Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOESPECIAL — LENDO IMAGENS...

Lendo imagens

Nosso cotidiano está cercado de imagens dos mais diversos tipos, origens e finalidades, acompanhadas ou não de textos escritos ou de outras linguagens: fotografias, vídeos, gravuras, histórias em quadrinhos, placas, avisos, logomarcas, games, anúncios publicitários. As variedades são inúmeras e cada vez mais acessíveis a uma quantidade maior de pessoas.


Nesse contexto, surge a importância de reconhecer a imagem como uma linguagem e compreender suas especificidades. Mas será possível “ler imagens”? Quais são os principais elementos dessa linguagem? E de que modo é possível formar leitores capazes de construir relações de sentido entre texto escrito e imagem?


Elaborado pela Plataforma do Letramento com a assessoria da professora Lucia Santaella, doutora em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), este Especial multimídia aborda as diferentes relações entre imagem e escrita, para subsidiar o desenvolvimento de habilidades em ler imagens, ou seja: observar aspectos e traços constitutivos dos diversos tipos de imagem com que convivemos. Navegue!


COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ANA RITAANA RITA disse em 04/10/2016 22h53
Nós professores, devemos incluir os alunos á conhecer figuras e artes. Só assim surgirá a escrita com uma abordagem maravilhosa, na sala de aula. Ou até mesmo em qualquer ambiente de aprendizagem. Quando trabalhamos, buscando mecanismo para o aprendizado dos alunos, eles diferenciarão o que é escrita ou imagem.
ANA RITAANA RITA disse em 08/08/2016 22h09
Atualmente, vivemos na sala de aula com muita tecnologia, e visualizações e imagens, onde os alunos abordam assunto importante da vivencia dele,é nesse momento que a escrita e leitura, flui no aprendizado dos alunos.
MARIZETHMARIZETH disse em 06/02/2016 14h10
Adorei os matérias são de muita valia, nós como professores devemos trabalhar com os alunos dessa forma junto com a escrita e imagem, os alunos interagem com os colegas cada assunto que se aborda....
MARIZETHMARIZETH disse em 06/02/2016 14h10
Adorei os matérias são de muita valia, nós como professores devemos trabalhar com os alunos dessa forma junto com a escrita e imagem, os alunos interagem com os colegas cada assunto que se aborda....
MARIZETHMARIZETH disse em 06/02/2016 14h10
Adorei os matérias são de muita valia, nós como professores devemos trabalhar com os alunos dessa forma junto com a escrita e imagem, os alunos interagem com os colegas cada assunto que se aborda....
LUZIALUZIA disse em 25/08/2015 09h56
Quando a pessoa consegue ter uma interpretação de imagem sua capacidade de aprendizado vai ficar muito mais clara e ira facilitar seu desenvolvimento no aprendizado em geral, por isso gostei dessa opção e adoraria saber sempre mais sobre esse conteúdo.
JOCILDAJOCILDA disse em 07/04/2015 22h13
Gostei muito do material “leitura de imagens”, vai ser de muita ajuda ao projeto que estou desenvolvendo nas turmas do Trajetórias Criativas, formadas por alunos que estão fora de sua faixa etária, de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental II. Estamos estudando a segunda guerra mundial, e na minha área iremos estudar a propaganda nazista. Este material será muito valioso.
JOSÉ DOS REISJOSÉ DOS REIS disse em 30/03/2015 09h58
Sim, concordo com todas as sua opiniões, sendo que o novo modelo inserido na educação tem muito se preocupado com a inclusão social e a técnica de leitura artística tem que ser muito mais aprimorada, e vista com de modo a fazer nosso educando, a refletir sobre se o que nós vimos, será que é, o mesmo que nossos alunos veem? Isso é algo que tem que ser muito discutido pois, pois entendo que a era tecnológica em que nossos alunos tem causado uma grande diferença na forma de entender e interpretar o artístico em sua em sua forma natural. E tudo pode se considerado uma arte.
SIOMÁRIASIOMÁRIA disse em 23/03/2015 19h26
Reconhecendo que as imagens fazem parte do contexto coletivo, percebemos que é preciso ser o elo que cria possibilidades de incluir sempre mais os educandos das nossas classes no sentido e nas finalidades das imagens, bem como das suas finalidades.
DANIELADANIELA disse em 14/03/2015 23h27
A iniciativa de promover o contato do professor com a leitura de imagens é, por si só, muito interessante e necessário. A maneira intuitiva como foi montado, com associação de links contextualizados e a clareza como o assunto é abordado faz com que a abordagem do assunto seja instigante e de fácil compreensão. Adorei!
LUCIMAR BATISTA FERMINOLUCIMAR BATISTA FERMINO disse em 09/03/2015 09h33
nós professores devemos trabalhar com nossos alunos dessa forma junto a escrita e imagens para quando eles for fazer um vestibular esta interagindo cada vez mais no assunto que aborda.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS