RITA DE CÁSSIA disse em 15/10/2020 14h00Excelente!Tudo que ouço adapto para minha sala, para minha situação vivenciada com meus alunos ...ou seja, aprendizagem tem que dar prazer pois nosso cérebro busca o prazer;a criança é um ser cheio de possibilidades e eu tenho que alçá-la a voos infinitos toda vez que a mesma procura , por exemplo ,uma profissão e não rechaçá-la segundo meu ponto de vista limitante; ...existe um poder muito grande na relação de intimidade que o professor estabelece com o seu aluno e tabém a necessidade de corresponder de forma positiva após a formação desse laço....gostando demais do curso !!!!
MARIA DAS GRAÇAS disse em 02/10/2020 19h16Foi maravilhoso, porque me vi no lugar de cada uma das professoras e palestrantes, veio ao encontro do meu fazer e do que eu quero continuar fazendo. Porque ninguém merece mais do eles. Que demos sempre o melhor de nós.
ADRIANA disse em 30/09/2020 16h33Que exposição diferenciada e bacana tanto em relação à alfabetização quanto à formação de pedagogos competentes.
GENIANE disse em 14/06/2020 18h15Material riquíssimo para o nosso aprimoramento. Parabéns!!!
KALLINE CHRISTIANE BEZERRA DE VASCONCELOS disse em 11/06/2020 16h07Estou gostando muito desse curso ( leitura vai e escrita vem), a cada dia aprendo mais com as novas estratégias das atividades propostas pelas aulas. Só tenho a agradecer por repartir esses conhecimentos.
KERLES CRISTINA disse em 11/06/2020 16h07O material é riquíssimo, nos proporciona analisar de forma crítica a prática pedagógica. Muito obrigada pela oportunidade de participar deste curso.
GENIANE disse em 08/06/2020 22h09Excelente material!
SHIRLEY disse em 12/05/2020 20h48Adorei as propostas de leitura!!! Vou aplicar na minha escola, obrigada.
DOLORES disse em 12/05/2020 18h23Todo o material é fantástico, rico e complementar. Podemos ter uma visão ampla das necessidades, caminhos e sugestões para desenvolvimento e crescimento nas práticas e aproveitamento.
SOLANGE disse em 30/04/2020 19h04... Espaço virtual a enriquecer interação cultural. Parabéns!
JOANICE disse em 18/04/2020 22h00O material é de grande valia, estou ampliando os meus conhecimentos para compartilhar com os demais.
MÁRIO disse em 20/11/2019 23h03Todos os projetos de estímulo à leitura que assisti e li são excelentes. E, com certeza, vou me valer deles em sala de aula. Estão todos de parabéns!
ELZA disse em 17/10/2019 19h24Eu sou nova no Fundamental I, mas pelo que vi na plataforma o trabalho coletivo da escola segue utilizando a biblioteca trabalhando os gêneros previstos no projeto pedagógico, bem como a leitura em sala de aula e empréstimo de livros para que os alunos leiam em casa.
ELZA disse em 17/10/2019 18h58O material da plataforma é muito bom, vem corroborar a nossa ideia de praticar a leitura todos os dias, um excelente auxílio para alfabetização e letramento.
LUCENILDA disse em 06/10/2019 01h10Olá boa Noite! sou professora da rede pública, estou encantada com o curso, pois está contribuindo muito para minha prática pedagógica.
ELISANGELA disse em 17/06/2019 20h58Muito Bom! Amei! irá contribuir significativamente para um bom trabalho com os alunos. Estou maravilhada!.
SILVANA disse em 17/05/2019 21h49Amei!!!
VILMA APARECIDA disse em 02/05/2019 20h17Gostei muito do material, vou adquirir na sala de aula.
VILMA APARECIDA disse em 02/05/2019 20h13Gostei muito do material, vou adquirir na sala de aula.
ANA PAULA disse em 01/05/2019 18h19Excelente material. Encantada, com certeza ajudará na minha prática.
MARIA SOCORRO disse em 26/04/2019 16h58Material riquíssimo, prático e relativamente fácil de trabalhar.
Excelente!!!
EDNA disse em 05/11/2018 13h01Material rico, que sem duvidas servirá de base para minha atuação em sala de aula.
VANESSA disse em 04/11/2018 22h39muito bom!
JENIVAN disse em 22/10/2018 20h56Excelente material! O estudo aqui só veio a reforça, ainda mais, o que penso a respeito da importância da leitura e da escrita na sala de aula.
CRISTIANE disse em 18/10/2018 22h50Muito bom!!!
ADRIANA disse em 02/10/2018 16h52O conhecimento aqui adquirido não pode ficar esquecido. Tornar as aulas mais dinâmicas e significativas, com um novo olhar para as estratégias de leitura.
JANETE MEYRE disse em 01/10/2018 10h55GOSTEI MUITO DO MATERIAL DESSA PLATAFORMA, NOS AJUDA MUITO A ENTENDER MELHOR OS CONTEÚDOS E SUAS ABORDAGENS.
CHRISTIANE disse em 14/09/2018 11h56a leitura é muito importante,pois é nela encontramos o caminho da vida.
ANA CÉLIA disse em 11/09/2018 23h38Muito interessante ! A prática da leitura na escola deve ser exercitada todos os dias. Porque isso vira hábito e rotina. O professor é fundamental nesta dinâmica. Nem só os prof°s de Língua Portuguesa, mas todas as disciplinas. Trabalho muito significante. Gostei!
SANDRA REGINA disse em 09/09/2018 06h00Esse material, além de ser incrível, deveria ser utilizado sempre nas escolas públicas. Ele é de fácil entendimento e incentiva realizar as atividades propostas.
Fico agradecida por ter esse material disponível para consulta.
ROBERTA disse em 07/09/2018 18h13Esse material é ótimo vocês estão de parabéns.
ANA CÉLIA disse em 28/08/2018 00h50Muito interessante a Plataforma.
Falar de leitura é falar de um bem cultural que deveria estar presente na vida de todas as pessoas,mas sabemos que isso está muito comprometido,a partir do momento que elas estão envolvidas com outros atrativos e não valorizam as riquezas culturais do mundo. Porque só a leitura proporciona conhecer essa diversidade.
ROBERTA disse em 23/08/2018 22h00eu adorei esse material ele é amplo riquíssimo é de grande valia para nossa prática pedagógica.
MARGARETH disse em 20/08/2018 09h57Não tive muito tempo para ver todo o material mas pelo pouco que vi, me ajudou a tirar muitas dúvidas e já sei como colocar em prática as ideias que surgiram com o estudo nesta plataforma e até me inscrevi na mesma. Indicarei para os meus colegas de trabalho.
ERIVAN disse em 18/08/2018 19h37A leitura , como prática é algo qu
TATIANA disse em 17/08/2018 11h31Ótimo material, ótimos textos..me trouxeram grande contribuição e incentivo.
LUCIANA disse em 14/08/2018 20h09Excelente material que oferece aos professores um riquíssimo referencial teórico. Estão de parabéns! Será muito útil para enriquecer a minha prática pedagógica.
GLÁUCIA disse em 19/06/2018 14h12Excelente material. Deve ser revisto sempre. Vou repassar para meus colegas.
FRANCISCO ALENCAR DA SILVA disse em 31/05/2018 20h54Informações extremamente essenciais para a prática e o desenvolvimento da leitura. Na plataforma, o professor é direcionado para uma experiência singular para suas atividades de leitura em sala de aula. Aborda situações e interações entre professor e aluno orientando para um novo despertar de aprendizado no processo da leitura.
EUNILTON disse em 27/05/2018 14h18Material de suma importância para trabalhar a leitura na sala de aula.
JOSELITA disse em 15/05/2018 09h39Ler é atribuir sentido... Amei!!!!
JOSELITA disse em 11/05/2018 17h58Estou amando participar dessa plataforma. Material muito bom. Parabéns!!
LUCÉLIA disse em 13/02/2018 19h16muito interessante excelente trabalho que disponibiliza a nós educadores.
RHODRIGO disse em 14/11/2017 14h06Excelente!
SANDRA DE disse em 13/11/2017 13h00Muito bom, amei!
ROSELI disse em 12/11/2017 22h24Excelente material e será de bom proveito.
ROSELI disse em 12/11/2017 22h15Foi muito bom participar do curso. Excelente material que será de bom proveito.
SELMA M A C DE OLIVEIRA disse em 07/11/2017 16h02Que material maravilhoso! Estou surpresa com esse presente sobre práticas de leitura... Assim aprendemos interagindo, participando de situações de leitura e escrita como práticas socioculturais!
Adorei!
LIDIA disse em 06/11/2017 17h37Dicas maravilhosas e que farão a diferença nas aulas de leituras!
MAISA disse em 05/11/2017 01h50Achei Maravilhoso!
NOELY disse em 16/10/2017 00h12Gostei muito do material.
LIDIANE disse em 22/09/2017 00h52Olá!
Não consegui acessar o Especial multimídia: Práticas de leitura na escola. Não vi nenhum link que me levasse até ele.
PLATAFORMA respondeu em 26/09/2017 10h56Olá, sra. Lidiane, este material ficou um tempo fora do ar em manutenção, mas agora já está funcionando normalmente. Obrigada pelo comentário. Att. Plataforma do Letramento
ROSELI MARILDA disse em 17/05/2017 21h42Texto excelente, auxilia muito a prática pedagógica.
IRACILDA disse em 13/05/2017 18h58Adorei, perfeito para minhas aulas de leitura!
ROSA ALESANDRA disse em 11/05/2017 15h22Maravilhoso material !!! Encantada!!
IZABEL disse em 05/05/2017 19h36Maravilhoso ponto de vista. A escola é lugar de escolhas de leituras, mas muito mais que isso: antes, é lugar de ensinar a estudar e de oferecer possibilidades de leituras.
ZILDA disse em 15/11/2016 10h18O material é de suma importância, dando caminhos para se ter sucesso na alfabetização e letramento. As dicas maravilhosas.
NILDA CARMÉLIA disse em 02/11/2016 13h29Um recurso muito importante, que irá contribuir para nossas práticas do dia a dia.
JOSEFINA DE ALMEIDA MARTINS REZENDE disse em 02/11/2016 13h19Esta plataforma didática é muito útil. A leitura deve ser incentivada todos os dias para que ela se torne um hábito na vida do aluno.
ALMIRO disse em 20/09/2016 19h21Esta Plataforma da Letramento é uma ferramenta didática muito útil ao professor. A leitura deve ser incentiva todos os dias para que ela se torne um habito na vida do aluno. Excelente proposta metodológica.
MARIA APPARECIDA disse em 13/05/2016 17h07Já havia iniciado o curso em outra ocasião mas que não pude conclui-lo Hoje estou feliz porque o material disponível tem me ajudado muito a refletir meu trabalho com a EJA .Hoje com maior clareza observo o ato de ler de meus alunos de uma forma singular e a forma do curso ,a plataforma usada ,tem me auxiliado muito até mesmo a lidar com o PC
DILMA disse em 11/05/2016 17h24Um recurso enriquecedor, que com certeza, contribuirá para com nossas práticas pedagógicas de leitura.
DILMA disse em 11/05/2016 17h21Um recurso enriquecedor, que com certeza, contribuirá para com nossas práticas pedagógicas de leitura.
SANDRA MENDES PEDROZA disse em 06/05/2016 19h58Um grande suporte para nossas aulas de leitura.Excelente Plataforma que nos ajudará no planejamento das atividades para o desenvolvimento do trabalho das habilidades leitoras dos nossos alunos.
GLAER disse em 03/05/2016 14h52Material de fácil compreensão e aliado à prática pedagógica. :)
GLAER disse em 03/05/2016 14h50Material de fácil compreensão e aliado à prática pedagógica. :)
ALTAIR disse em 25/04/2016 18h09Muito bom esse material multimídia sobre praticas de leituras,gostei muito.
MARYNEIDE disse em 22/04/2016 21h22Muito feliz em ter conseguido fazer minha inscrição neste curso, simplesmente fantástico a forma como é direcionada a questão escrita e leitura.
NILDA disse em 20/04/2016 09h13As colocações feitas tem contribuído muito para minha prática em sala de aula, certamente indicarei o curso para outros professores.
