Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOESPECIAL — CONHEÇA O ESPECIAL MULTIMÍDIA: PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA...

Conheça o Especial multimídia: Práticas de leitura na escola

Ler não é uma atividade simples. A prática envolve o domínio de diversos aspectos da língua que devem ser incorporados pelas crianças na consolidação da aprendizagem da escrita. Para desenvolver a competência leitora é necessário, além de conhecer o sistema alfabético, ter fluência e dominar a compreensão de textos, assim como participar ativamente de práticas sociais letradas. Nesse sentido, a escola tem um grande desafio como instituição que trabalha intencionalmente com o ensino dessa prática. Assim, algumas questões fundamentais se apresentam, por exemplo: Como a gestão escolar pode tornar seus espaços mais propícios à leitura? Como os professores podem estimular os alunos a gostar de ler? Como incentivar os estudantes a se tornar leitores autônomos e críticos?


Este material multimídia apresenta, de forma clara e ao mesmo tempo bastante aprofundada, as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Clique abaixo e explore o Especial Práticas de leitura na escola.


COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA APPARECIDAMARIA APPARECIDA disse em 13/05/2016 17h07
Já havia iniciado o curso em outra ocasião mas que não pude conclui-lo Hoje estou feliz porque o material disponível tem me ajudado muito a refletir meu trabalho com a EJA .Hoje com maior clareza observo o ato de ler de meus alunos de uma forma singular e a forma do curso ,a plataforma usada ,tem me auxiliado muito até mesmo a lidar com o PC
DILMADILMA disse em 11/05/2016 17h24
Um recurso enriquecedor, que com certeza, contribuirá para com nossas práticas pedagógicas de leitura.
DILMADILMA disse em 11/05/2016 17h21
Um recurso enriquecedor, que com certeza, contribuirá para com nossas práticas pedagógicas de leitura.
SANDRA MENDES PEDROZASANDRA MENDES PEDROZA disse em 06/05/2016 19h58
Um grande suporte para nossas aulas de leitura.Excelente Plataforma que nos ajudará no planejamento das atividades para o desenvolvimento do trabalho das habilidades leitoras dos nossos alunos.
GLAERGLAER disse em 03/05/2016 14h52
Material de fácil compreensão e aliado à prática pedagógica. :)
GLAERGLAER disse em 03/05/2016 14h50
Material de fácil compreensão e aliado à prática pedagógica. :)
ALTAIRALTAIR disse em 25/04/2016 18h09
Muito bom esse material multimídia sobre praticas de leituras,gostei muito.
MARYNEIDEMARYNEIDE disse em 22/04/2016 21h22
Muito feliz em ter conseguido fazer minha inscrição neste curso, simplesmente fantástico a forma como é direcionada a questão escrita e leitura.
NILDANILDA disse em 20/04/2016 09h13
As colocações feitas tem contribuído muito para minha prática em sala de aula, certamente indicarei o curso para outros professores.
JOELMAJOELMA disse em 19/04/2016 09h20
Parabéns!!! Ótimas contribuições para o curso que estou fazendo.
SILVANASILVANA disse em 18/04/2016 21h53
Adorei,um trabalho muito enriquecedor.De maneira simples nos transmitiu o recado.
ROSENIROSENI disse em 29/02/2016 09h46
Que trabalho maravilhoso e enriquecedor, nota dez, amei as abordagens dos conteúdos!
MARLUCIAMARLUCIA disse em 21/02/2016 09h45
Simplesmente MARAVILHOSO! Parabéns! Estarei indicando esta Plataforma a todos os professores de Língua Portuguesa aqui de Marataízes-ES! Teremos uma Formação da área amanhã (22/02) e estarei levando as novidades!!!! Abraços!
MÁRCIA REGINA DE FARIA GOMESMÁRCIA REGINA DE FARIA GOMES disse em 14/11/2015 18h07
Adorei! O material é rico. Parabéns !
ROSINEIAROSINEIA disse em 10/11/2015 13h32
Muito rico o material estou adorando o curso, parabéns pelo excelente trabalho disponível. Vou passar os materiais para os professores da escola na qual leciono. Obrigada!!!
ANDREAANDREA disse em 08/11/2015 20h16
Trabalho enriquecedor e motivacional. Que mais trabalhos como estes sejam disponibilizados.
IVONEIVONE disse em 27/10/2015 20h54
Parabéns pelo trabalho, já fui professora alfabetizadora e fazia com muito gosto.
ZÁIRAZÁIRA disse em 26/10/2015 00h15
Ótimo vídeo da TV Escola:Série letra Viva para enriquecer e orientar nosso trabalho com leituras valorizando os dons artísticos das crianças e estimulando,motivando a leitura desde os anos iniciais.
ZÁIRAZÁIRA disse em 26/10/2015 00h13
Ótimo vídeo da TV Escola:Série letra Viva para enriquecer e orientar nosso trabalho com leituras valorizando os dons artísticos das crianças e estimulando,motivando a leitura desde os anos iniciais.
LUZIALUZIA disse em 25/10/2015 13h48
Ótimo trabalho. Veio para somar e orientar. Acredito que o mais articulado profissional enxerga nesse trabalho valiosa contribuição. Parabéns, e nosso agradecimento.
INAH BARBOSA DOS ANJOSINAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h34
Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOSINAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h32
Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOSINAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h30
Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOSINAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h28
Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOSINAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h26
Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
ZÁIRAZÁIRA disse em 14/10/2015 10h33
Na entrevista com Cláudia Vóvio,gostei muito quando ela chama a atenção para a Formação de Ordem Cultural do alfabetizador "como o professor alfabetizador pode trabalhar leitura de literatura infantil se ele não é um leitor de literatura infantil."Talvez o ponto de partida esteja aí,a motivação para o mundo de leitores.
ALESSANDRAALESSANDRA disse em 09/10/2015 18h07
Muito interessante e importante o conteúdo deste material em multimídia , ficou mais claro . Ouvindo a entrevista ou a fala do vídeo ficou mais fácil absorver conteúdo e podemos observar nos vídeos as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Parabéns pelo ótimo trabalho.
ALESSANDRAALESSANDRA disse em 09/10/2015 18h05
Muito interessante e importante o conteúdo deste material em multimídia , ficou mais claro . Ouvindo a entrevista ou a fala do vídeo ficou mais fácil absorver conteúdo e podemos observar nos vídeos as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Parabéns pelo ótimo trabalho.
MÁRCIA DE FÁTIMAMÁRCIA DE FÁTIMA disse em 05/10/2015 00h02
Na entrevista com Cláudia Vóvio percebo um questão que é recorrente, Não perder de vista os elementos: Conhecer o objeto de ensino (apropriação do sistema de escrita); Como a criança aprende (como é esse sujeito/criança no processo da aprendizagem); Como se ensina (ordem metodológica/orientações didáticas); reportório cultural (repertório da infância - brincadeiras, brincar com as palavras, a oralidade que vem da tradição oral, literatura infantil. Não dá para pensar na entrada da criança no processo de ensino sistemático da alfabetização deslocado do universo infantil. Não simplesmente ficar atado à idade cronológica para iniciar o processo. Sim! como essa abordagem se dá!... (adorei!!!)
GLAUCEGLAUCE disse em 29/09/2015 15h08
Excelente material, Parabéns pelo trabalho. Com certeza dividirei estas informações para as colegas da minha escola.
EDVÂNIA MARIAEDVÂNIA MARIA disse em 28/09/2015 22h18
Informações e observações preciosas, e o mais importante: perfeitamente possíveis de serem concretizadas. Dicas práticas e muito proveitosas.
HELENAHELENA disse em 27/09/2015 23h27
Trabalho excelente. É papel da escola incentivar a leitura e propor estratégias que favoreçam e estimulem a leitura.
LUCIMARIALUCIMARIA disse em 25/09/2015 09h25
Excelente trabalho.
FRANCIELHO ALVES BARRETOFRANCIELHO ALVES BARRETO disse em 22/09/2015 22h01
É muito salutar termos a cesso a suportes eficazes de aprendizagem e que nos auxiliem no cotidiano como facilitadores pedagógicas na transmissão do conhecimento apra nossos discentes. Avante!
MARTAMARTA disse em 18/09/2015 16h45
Parabéns pelo trabalho! Vou apresentar para meu grupo de estudo.
JOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAAJOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAA disse em 17/09/2015 13h26
Parabéns pelo excelente trabalho. Sabemos que para colocá-lo em prática precisamos nos deliciarmos com essas importantes leituras com interesse e dedicação, e antes de tudo amor pelo que fazemos.
HILDELENEHILDELENE disse em 28/07/2015 01h33
Essa plataforma deve ser divulgada a todos os colegas, pois o conteúdo é excepcional! Vou compartilhar com meus colegas e alunos do curso de Letras.
ELIANE CRISTINA DE FARIAELIANE CRISTINA DE FARIA disse em 26/07/2015 01h48
Excelente Plataforma "Práticas de leitura na escola". Esse material nos proporciona um contato com outros projetos, renovando o acervo e acrescentando ao material do professor um pouco mais de incentivo e estímulo, combustível necessário para percorrer nosso longo caminho como formadores de leitores. Achei excelentes as dicas que nos foram passadas para estimular os alunos a ler. Vou adotar todas elas. Obrigada pela contribuição.
IRACEMAIRACEMA disse em 14/07/2015 11h55
Considero esse material muito valioso e, ao meso tempo, desafiador pois nos leva a ter uma outra vertente do leitor que somos e daquele que queremos formar.
ROSANGELAROSANGELA disse em 12/07/2015 17h52
muito bom o material.
ROSELIROSELI disse em 09/07/2015 21h49
Muito bom trabalho!!O material é belíssimo, precisamos colocá-lo em pratica!
MARIA APARECIDA DAMARIA APARECIDA DA disse em 01/07/2015 08h24
Quando aprendemos , crescemos , nos reciclamos , para agir com maior desempenho e participação junto aos nossos jovens.
ELIZANGELAELIZANGELA disse em 29/06/2015 07h48
Ótimo material!!!!! Muito importante esse material para nosso trabalho!!!
IRACEMAIRACEMA disse em 24/06/2015 22h26
É estimulante conhecer projetos que fazem toda diferença na formação de um leitor. Além de aguçar, principalmente nós, professores, que muitas vezes nos vemos sem direção nessa estrada onde temos a missão de estimular e formar alunos leitores.
MEIREMEIRE disse em 18/06/2015 20h46
Conteúdo abordado perfeito.
SIDNEIA DE FATIMA MACIELSIDNEIA DE FATIMA MACIEL disse em 17/06/2015 16h40
Bacana!!!!Muito proveitoso para nós docentes este curso. Vou compartilhar com os meus colegas da minha Escola e as minhas filhas que são professoras ,na rede públicas na disciplina de Língua Portuguesa.
ROSIMARIROSIMARI disse em 17/06/2015 11h04
Material excelente! Amei!!! Concordo plenamente! Devemos estimular a alfabetização desde a alfabetização.
SIDNEIA DE FATIMA MACIELSIDNEIA DE FATIMA MACIEL disse em 16/06/2015 10h57
Muito bom!A exposição simples de leitura ,na qual contribuem para a dinâmica de alfabetização e letramento.
SÔNIA FURTADOSÔNIA FURTADO disse em 14/06/2015 23h10
Material excelente! Concordo também que devemos estimular alfabetização desde cedo.
ROSA APARECIDAROSA APARECIDA disse em 11/06/2015 18h45
Plataforma do Letramento- Suporte valiosíssimo para o professor ampliar seus conhecimentos, porque como disse o nosso colega Laércio, nós nos formamos e fomos jogados para uma sala de aula sem preparo algum. Agora graças a esses cursos e recursos tecnológicos estamos um pouco mais preparados e informados.
DANIEL PAULODANIEL PAULO disse em 03/06/2015 15h24
Essa interação do pensamento pedagógico da plataforma com a maneira como os educandos reagem no fórum com suas postagens, superações e necessidades abre nos uma visão da necessidade de um currículo integrado onde todas as disciplinas interagem na leitura e na interpretação em busca do todo ; reestruturando a maneira de pensar o ensino e da necessidade da urgência qualificação do professor,
ISABEL CRISTINAISABEL CRISTINA disse em 02/06/2015 14h31
Muito interessante os ícones da plataforma. Gostei muito das informações.
MARTAMARTA disse em 22/05/2015 15h44
HOJE TIVE TEMPO E PUDE CONHECER VÁRIOS ÍCONES DA PLATAFORMA E CONFESSO QUE ADOREI. ESTAREI SEMPRE POR AQUI. PARABÉNS!
IZABEL C.IZABEL C. disse em 17/05/2015 15h09
Quero deixar aqui registrado o quanto este portal tem sido útil para minha formação e atuação como professora. A toda equipe minha gratidão por deixar tão claro o papel da leitura na nossa vida e do aluno. E como proceder nessa difícil tarefa de ensinar a ler(nas mais variadas formas).
MONICAMONICA disse em 14/05/2015 13h55
Olá pessoal A Plataforma da Letramento é uma ferramenta didática muito útil ao professor.A leitura deve ser incentiva todos os dias para que ela se torne um habito na vida do aluno.Excelente proposta metodológica.
ADRIANAADRIANA disse em 13/05/2015 22h16
Muito interessante esta Plataforma.Este material multimídia apresenta, de forma clara e ao mesmo tempo bastante aprofundada, as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Ótimo trabalho.
LAÉRCIOLAÉRCIO disse em 07/05/2015 22h35
Sou professor há 1 ano. Percebo que em toda profissão, sem exceção, há um exaustivo treinamento antes de que se inicie efetivamente a exercê-la. Isso não acontece na profissão de professor. É um grande erro. O médico, o advogado, o engenheiro, e todos outros profissionais trabalham como auxiliares por anos a fio até que por fim, já prontos, iniciam aos poucos, por conta própria a sua jornada laboral e continuam a sua formação permanente. Isso não ocorre em nossa profissão; após a graduação somos jogados em uma sala de aula, sem o mínimo de preparo prático, apenas dotados de um cabedal teórico muito superficial e pífio. Somando-se a essa realidade a superlotação de alunos em classe temos uma batata muito quente em nossas mãos. Nossa geração já se mostrou incompetente para solucionar estas e outras questões. Mas tenho fé que esses jovens que muitos professores rotulam de indisciplinados farão as mudanças necessárias, pois essa indisciplina nada mais é do que a insatisfação latente que têm dentro deles, mas que logo, logo começará a desabrochar e se transformar em uma verdadeira revolução que irá transformar tudo isso que conhecemos como Escola ou Educação. Desculpem o desabafo.
SONIA MARASONIA MARA disse em 07/05/2015 21h52
Mais um suporte para professores com um material muito rico de ideias e informações. É preciso que cada professor se conscientize da importância de estar sempre em busca de conhecimento para poder tornar sua aula prazerosa e atrativa, pois bem sabemos como anda a leitura de nossos alunos bem como de nosso país, muito precisa ser pensado, revisto e posto em pratica.
ADRIANA MARIAADRIANA MARIA disse em 04/05/2015 17h25
Muito bom o material, mais uma forma de pensar a nossa prática.
MONICAMONICA disse em 02/05/2015 00h20
Adorei o trabalho desenvolvido pela plataforma letramento ...parabens muito bom mesmo
ADRIANAADRIANA disse em 29/04/2015 01h12
Excelente trabalho.É de suma importância desenvolver projetos diferenciados que desenvolva o gosto pela leitura.
ROSANGELAROSANGELA disse em 15/04/2015 18h18
Excelente. Gostei muito da plataforma e acho que o material do curso de modo geral é muito bom.
VERA LÚCIAVERA LÚCIA disse em 11/04/2015 17h33
Adorei a plataforma, mais uma ferramenta para nos auxiliar!!!!
ELIANEELIANE disse em 01/04/2015 09h47
Olá Retornei à Plataforma, compartilhei-a na página de meu Facebook e em uma página que administro, com a intenção de que mais colegas cliquem neste link. Chamou-me atenção que, embora a aluna leia com dificuldade, a professora fala com carinho e incentiva-a a praticar a leitura. Excelente exemplo.
GISELLE NUNES BAPTISTA AMORIMGISELLE NUNES BAPTISTA AMORIM disse em 31/03/2015 21h04
Bom material de consulta para o professor. Parabéns!!
SIDNÉIASIDNÉIA disse em 25/03/2015 20h32
Penso que para estimularmos a leitura, faz-se necessário levar aos alunos a ter um contato maior com os diferentes gêneros de leitura, para que ele possa se identificar com um ou mais gêneros.
TATIANATATIANA disse em 23/03/2015 23h10
Excelente material, amei a plataforma! Parabéns!!
SIDINÉIASIDINÉIA disse em 22/03/2015 21h37
Muito bom! Através de uma exposição simples foram expostos conceitos profundos e básicos, os quais contribuem para a dinâmica de alfabetização e letramento.
VERA  LÚCIAVERA LÚCIA disse em 21/03/2015 22h12
Realmente o que é proposto é inovador e sério! Estou podendo refletir sobre minha atuação como professora e colhendo sugestões de atividades, que dificilmente não agradarão aos estudantes.
VERA  LÚCIAVERA LÚCIA disse em 21/03/2015 18h50
Penso que para estimularmos a leitura, faz-se necessário levar aos alunos textos cujas temáticas dialoguem com eles, promovendo conversar e intervindo com informações que possam ser úteis.
ELAINEELAINE disse em 19/03/2015 21h08
Estou surpresa e muito feliz de ter encontrado este site. Ele é uma ferramenta poderosa. Em relação ao conteúdo fiquei impressionada, os conteúdos superaram minhas expectativas, concordo que a compreensão é peça chave não processo de interesse do aluno, pois só assim ele atribuirá sentido nas leituras que fará e se tornará um leitor assíduo.
DULCE ELENA TEODORO DEDULCE ELENA TEODORO DE disse em 18/03/2015 22h52
Muito bom toda a colocação dos professores, creio que se não houver um incentivo dos professores, dificilmente os alunos pegarão gosto pela leitura. Mas o que é incentivo para um infelizmente não é para outro, pois a motivação é diferente para cada pessoa, creio, que através de pequenos textos que condiz com a realidade do aluno, considerando o meio cultural deve levar o aluno a gostar mais do assunto, cativando a curiosidade para saber mais sobre determinado tema despertando a curiosidade para que ele mesmo parta para novas pesquisas. O brasileiro lê um livro enquanto em países estrangeiros leem 5, o despertar da leitura deve iniciar nos primórdios da alfabetização e dar continuidade é claro em cada nível escolar. A clareza e entonação que um professor expõe um tema pode alavancar a motivação pela leitura, mas creio que será um conjunto bem amplo de atividades que precisam ser engajadas para atingir este objetivo.
JOSENILDEJOSENILDE disse em 16/03/2015 21h46
maravilhoso.
MARCIAMARCIA disse em 16/03/2015 11h25
Todos os dias estamos aprendendo e os comentários , a leitura e os videos abrem um pouco mais para esse universo de educação tão desafiadora com a concorrência da tecnologia .Muito bom !
ARIANY DE JESUSARIANY DE JESUS disse em 15/03/2015 15h33
E incrível este universo e com as colocações q são feitas no vídeos fica bem mas fácil desenvolver um bom trabalho de alfabetização.
ELIANEELIANE disse em 11/03/2015 11h32
As colocações do professor Luiz Percival Leme Brito são interessantes e pertinentes. Destaco, entre elas, o papel do professor como mediador, com características de quem possui autoridade, liderança e conduz o processo de ensino. A escola referenciada como espaço de grandes desafios cuja função é desenvolver a formação intelectual da pessoa, ensiná-la a estudar. Com relação à livre escolha de leitura, isso só é possível para quem já tem formação, caso contrário fica impedida. Faz-se necessário a mediação do professor para que a cultura
JANET  LILI  AZAMBUJAJANET LILI AZAMBUJA disse em 09/03/2015 10h31
Excelente, importante p/ suporte. É estas as buscas p/ dinamizar as práticas p/ conseguir alcançar objetivo dos profissionais, chegando a eficácia da atuação dos verdadeiros leitores. ( entender, compreender p/ valorizar).
ROSIMERE RODRIGUES DE ASSIS SILVAROSIMERE RODRIGUES DE ASSIS SILVA disse em 06/03/2015 20h07
Obrigado!!! É UM EXCELENTE PROGRAMA POIS NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS O MAIS IMPORTANTE NO APRENDIZADO É O DOMÍNIO PELA LEITURA E ESCRITA...
ANAANA disse em 03/02/2015 10h34
Perfeito e esclarecedor. Ótimo para formação leitora.
MIRIANMIRIAN disse em 01/12/2014 14h12
Excelente material!
ROSANGELAROSANGELA disse em 30/10/2014 21h14
Material muito bom. Vou repassar para meus colegas de escola.
