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ACERVOESPECIAL — ORTOGRAFIA REFLEXIVA: CAMINHOS ENTRE LETRAS E SONS...

Ortografia reflexiva: caminhos entre letras e sons

Ensinar e aprender ortografia de forma reflexiva e sistemática: esse é um dos maiores desafios na consolidação do processo de alfabetização. De que forma promover uma aprendizagem criativa das regularidades e irregularidades ortográficas? Como reduzir as interferências da fala na escrita? Que práticas os professores podem adotar para isso? Que princípios devem ser observados em uma proposta curricular sobre conteúdos ortográficos ao longo do Ensino Fundamental?


A fim de abordar essas e outras questões, a Plataforma do Letramento desenvolveu este Especial multimídia, com a assessoria de Maria José Nóbrega. O material aborda o tema em três partes: 1 - O sistema ortográfico; 2 - O que revelam os erros das crianças?; 3 - O ensino-aprendizagem: mediação do professor. O Especial conta com vídeos, animações e atividades digitais criados especificamente para auxiliar e inspirar os docentes nesta importante missão de ensinar os padrões da língua escrita.


A participação dos internautas que enviaram contribuições por meio da Campanha "Ortografia reflexiva", promovida pela Plataforma do Letramento entre abril e maio de 2015, foi fundamental para a elaboração deste Especial. Todos os usuários que enviaram questões e comentários para a Campanha estão devidamente mencionados nos créditos do material, como uma forma de agradecer essa preciosa contribuição. O Especial conta ainda com uma rica Midiateca, com links e indicações de outros materiais sobre o tema. Confira!


COMENTÁRIO(S)
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LUCIENELUCIENE disse em 09/12/2016 11h42
O material disponibilizado na Plataforma do Letramento, mostra-se rico e diversificado, contribui para que o Professor em sua prática aprimore o fazer pedagógico, bem como o trato metodológico no encaminhamento das atividades, que visem a aprendizagem significativa da língua em suas especificidades e variações linguísticas. Importante frisar a necessidade de trabalhar a norma padrão e as regularidades e irregularidades do Sistema Ortográfico do Português, a fim de que a produção escrita do estudante possa transitar entre as modalidades linguísticas, atentando para a função social de cada texto e a linguagem a ser empregada para se atingir a finalidade de comunicação/interação proposta. O Fórum de discussões apresenta-se como um espaço de trocas dialógicas e de experiências interativas, que contribuem para a formação continuada dos profissionais e professores que operam com a língua(gem) no cotidiano escolar e não escolar.
MARIA DO SOCORRO MENDES PEREIRAMARIA DO SOCORRO MENDES PEREIRA disse em 12/06/2016 19h55
Um excelente tema. Sou coordenadora pedagógica, fundamental I. Vivo em constantes inquietações acerca do aprendizado dos alunos. São tantos os nós a serem desatados... Um destes é o ensino da ortografia. Mas, eu costumo brincar com alguns colegas dizendo: "bem, se sabemos ler e escrever, podemos buscar conhecimentos para minimizar as lacunas que trouxemos do nosso percurso enquanto alunos." E, assim, fico feliz por encontrar esse espaço de aprendizagem.
ROSA MARIA PEREIRA DE SOUSAROSA MARIA PEREIRA DE SOUSA disse em 07/04/2016 00h04
muito atualizado este material, meu objetivo neste curso é melhorar minhas praticas em sala de aula, e a troca de conhecimento.
MARTAMARTA disse em 17/12/2015 12h36
Esse material servirá para meus estudos, pois tenho várias dúvidas quanto à ortografia, principalmente quando sob pressão. OBRIGADA!
LUZIALUZIA disse em 27/09/2015 17h34
Trabalho rico, que contempla alunos e professores em momentos de reflexão e interação. Já fazia uso de várias estratégias. No momento, com novas sugestões, tenho elaborado material para aproveitar todas as estratégias contempladas. Digo que tenho montado material físico porque nem sempre temos a oportunidade de fazermos uso dos meios virtuais em nossa escola. Mesmo assim, posso garantir que tenho observado maior interesse dos alunos e significativos avanços.
ROSANGELA TEIXEIRAROSANGELA TEIXEIRA disse em 21/09/2015 21h02
Excelente material. irei acrescentá-lo ao meu material pedagógico de ortografia com o qual trabalho com meus alunos do 4º ano.
ELDINETEELDINETE disse em 10/09/2015 11h07
Muito bom esse conteúdo,os nossos alunos do 4 ano, eles precisam ser trabalhado essa questão,sentem muita dificuldade, esse conteúdo tem nos ajudado muito.
GRAZIELAGRAZIELA disse em 01/09/2015 20h16
Gosto muito de palavras... E a possibilidade de pensar a ortografia de forma reflexiva me motivou a participar deste fórum e fazer as leituras sugeridas... Tenho gostado muito do material e isto já gerou uma mudança nas minhas estratégias de trabalho com os alunos neste 3º bimestre.
MARIA DAS DORESMARIA DAS DORES disse em 28/08/2015 07h13
È sempre bom salientar a importância do ensino da ortografia de forma reflexiva, assim fica mais fácil para o aluno assimilar a forma correta de grafar as palavras.
MONICAMONICA disse em 28/08/2015 02h25
Sou professora da rede estadual de Santa Catarina tenho feito uso do material e tenho notado os avanços dos alunos do 2º ano.
IRIS SOLANGE CAVALCANTIIRIS SOLANGE CAVALCANTI disse em 25/08/2015 15h46
Material riquíssimo, uma vez que, tanto o ensino como a aprendizagem da ortografia ofereço dificuldades ao professor, quando o mesmo vai ensinar, e não sabendo ensinar, como o aluno vai aprender? Surge, então a necessidade do professor de buscar conhecimentos, diversificando cada vez mais as suas metodologias no processo ensino e aprendizagem. Face ao exposto, o Artigo Ortografia Reflexiva é um dispositivo, para facilitar o fazer pedagógico do professor, em sala de aula.
ROSILENE FATIMA ROCIOLIROSILENE FATIMA ROCIOLI disse em 19/08/2015 16h01
Gostei muito, o artigo traz bastantes fundamentos que nos incita a continuar estudando. Parabéns
CARLOS ALBERTO CRUZ PACIENCIACARLOS ALBERTO CRUZ PACIENCIA disse em 17/08/2015 15h39
Interessante o material de grande ajuda para o crescimento linguísticos de nossos educandos acredito que os estudantes que tem dificuldades de ortografia precisam despertar esta aprendizagem através da consciência fonológica este exercício tem que ser feito pelo professor
JOSELMA MEDEIROSJOSELMA MEDEIROS disse em 03/08/2015 15h48
Muito bom esse tema, foi e esta sendo de grande riqueza, esse material para a minha vida profissional. Obgd
NAYRANAYRA disse em 18/07/2015 20h49
Este artigo é muito bom. Uma vez que, ensinar ortografia as crianças é uma tarefa complexa, principalmente para a cabecinha de nossos alunos, tendo em vista que é contida por várias regras e exceções. Parabéns pelo artigo!
DENIMAR RÊGO NASCIMENTODENIMAR RÊGO NASCIMENTO disse em 12/07/2015 21h16
Ser professor não é tarefa fácil e as vezes nos sentimos perdidos diante de situações como o de ensinar ortografia, que com tantas regras e exceções deixam nossos alunos confusos.Por isso quero elogia-los e agrdece-los pelo especial sobre ortografia.Excelente trabalho.
DENISEDENISE disse em 07/07/2015 16h37
Excelente o conteúdo desse artigo.Particularmente acho complicado ,porém muito válido, o trabalho com ortografia.Mesmo sabendo das várias regras,exceções e enrascadas ortográficas,mas é fantástico o ensino da nossa língua porque proporciona ao aluno o letramento. Quanto ao que revelam os erros da criança o artigo mostra que podem haver omissões,acréscimos e substituições nas escritas.Mas é preciso deixar claro que falamos de um jeito e escrevemos de outro,que precisamos ser capazes de identificar em quais contextos isso ocorre para monitorarmos nossa escrita e a escrita dos alunos.Já que a maneira como falamos/escrevemos muitas vezes revela nossa identidade como pertencente a uma comunidade linguística.É possível planejar situações didáticas que possibilitem aos alunos descobrir regularidades ortográficas e fixá-las.Uma informação importante que me chamou atenção, também no artigo,foi que é preciso sim investir no que é regular e frequente,pois agindo assim,reduziremos significativamente o número de erros. Quanto ao ensino aprendizagem/Mediação do professor mostra a ênfase ao diagnóstico inicial,citando que este caracteriza/constrói a identificação dos conhecimentos prévios que os alunos trazem aliados às expectativas de aprendizagem.Sinaliza também que a partir das observações feitas pelo professor seria interessante mapear os possíveis erros com indicadores precisos.Essa ação permite que ao analisar os resultados das produções dos alunos é visível que os erros cometidos não são aleatórios nem resultam de atitudes de descaso ou desatenção,mas expressam suas hipóteses sobre a ortografia e a partir daí o professor poderá trabalhar não de forma fragmentada e sim articulando ortografia ao trabalho didático com linguagem escrita. Esse material é riquíssimo e espero que todos os interessados possam ter acesso.
CLEAMAR APARECIDA MORANDICLEAMAR APARECIDA MORANDI disse em 02/07/2015 17h26
muito bom o artigo
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