JOELMA disse em 19/04/2016 09h20Parabéns!!! Ótimas contribuições para o curso que estou fazendo.
SILVANA disse em 18/04/2016 21h53Adorei,um trabalho muito enriquecedor.De maneira simples nos transmitiu o recado.
ROSENI disse em 29/02/2016 09h46Que trabalho maravilhoso e enriquecedor, nota dez, amei as abordagens dos conteúdos!
MARLUCIA disse em 21/02/2016 09h45Simplesmente MARAVILHOSO! Parabéns! Estarei indicando esta Plataforma a todos os professores de Língua Portuguesa aqui de Marataízes-ES! Teremos uma Formação da área amanhã (22/02) e estarei levando as novidades!!!! Abraços!
ROSINEIA disse em 10/11/2015 13h32Muito rico o material estou adorando o curso, parabéns pelo excelente trabalho disponível. Vou passar os materiais para os professores da escola na qual leciono.
Obrigada!!!
ANDREA disse em 08/11/2015 20h16Trabalho enriquecedor e motivacional. Que mais trabalhos como estes sejam disponibilizados.
IVONE disse em 27/10/2015 20h54Parabéns pelo trabalho, já fui professora alfabetizadora e
fazia com muito gosto.
ZÁIRA disse em 26/10/2015 00h15Ótimo vídeo da TV Escola:Série letra Viva para enriquecer e orientar nosso trabalho com leituras valorizando os dons artísticos das crianças e estimulando,motivando a leitura desde os anos iniciais.
ZÁIRA disse em 26/10/2015 00h13Ótimo vídeo da TV Escola:Série letra Viva para enriquecer e orientar nosso trabalho com leituras valorizando os dons artísticos das crianças e estimulando,motivando a leitura desde os anos iniciais.
LUZIA disse em 25/10/2015 13h48Ótimo trabalho. Veio para somar e orientar. Acredito que o mais articulado profissional enxerga nesse trabalho valiosa contribuição. Parabéns, e nosso agradecimento.
INAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h34Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h32Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h30Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h28Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
INAH BARBOSA DOS ANJOS disse em 18/10/2015 15h26Excelente vídeo, realmente não podemos esquecer que aos 6 anos a cça esta pronta para iniciar o processo de alfabetização , que será consolidado aos 7, mas para que isso aconteça não se pode esquecer das brincadeiras, histórias infantis, cantigas de rodas, do lúdico.
ZÁIRA disse em 14/10/2015 10h33Na entrevista com Cláudia Vóvio,gostei muito quando ela chama a atenção para a Formação de Ordem Cultural do alfabetizador "como o professor alfabetizador pode trabalhar leitura de literatura infantil se ele não é um leitor de literatura infantil."Talvez o ponto de partida esteja aí,a motivação para o mundo de leitores.
ALESSANDRA disse em 09/10/2015 18h07Muito interessante e importante o conteúdo deste material em multimídia , ficou mais claro . Ouvindo a entrevista ou a fala do vídeo ficou mais fácil absorver conteúdo e podemos observar nos vídeos as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Parabéns pelo ótimo trabalho.
ALESSANDRA disse em 09/10/2015 18h05Muito interessante e importante o conteúdo deste material em multimídia , ficou mais claro . Ouvindo a entrevista ou a fala do vídeo ficou mais fácil absorver conteúdo e podemos observar nos vídeos as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Parabéns pelo ótimo trabalho.
MÁRCIA DE FÁTIMA disse em 05/10/2015 00h02Na entrevista com Cláudia Vóvio percebo um questão que é recorrente, Não perder de vista os elementos: Conhecer o objeto de ensino (apropriação do sistema de escrita); Como a criança aprende (como é esse sujeito/criança no processo da aprendizagem); Como se ensina (ordem metodológica/orientações didáticas); reportório cultural (repertório da infância - brincadeiras, brincar com as palavras, a oralidade que vem da tradição oral, literatura infantil.
Não dá para pensar na entrada da criança no processo de ensino sistemático da alfabetização deslocado do universo infantil. Não simplesmente ficar atado à idade cronológica para iniciar o processo. Sim! como essa abordagem se dá!...
(adorei!!!)
GLAUCE disse em 29/09/2015 15h08Excelente material, Parabéns pelo trabalho. Com certeza dividirei estas informações para as colegas da minha escola.
EDVÂNIA MARIA disse em 28/09/2015 22h18Informações e observações preciosas, e o mais importante: perfeitamente possíveis de serem concretizadas. Dicas práticas e muito proveitosas.
HELENA disse em 27/09/2015 23h27Trabalho excelente. É papel da escola incentivar a leitura e propor estratégias que favoreçam e estimulem a leitura.
LUCIMARIA disse em 25/09/2015 09h25Excelente trabalho.
FRANCIELHO ALVES BARRETO disse em 22/09/2015 22h01É muito salutar termos a cesso a suportes eficazes de aprendizagem e que nos auxiliem no cotidiano como facilitadores pedagógicas na transmissão do conhecimento apra nossos discentes. Avante!
MARTA disse em 18/09/2015 16h45Parabéns pelo trabalho! Vou apresentar para meu grupo de estudo.
JOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAA disse em 17/09/2015 13h26Parabéns pelo excelente trabalho. Sabemos que para colocá-lo em prática precisamos nos deliciarmos com essas importantes leituras com interesse e dedicação, e antes de tudo amor pelo que fazemos.
HILDELENE disse em 28/07/2015 01h33Essa plataforma deve ser divulgada a todos os colegas, pois o conteúdo é excepcional! Vou compartilhar com meus colegas e alunos do curso de Letras.
ELIANE CRISTINA DE FARIA disse em 26/07/2015 01h48Excelente Plataforma "Práticas de leitura na escola". Esse material nos proporciona um contato com outros projetos, renovando o acervo e acrescentando ao material do professor um pouco mais de incentivo e estímulo, combustível necessário para percorrer nosso longo caminho como formadores de leitores. Achei excelentes as dicas que nos foram passadas para estimular os alunos a ler. Vou adotar todas elas. Obrigada pela contribuição.
IRACEMA disse em 14/07/2015 11h55Considero esse material muito valioso e, ao meso tempo, desafiador pois nos leva a ter uma outra vertente do leitor que somos e daquele que queremos formar.
ROSANGELA disse em 12/07/2015 17h52muito bom o material.
ROSELI disse em 09/07/2015 21h49Muito bom trabalho!!O material é belíssimo, precisamos colocá-lo em pratica!
MARIA APARECIDA DA disse em 01/07/2015 08h24Quando aprendemos , crescemos , nos reciclamos , para agir com maior desempenho e participação junto aos nossos jovens.
ELIZANGELA disse em 29/06/2015 07h48Ótimo material!!!!! Muito importante esse material para nosso trabalho!!!
IRACEMA disse em 24/06/2015 22h26É estimulante conhecer projetos que fazem toda diferença na formação de um leitor. Além de aguçar, principalmente nós, professores, que muitas vezes nos vemos sem direção nessa estrada onde temos a missão de estimular e formar alunos leitores.
MEIRE disse em 18/06/2015 20h46Conteúdo abordado perfeito.
SIDNEIA DE FATIMA MACIEL disse em 17/06/2015 16h40Bacana!!!!Muito proveitoso para nós docentes este curso. Vou compartilhar com os meus colegas da minha Escola e as minhas filhas que são professoras ,na rede públicas na disciplina de Língua Portuguesa.
ROSIMARI disse em 17/06/2015 11h04Material excelente! Amei!!! Concordo plenamente! Devemos estimular a alfabetização desde a alfabetização.
SIDNEIA DE FATIMA MACIEL disse em 16/06/2015 10h57Muito bom!A exposição simples de leitura ,na qual contribuem para a dinâmica de alfabetização e letramento.
SÔNIA FURTADO disse em 14/06/2015 23h10Material excelente! Concordo também que devemos estimular alfabetização desde cedo.
ROSA APARECIDA disse em 11/06/2015 18h45Plataforma do Letramento- Suporte valiosíssimo para o professor ampliar seus conhecimentos, porque como disse o nosso colega Laércio, nós nos formamos e fomos jogados para uma sala de aula sem preparo algum. Agora graças a esses cursos e recursos tecnológicos estamos um pouco mais preparados e informados.
DANIEL PAULO disse em 03/06/2015 15h24Essa interação do pensamento pedagógico da plataforma com a maneira como os educandos reagem no fórum com suas postagens, superações e necessidades abre nos uma visão da necessidade de um currículo integrado onde todas as disciplinas interagem na leitura e na interpretação em busca do todo ; reestruturando a maneira de pensar o ensino e da necessidade da urgência qualificação do professor,
ISABEL CRISTINA disse em 02/06/2015 14h31Muito interessante os ícones da plataforma. Gostei muito das informações.
MARTA disse em 22/05/2015 15h44HOJE TIVE TEMPO E PUDE CONHECER VÁRIOS ÍCONES DA PLATAFORMA E CONFESSO QUE ADOREI. ESTAREI SEMPRE POR AQUI. PARABÉNS!
IZABEL C. disse em 17/05/2015 15h09Quero deixar aqui registrado o quanto este portal tem sido útil para minha formação e atuação como professora. A toda equipe minha gratidão por deixar tão claro o papel da leitura na nossa vida e do aluno. E como proceder nessa difícil tarefa de ensinar a ler(nas mais variadas formas).
MONICA disse em 14/05/2015 13h55Olá pessoal
A Plataforma da Letramento é uma ferramenta didática muito útil ao professor.A leitura deve ser incentiva todos os dias para que ela se torne um habito na vida do aluno.Excelente proposta metodológica.
ADRIANA disse em 13/05/2015 22h16Muito interessante esta Plataforma.Este material multimídia apresenta, de forma clara e ao mesmo tempo bastante aprofundada, as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Ótimo trabalho.
LAÉRCIO disse em 07/05/2015 22h35Sou professor há 1 ano. Percebo que em toda profissão, sem exceção, há um exaustivo treinamento antes de que se inicie efetivamente a exercê-la. Isso não acontece na profissão de professor. É um grande erro. O médico, o advogado, o engenheiro, e todos outros profissionais trabalham como auxiliares por anos a fio até que por fim, já prontos, iniciam aos poucos, por conta própria a sua jornada laboral e continuam a sua formação permanente. Isso não ocorre em nossa profissão; após a graduação somos jogados em uma sala de aula, sem o mínimo de preparo prático, apenas dotados de um cabedal teórico muito superficial e pífio. Somando-se a essa realidade a superlotação de alunos em classe temos uma batata muito quente em nossas mãos. Nossa geração já se mostrou incompetente para solucionar estas e outras questões. Mas tenho fé que esses jovens que muitos professores rotulam de indisciplinados farão as mudanças necessárias, pois essa indisciplina nada mais é do que a insatisfação latente que têm dentro deles, mas que logo, logo começará a desabrochar e se transformar em uma verdadeira revolução que irá transformar tudo isso que conhecemos como Escola ou Educação. Desculpem o desabafo.
SONIA MARA disse em 07/05/2015 21h52Mais um suporte para professores com um material muito rico de ideias e informações. É preciso que cada professor se conscientize da importância de estar sempre em busca de conhecimento para poder tornar sua aula prazerosa e atrativa, pois bem sabemos como anda a leitura de nossos alunos bem como de nosso país, muito precisa ser pensado, revisto e posto em pratica.
ADRIANA MARIA disse em 04/05/2015 17h25Muito bom o material, mais uma forma de pensar a nossa prática.
MONICA disse em 02/05/2015 00h20Adorei o trabalho desenvolvido pela plataforma letramento ...parabens muito bom mesmo
ADRIANA disse em 29/04/2015 01h12Excelente trabalho.É de suma importância desenvolver projetos diferenciados que desenvolva o gosto pela leitura.
ROSANGELA disse em 15/04/2015 18h18Excelente. Gostei muito da plataforma e acho que o material do curso de modo geral é muito bom.
VERA LÚCIA disse em 11/04/2015 17h33Adorei a plataforma, mais uma ferramenta para nos auxiliar!!!!
ELIANE disse em 01/04/2015 09h47Olá
Retornei à Plataforma, compartilhei-a na página de meu Facebook e em uma página que administro, com a intenção de que mais colegas cliquem neste link.
Chamou-me atenção que, embora a aluna leia com dificuldade, a professora fala com carinho e incentiva-a a praticar a leitura. Excelente exemplo.
SIDNÉIA disse em 25/03/2015 20h32Penso que para estimularmos a leitura, faz-se necessário levar aos alunos a ter um contato maior com os diferentes gêneros de leitura, para que ele possa se identificar com um ou mais gêneros.
TATIANA disse em 23/03/2015 23h10Excelente material, amei a plataforma! Parabéns!!
SIDINÉIA disse em 22/03/2015 21h37Muito bom! Através de uma exposição simples foram expostos conceitos profundos e básicos, os quais contribuem para a dinâmica de alfabetização e letramento.
VERA LÚCIA disse em 21/03/2015 22h12Realmente o que é proposto é inovador e sério! Estou podendo refletir sobre minha atuação como professora e colhendo sugestões de atividades, que dificilmente não agradarão aos estudantes.
VERA LÚCIA disse em 21/03/2015 18h50Penso que para estimularmos a leitura, faz-se necessário levar aos alunos textos cujas temáticas dialoguem com eles, promovendo conversar e intervindo com informações que possam ser úteis.
ELAINE disse em 19/03/2015 21h08Estou surpresa e muito feliz de ter encontrado este site. Ele é uma ferramenta poderosa. Em relação ao conteúdo fiquei impressionada, os conteúdos superaram minhas expectativas, concordo que a compreensão é peça chave não processo de interesse do aluno, pois só assim ele atribuirá sentido nas leituras que fará e se tornará um leitor assíduo.
DULCE ELENA TEODORO DE disse em 18/03/2015 22h52Muito bom toda a colocação dos professores, creio que se não houver um incentivo dos professores, dificilmente os alunos pegarão gosto pela leitura. Mas o que é incentivo para um infelizmente não é para outro, pois a motivação é diferente para cada pessoa, creio, que através de pequenos textos que condiz com a realidade do aluno, considerando o meio cultural deve levar o aluno a gostar mais do assunto, cativando a curiosidade para saber mais sobre determinado tema despertando a curiosidade para que ele mesmo parta para novas pesquisas.
O brasileiro lê um livro enquanto em países estrangeiros leem 5, o despertar da leitura deve iniciar nos primórdios da alfabetização e dar continuidade é claro em cada nível escolar.
A clareza e entonação que um professor expõe um tema pode alavancar a motivação pela leitura, mas creio que será um conjunto bem amplo de atividades que precisam ser engajadas para atingir este objetivo.
JOSENILDE disse em 16/03/2015 21h46maravilhoso.
MARCIA disse em 16/03/2015 11h25Todos os dias estamos aprendendo e os comentários , a leitura e os videos abrem um pouco mais para esse universo de educação tão desafiadora com a concorrência da tecnologia .Muito bom !
ARIANY DE JESUS disse em 15/03/2015 15h33E incrível este universo e com as colocações q são feitas no vídeos fica bem mas fácil desenvolver um bom trabalho de alfabetização.
ELIANE disse em 11/03/2015 11h32As colocações do professor Luiz Percival Leme Brito são interessantes e pertinentes. Destaco, entre elas, o papel do professor como mediador, com características de quem possui autoridade, liderança e conduz o processo de ensino.
A escola referenciada como espaço de grandes desafios cuja função é desenvolver a formação intelectual da pessoa, ensiná-la a estudar.
Com relação à livre escolha de leitura, isso só é possível para quem já tem formação, caso contrário fica impedida. Faz-se necessário a mediação do professor para que a cultura
JANET LILI AZAMBUJA disse em 09/03/2015 10h31Excelente, importante p/ suporte. É estas as buscas p/ dinamizar as práticas p/ conseguir alcançar objetivo dos profissionais, chegando a eficácia da atuação dos verdadeiros leitores. ( entender, compreender p/ valorizar).
ROSIMERE RODRIGUES DE ASSIS SILVA disse em 06/03/2015 20h07Obrigado!!! É UM EXCELENTE PROGRAMA POIS NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS O MAIS IMPORTANTE NO APRENDIZADO É O DOMÍNIO PELA LEITURA E ESCRITA...
ANA disse em 03/02/2015 10h34Perfeito e esclarecedor. Ótimo para formação leitora.
MIRIAN disse em 01/12/2014 14h12Excelente material!
ROSANGELA disse em 30/10/2014 21h14Material muito bom. Vou repassar para meus colegas de escola.
LIANE disse em 20/10/2014 18h40Muito bom esse material multimídia sobre práticas de leitura, sobre a fluência da leitura... Além da leitura super dinâmica que propõe com seus links para vários textos e mídias, é muito bom ver os estudo do campo da psicologia cognitiva da leitura serem apropriados por concepções de ensino da língua que consideram o sujeito aprendiz como sujeito pensante, que constrói conhecimentos de forma ativa e que aprende participando de situações de leitura e escrita como práticas socioculturais que são! Mais um ponto para a Plataforma! Defendo sempre isso! Os defensores de métodos fônicos, de um ensino mecanicista, não são donos desses saberes, como parecem querer alardear! Precisamos tomar posse desses estudos e pensá-los à luz de concepções sociointeracionistas, socioconstrutivistas de aprendizagem e articulado aos nossos posicionamentos quanto à dimensão sociodiscursiva da escrita, quanto ao letramento. Fico muito feliz de ver esse tratamento dado aqui ao tema!
DENIZE PALADINE disse em 18/10/2014 09h59Muito importante a colocação da especialista Cláudia Vóvio quanto ao tempo ou idade certa de alfabetizar. Realmente pensar na alfabetização das crianças na idade certa, é um aspecto importante a se discutir entre professores alfabetizadores de como ensinar, quais as formas que venham contribuir para que as crianças ainda bem pequenas, não percam as maravilhas do brincar, do cantar, do falar. Vejo muitos equívocos em muitas escolas quanto ao tratamento desta questão tão importante, para o desenvolvimento do gosto para o ler e o escrever das crianças.
GEMINE disse em 13/10/2014 14h25Adorei a plataforma maravilhoso o material
JORGE FERNANDO disse em 09/10/2014 20h09Assistir os videos, e achei interessante a forma pela qual os entrevistados abordam os assuntos Alfabetização e Letramento. Ainda se acredita que são dois processos iguais e não imbricadores. Penso que alfabetizar é o processo de aquisição do código linguístico, momento em a pessoa começa a ter os primeiros contatos com o alfabeto da língua materna; já o letramento é o desenvolvimento deste código escrito no sentido saber atuar em sociedade com a escrita enquanto instrumento de inserção social e cidadania. Não é mais admissível alguém em pleno século XXI nunca ter contato com a escrita em uma sociedade grafocêntrica.
RENATA disse em 07/10/2014 07h51O material é maravilhoso. Irei divulgar para minhas turmas. Estou encantada!!!!
PRISCILA ARAUJO disse em 02/10/2014 08h00Penso que falta investimento na formação do professor alfabetizador. Ensinar a notação do sistema alfabético requer muita fundamentação teórica do professor, também concordo com a Fátima, pesquisadora da Puc, que falta consolidação dessa notação no 2º e 3º ano do ciclo da alfabetização.
NEUMA SANDRA disse em 01/10/2014 20h51A abordagem dada ao conteúdo foi excelente.De maneira simples e bem didática, conseguiu transmitir informações preciosas sobre as práticas de leitura. Parabéns.
MARLENE disse em 17/09/2014 23h43Aguardo as discussões, dúvidas e comentários sobre o especial no fórum "Práticas de leitura na escola"
LUZINEIA LEITE disse em 16/09/2014 15h26Muito bom participar desta plataforma, é muito proveitosa para nós educadores.
FLAVIA disse em 15/09/2014 21h23Belíssimo material! Encantada.
CRISTINA MARA disse em 15/09/2014 17h42O Brasil em termos de escola pública, em algumas regiões, tem avançado para ter esse nível esperado, mas em outras, as crianças ficam com a criatividade do professor para alcançar esse nível de direitos para as crianças que desejam ardentemente serem leitoras e escritoras.
ANETE disse em 15/09/2014 16h12MARAVILHOSO!!! Parabéns pelo excelente trabalho disponivel!! s2 Ameiiiii!!!
Irei divulgar para a turma que participo na do 5 semestre da Faculdade que estudo.