Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — A CULTURA AFRO-BRASILEIRA APRESENTADA ÀS CRIANÇAS

A cultura afro-brasileira apresentada às crianças

Baobá é um fruto, uma árvore ou um país? Griô é besouro, grito de guerra ou contador de histórias? E quantas línguas são faladas na África? Essas e outras perguntas fazem parte do primeiro Brinque o Quiz, jogo em que as crianças podem testar seus conhecimentos sobre cultura africana.


Essa é uma das novidades que a TV Brasil e o site Brincando no Baobá, geridos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), prepararam em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11). O Brincando no Baobá traz vídeos e textos e apresenta, de forma divertida e interessante, elementos da cultura afro-brasileira ao público infantojuvenil.


Em um dos vídeos, as crianças aprendem a fazer uma boneca Abayomi (“meu presente”, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Costa do Marfim e Togo). Conta-se que, ao longo das viagens da África ao Brasil, nos terríveis navios negreiros, as mães cativas rasgavam tiras de suas saias para fazer essas bonecas, com que acalentavam seus filhos e que serviam de amuleto de proteção. As abayomi se tornaram, então, símbolo de resistência dos escravizados.


Em outra produção audiovisual, o Alabê Ôni, grupo percussivo do Rio Grande do Sul que homenageia a ancestralidade africana, dá uma aula sobre os tambores e ritmos afro-gaúchos.


A matéria “As cores do candomblé”, produção da TV Educativa Alagoas em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, apresenta elementos dessa religião de matriz africana que deitou raízes no Brasil.


Há ainda uma reportagem sobre o cotidiano das crianças que vivem no quilombo Kalunga, situado no sertão goiano, cujos membros preservam, há mais de dois séculos, os saberes e costumes da cultura afro-brasileira.


No Dia da Consciência Negra, estreia o especial infantil Brincando no Baobá, que vai ao ar pela TV Brasil às 16h. Com muita música e brincadeira, o programa mostrará como a herança africana influenciou a construção de nossa identidade cultural e está viva em diversos aspectos de nosso cotidiano: na língua, na música, na dança, na culinária, na religiosidade, entre outros.



  


 

MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS