho coletivo ao final e pedir que cada dupla busque os mesmos problemas em seus textos para corrigi-los.


Nessa primeira revisão, podemos nos concentrar em dois aspectos: a pontuação do texto e a progressão do enredo. Na pontuação, procure observar os seguintes aspectos:


A depender do conteúdo já ensinado ao longo do ano, é possível revisar também o emprego de vírgulas, aspas, dois-pontos etc.


Quanto à progressão do enredo, questione e direcione o olhar dos alunos:


Atenção:
• não escolha um texto que apresente problemas de diversos tipos para não desviar a atenção do objetivo proposto − se seu plano é ajudar o grupo a refletir sobre a repetição de palavras, por exemplo, transcreva o texto a ser trabalhado já sem erros de ortografia;
• na hora da produção de textos e da revisão, garanta que todos tenham material de consulta, como dicionários, gramáticas, livros didáticos; 
• vá fazendo as alterações sugeridas pelos alunos durante a aula no texto projetado;
• sistematize os elementos revisados, retomando os conteúdos de pontuação e a estrutura padrão de gêneros narrativos.


1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Jogar o bingo dos sons iniciais
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Passear pelo universo literário
Quando planejamos passeios externos à escola, costumamos nos preocupar com as...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA DAS GRAÇASMARIA DAS GRAÇAS disse em 23/04/2018 12h09
material fantástico e completamente aproveitável por todos os professores. Parabéns VW.
HELENA DO CARMOHELENA DO CARMO disse em 11/03/2017 23h52
Material maravilhoso, vocês estão me dando uma ótima oportunidade de poder trabalhar com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem. Muito obrigado mesmo.
ADENILSONADENILSON disse em 07/05/2016 15h26
Muito bom o material, vou utilizá-lo com meus alunos...
NEIDE JOANA DE FREITAS ALVESNEIDE JOANA DE FREITAS ALVES disse em 23/04/2016 12h49
Trabalhar com Gibi será uma atividade estimulante. O processo de escrita e reescrita é capaz de envolver os alunos e fazer com que eles mesmos apliquem e pratiquem sua aprendizagem
JOSEJOSE disse em 22/04/2016 14h22
Gostei da maneira que foi pensada exprorar a vida cotidiana dos alunos e uma maneira de facilitar a sua escrita e sua oratória.
NEUSANEUSA disse em 15/04/2016 18h19
DESPERTAR O GOSTO PELA ESCRITA E REESCRITA DE FORMA LÚDICA POSSIBILITA CONQUISTAR NOVOS LEITORES E POSSIVEIS ESCRITORES
GRAZIELEGRAZIELE disse em 10/04/2016 19h30
Trabalhar a escrita e reescrita é um importante processo que deve orientar a produção textual, ressaltando a importância de aspectos teóricos e metodologias que permitam ao professor trabalhar com esta questão de forma a priorizar a coerência estabelecida pelo aluno para a redação.
CRISTIANA SOARES DOS SANTOSCRISTIANA SOARES DOS SANTOS disse em 08/04/2016 22h14
A escrita e reescrita é importante para que os alunos desenvolvam habilidades, como recriar textos. Dando ideias a nova produção.
DAMIANA OLIVEIRA SILVADAMIANA OLIVEIRA SILVA disse em 07/04/2016 22h45
Trabalhar a escrita e reescrita com as alunos despertando neles a necessidade de produzirem textos que evidenciem suas ideias de forma clara e compreensível.
ZILDA JANETEZILDA JANETE disse em 07/04/2016 00h51
Excelente trabalho envolvendo escrita e reescrita, quando colocamos nossos alunos em contato com a escrita estamos lhes dando condições para que pensem e coloquem em jogo tudo que sabem. É importante ressaltar que o avanço do aluno depende que seus direitos assegurados.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS