Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — BRINCADEIRAS E CANÇÕES: CAMINHOS DE INICIAÇÃO NA CULTURA

Brincadeiras e canções: caminhos de iniciação na cultura

"Três verbos fazem pulsar o coração da brincadeira: investigar, experimentar e explorar. É por isso que, ao brincar, as linguagens se entrelaçam constantemente: o corpo, a palavra, o gesto, a narrativa, o ritmo, a canção. Resumo da ópera: para a criança, brincar e pensar é uma coisa só, inquebrantável." Quem afirma isso é o mineiro Chico dos Bonecos, poeta, contista e brincante, na apresentação do livro Desafios musicais. Essa obra faz parte da coleção Brinco e Canto, composta de quatro livros, três deles já publicados e o último a ser lançado ainda este ano.


O propósito dessa coleção é preservar as canções e brincadeiras tradicionais, parte integrante de nossa identidade cultural. Para isso, traz um repertório brincante em que a palavra, o gesto e a musicalidade formam um conjunto, a explicação de como brincar e a partitura das músicas.


Brincadeiras cantadas de cá e de lá
A obra apresenta brincadeiras de roda brasileiras e também brincadeiras de outros países. Assista, no vídeo abaixo, a uma dessas brincadeiras cantadas: bate o monjolo.
Acesse um trecho da obra.


Desafios musicais
Neste volume, as autoras apresentam uma seleção de 35 brincadeiras, consagradas em nossas tradições populares, que estimulam a atividade grupal de crianças na família, entre amigos e na escola. Entre essas brincadeiras, que as autoras denominam de "desafios musicais", estão: entoar trava-línguas, alterar as vogais das palavras, quebrar as sílabas, bater palmas e pés,  enfrentar canções acumulativas e muitas outras.
Veja um trecho da obra.


Para os pequenos
Este livro, lançado em março de 2015, traz uma seleção de 43 brincadeiras com raízes profundas na cultura brasileira, entre elas: canções de ninar, brincadeiras de roda, de jogar versos, de mímica e de desafios. Essas brincadeiras promovem a interação das crianças entre si e com os adultos de forma lúdica, afetuosa e repleta de significado, caminho promissor no processo de iniciação cultural. Todos os livros da série são acompanhados de um CD com canções interpretadas por cantoras como Ná Ozzetti, Marina Pittier e Mônica Olivetti, com Ari Colares na percussão e Jonas Tatit no violão. Cada um traz, ainda, um DVD com várias brincadeiras interpretadas pelos grupos Pererê, Tiquequê, pelo músico e brincante Estêvão Marques e outros convidados especiais. As ilustrações ficam por conta dos belos e criativos bordados de Ana Tatit.


Sobre as autoras
Ana Tatit é mestre em Artes Plásticas, arte-educadora, escritora e professora de Arte e Música na Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e no Instituto Singularidades, em São Paulo (SP). Além da Coleção Brinco e Canto, é autora de 300 propostas de artes visuais, em parceria com Maria Silvia Monteiro Machado.


Maristela Loureiro é mestre em Música e professora nos cursos de Educação Artística e licenciatura e bacharelado em Música na Fasm. É também professora de flauta doce, percepção musical e musicalização na Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia-SP). É fundadora e diretora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), da Associação Marly Cury, em São Paulo (SP).


Assista à entrevista com as autoras a respeito da coleção. 



COLEÇÃO BRINCO E CANTO 
Autoras
: Ana Tatit e Maristela Loureiro 
Editora: Melhoramentos

MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
SONIASONIA disse em 10/08/2015 23h20
Como faco para adquirir estes materiais?
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 14/08/2015 14h33
Sônia, esse material deve ser adquirido nas livrarias ou emprestados em bibliotecas. Você também pode entrar em contato com a Editora. É da Melhoramentos. Um abraço!
IZILDA APARECIDA CAMPOS COSTAIZILDA APARECIDA CAMPOS COSTA disse em 04/06/2015 17h09
Sou professora da Sala de Leitura e penso que são meus também, todos os alunos da MINHA ESCOLA. Quero adquirir esse material, já que necessito de material para viabilizar projetos em todos os níveis... Como posso fazê-lo? Obrigada.
LUCIALUCIA disse em 29/05/2015 11h42
Adorei o material gostaria de saber como consigo um exemplar de cada, para que possa passar para os professores. Obrigada
MARCO AURÉLIOMARCO AURÉLIO disse em 27/05/2015 09h33
Bom dia. Adorei a coleção, dá para trabalhar na Educação Infantil,Anos iniciais e finais. Como posso ter acesso a esse material. Marco Aurélio Professor da Sala de Recursos Multifuncional (Atendimento Educacional Especializado) no município de São José do Barreiro/SP
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 14/08/2015 14h37
Izilda, Lúcia, Marco Aurélio e Ana Cláudia. A coleção da Melhoramentos está disponível nas livrarias ou nas bibliotecas. Não há versão para download. O site da Editora é http://www.melhoramentos.com.br/v2/. Abs.
ANA CLAUDIAANA CLAUDIA disse em 26/05/2015 08h56
Amei o material apresentado, gostaria de saber como faço para receber o material para minha escola. Parabéns, vocês estão sempre nos ajudando. Att. Ana Claudia
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS