LAURENICE disse em 17/03/2020 16h57Excelente material.
ROSA MARIA DA SILVA disse em 15/04/2019 07h59Excelente plataforma! Muitas opções para nos orientar na Educação Inclusiva!
TEREZA disse em 14/04/2019 15h52òtima plataforma , amo estar pesquisandoe encontrei o lugar ideal para me aperfeiçoar cada vez mais. Obrigada
LUCIENE disse em 09/12/2016 11h42O material disponibilizado na Plataforma do Letramento, mostra-se rico e diversificado, contribui para que o Professor em sua prática aprimore o fazer pedagógico, bem como o trato metodológico no encaminhamento das atividades, que visem a aprendizagem significativa da língua em suas especificidades e variações linguísticas. Importante frisar a necessidade de trabalhar a norma padrão e as regularidades e irregularidades do Sistema Ortográfico do Português, a fim de que a produção escrita do estudante possa transitar entre as modalidades linguísticas, atentando para a função social de cada texto e a linguagem a ser empregada para se atingir a finalidade de comunicação/interação proposta. O Fórum de discussões apresenta-se como um espaço de trocas dialógicas e de experiências interativas, que contribuem para a formação continuada dos profissionais e professores que operam com a língua(gem) no cotidiano escolar e não escolar.
MARIA DO SOCORRO MENDES PEREIRA disse em 12/06/2016 19h55Um excelente tema.
Sou coordenadora pedagógica, fundamental I. Vivo em constantes inquietações acerca do aprendizado dos alunos. São tantos os nós a serem desatados... Um destes é o ensino da ortografia. Mas, eu costumo brincar com alguns colegas dizendo: "bem, se sabemos ler e escrever, podemos buscar conhecimentos para minimizar as lacunas que trouxemos do nosso percurso enquanto alunos." E, assim, fico feliz por encontrar esse espaço de aprendizagem.
ROSA MARIA PEREIRA DE SOUSA disse em 07/04/2016 00h04muito atualizado este material, meu objetivo neste curso é melhorar minhas praticas em sala de aula, e a troca de conhecimento.
MARTA disse em 17/12/2015 12h36Esse material servirá para meus estudos, pois tenho várias dúvidas quanto à ortografia, principalmente quando sob pressão. OBRIGADA!
LUZIA disse em 27/09/2015 17h34Trabalho rico, que contempla alunos e professores em momentos de reflexão e interação. Já fazia uso de várias estratégias. No momento, com novas sugestões, tenho elaborado material para aproveitar todas as estratégias contempladas. Digo que tenho montado material físico porque nem sempre temos a oportunidade de fazermos uso dos meios virtuais em nossa escola. Mesmo assim, posso garantir que tenho observado maior interesse dos alunos e significativos
avanços.
ROSANGELA TEIXEIRA disse em 21/09/2015 21h02Excelente material. irei acrescentá-lo ao meu material pedagógico de ortografia com o qual trabalho com meus alunos do 4º ano.
ELDINETE disse em 10/09/2015 11h07Muito bom esse conteúdo,os nossos alunos do 4 ano, eles precisam ser trabalhado essa questão,sentem muita dificuldade, esse conteúdo tem nos ajudado muito.
GRAZIELA disse em 01/09/2015 20h16Gosto muito de palavras... E a possibilidade de pensar a ortografia de forma reflexiva me motivou a participar deste fórum e fazer as leituras sugeridas... Tenho gostado muito do material e isto já gerou uma mudança nas minhas estratégias de trabalho com os alunos neste 3º bimestre.
MARIA DAS DORES disse em 28/08/2015 07h13È sempre bom salientar a importância do ensino da ortografia de forma reflexiva, assim fica mais fácil para
o aluno assimilar a forma correta de grafar as palavras.
MONICA disse em 28/08/2015 02h25Sou professora da rede estadual de Santa Catarina tenho feito uso do material e tenho notado os avanços dos alunos do 2º ano.
IRIS SOLANGE CAVALCANTI disse em 25/08/2015 15h46Material riquíssimo, uma vez que, tanto o ensino como a aprendizagem da ortografia ofereço dificuldades ao professor, quando o mesmo vai ensinar, e não sabendo ensinar, como o aluno vai aprender? Surge, então a necessidade do professor de buscar conhecimentos, diversificando cada vez mais as suas metodologias no processo ensino e aprendizagem. Face ao exposto, o Artigo Ortografia Reflexiva é um dispositivo, para facilitar o fazer pedagógico do professor, em sala de aula.
ROSILENE FATIMA ROCIOLI disse em 19/08/2015 16h01Gostei muito, o artigo traz bastantes fundamentos que nos incita a continuar estudando.
Parabéns
CARLOS ALBERTO CRUZ PACIENCIA disse em 17/08/2015 15h39Interessante o material de grande ajuda para o crescimento linguísticos de nossos educandos acredito que os estudantes que tem dificuldades de ortografia precisam despertar esta aprendizagem através da consciência fonológica este exercício tem que ser feito pelo professor
JOSELMA MEDEIROS disse em 03/08/2015 15h48Muito bom esse tema, foi e esta sendo de grande riqueza, esse material para a minha vida profissional. Obgd
NAYRA disse em 18/07/2015 20h49Este artigo é muito bom. Uma vez que, ensinar ortografia as crianças é uma tarefa complexa, principalmente para a cabecinha de nossos alunos, tendo em vista que é contida por várias regras e exceções. Parabéns pelo artigo!
DENIMAR RÊGO NASCIMENTO disse em 12/07/2015 21h16Ser professor não é tarefa fácil e as vezes nos sentimos perdidos diante de situações como o de ensinar ortografia, que com tantas regras e exceções deixam nossos alunos confusos.Por isso quero elogia-los e agrdece-los pelo especial sobre ortografia.Excelente trabalho.
DENISE disse em 07/07/2015 16h37Excelente o conteúdo desse artigo.Particularmente acho complicado ,porém muito válido, o trabalho com ortografia.Mesmo sabendo das várias regras,exceções e enrascadas ortográficas,mas é fantástico o ensino da nossa língua porque proporciona ao aluno o letramento.
Quanto ao que revelam os erros da criança o artigo mostra que podem haver omissões,acréscimos e substituições nas escritas.Mas é preciso deixar claro que falamos de um jeito e escrevemos de outro,que precisamos ser capazes de identificar em quais contextos isso ocorre para monitorarmos nossa escrita e a escrita dos alunos.Já que a maneira como falamos/escrevemos muitas vezes revela nossa identidade como pertencente a uma comunidade linguística.É possível planejar situações didáticas que possibilitem aos alunos descobrir regularidades ortográficas e fixá-las.Uma informação importante que me chamou atenção, também no artigo,foi que é preciso sim investir no que é regular e frequente,pois agindo assim,reduziremos significativamente o número de erros.
Quanto ao ensino aprendizagem/Mediação do professor mostra a ênfase ao diagnóstico inicial,citando que este caracteriza/constrói a identificação dos conhecimentos prévios que os alunos trazem aliados às expectativas de aprendizagem.Sinaliza também que a partir das observações feitas pelo professor seria interessante mapear os possíveis erros com indicadores precisos.Essa ação permite que ao analisar os resultados das produções dos alunos é visível que os erros cometidos não são aleatórios nem resultam de atitudes de descaso ou desatenção,mas expressam suas hipóteses sobre a ortografia e a partir daí o professor poderá trabalhar não de forma fragmentada e sim articulando ortografia ao trabalho didático com linguagem escrita.
Esse material é riquíssimo e espero que todos os interessados possam ter acesso.