LIANELIANE disse em 20/10/2014 18h40
Muito bom esse material multimídia sobre práticas de leitura, sobre a fluência da leitura... Além da leitura super dinâmica que propõe com seus links para vários textos e mídias, é muito bom ver os estudo do campo da psicologia cognitiva da leitura serem apropriados por concepções de ensino da língua que consideram o sujeito aprendiz como sujeito pensante, que constrói conhecimentos de forma ativa e que aprende participando de situações de leitura e escrita como práticas socioculturais que são! Mais um ponto para a Plataforma! Defendo sempre isso! Os defensores de métodos fônicos, de um ensino mecanicista, não são donos desses saberes, como parecem querer alardear! Precisamos tomar posse desses estudos e pensá-los à luz de concepções sociointeracionistas, socioconstrutivistas de aprendizagem e articulado aos nossos posicionamentos quanto à dimensão sociodiscursiva da escrita, quanto ao letramento. Fico muito feliz de ver esse tratamento dado aqui ao tema!
DENIZE PALADINEDENIZE PALADINE disse em 18/10/2014 09h59
Muito importante a colocação da especialista Cláudia Vóvio quanto ao tempo ou idade certa de alfabetizar. Realmente pensar na alfabetização das crianças na idade certa, é um aspecto importante a se discutir entre professores alfabetizadores de como ensinar, quais as formas que venham contribuir para que as crianças ainda bem pequenas, não percam as maravilhas do brincar, do cantar, do falar. Vejo muitos equívocos em muitas escolas quanto ao tratamento desta questão tão importante, para o desenvolvimento do gosto para o ler e o escrever das crianças.
GEMINEGEMINE disse em 13/10/2014 14h25
Adorei a plataforma maravilhoso o material
JORGE FERNANDOJORGE FERNANDO disse em 09/10/2014 20h09
Assistir os videos, e achei interessante a forma pela qual os entrevistados abordam os assuntos Alfabetização e Letramento. Ainda se acredita que são dois processos iguais e não imbricadores. Penso que alfabetizar é o processo de aquisição do código linguístico, momento em a pessoa começa a ter os primeiros contatos com o alfabeto da língua materna; já o letramento é o desenvolvimento deste código escrito no sentido saber atuar em sociedade com a escrita enquanto instrumento de inserção social e cidadania. Não é mais admissível alguém em pleno século XXI nunca ter contato com a escrita em uma sociedade grafocêntrica.
RENATARENATA disse em 07/10/2014 07h51
O material é maravilhoso. Irei divulgar para minhas turmas. Estou encantada!!!!
PRISCILA ARAUJOPRISCILA ARAUJO disse em 02/10/2014 08h00
Penso que falta investimento na formação do professor alfabetizador. Ensinar a notação do sistema alfabético requer muita fundamentação teórica do professor, também concordo com a Fátima, pesquisadora da Puc, que falta consolidação dessa notação no 2º e 3º ano do ciclo da alfabetização.
NEUMA SANDRANEUMA SANDRA disse em 01/10/2014 20h51
A abordagem dada ao conteúdo foi excelente.De maneira simples e bem didática, conseguiu transmitir informações preciosas sobre as práticas de leitura. Parabéns.
MARLI PINTO DE SIQUEIRAMARLI PINTO DE SIQUEIRA disse em 26/09/2014 21h02
Gostei muito !!!!!!!!!!!!!!!
MARLENEMARLENE disse em 17/09/2014 23h43
Aguardo as discussões, dúvidas e comentários sobre o especial no fórum "Práticas de leitura na escola"
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h20
Para acessar o fórum "Práticas de leitura na escola", clique no link abaixo (http://www.plataformadole...-na-escola.html).
LUZINEIA LEITELUZINEIA LEITE disse em 16/09/2014 15h26
Muito bom participar desta plataforma, é muito proveitosa para nós educadores.
FLAVIAFLAVIA disse em 15/09/2014 21h23
Belíssimo material! Encantada.
CRISTINA MARACRISTINA MARA disse em 15/09/2014 17h42
O Brasil em termos de escola pública, em algumas regiões, tem avançado para ter esse nível esperado, mas em outras, as crianças ficam com a criatividade do professor para alcançar esse nível de direitos para as crianças que desejam ardentemente serem leitoras e escritoras.
ANETEANETE disse em 15/09/2014 16h12
MARAVILHOSO!!! Parabéns pelo excelente trabalho disponivel!! s2 Ameiiiii!!! Irei divulgar para a turma que participo na do 5 semestre da Faculdade que estudo.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS