Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — ENCANTE-SE COM AS RIMAS ESCRITAS PELO DUO LUSO-BRASILEIRO DE POETAS

Encante-se com as rimas escritas pelo duo luso-brasileiro de poetas

“Nasce um livro a duas vozes / português e brasileiro, / ganha asas, junta mapas / e abraça o mundo inteiro”. O poema que inicia a obra cochicha seu segredo e nos convida a uma viagem entre duas nações irmãs, separadas pelo oceano Atlântico, mas unidas pela língua-mãe. E no vaivém dos versos entoados por essas vozes, vozes de dois Josés, um de lá e outro de cá, entramos na ciranda da poesia, louvando a língua portuguesa.


José Santos, brasileiro de Minas Gerais, abre a roda “na cadência dos porquês”, trazendo aquelas perguntas que criança sabe fazer tão bem: “como é que vive / toda a gente portuguesa”, “como é que brinca, na casa ou na rua, / divertindo a turma inteira”? Assim, entram na ciranda brincadeiras “de um tempo sem televisão”: cinco cantinhos, campeonato de pião, barra do lenço, amarelinha, caça ao tesouro...


Na toada da brincadeira, o poeta mineiro atiça seu xará português para contar: “quais são as aves e peixes / que frequentam o seu mar?”. José Jorge Letria, cantando d’além-mar, retorna em quadrinhas: "Melro, rouxinol e pardal, / faisão, rola e perdiz, / pombo, corvo e galinhola / voam nos céus deste país. / No mar imperam a sardinha, / o carapau, o peixe-espada; / e a floresta brasileira, que riqueza tem guardada?". 


E assim, brincando com a sonoridade e com os múltiplos sentidos da linguagem, os poetas, muito bem acompanhados pelas belas ilustrações de Yara Kono, vão nos apresentando, com olhos brilhantes de criança, as riquezas naturais e culturais desses dois países.


Sobre os autores
José Jorge Letria nasceu em Cascais, Portugal, perto do mar, em 1951. Formado em Direito, tornou-se jornalista, profissão que exerceu durante 25 anos. Como poeta, publicou seu primeiro livro em 1973 e daí em diante nunca mais parou. Hoje tem cerca de duzentos títulos, a maioria para crianças. Está traduzido em mais de uma dezena de línguas e foi premiado em vários países. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e integra vários organismos internacionais.


José Santos nasceu em Minas Gerais e atualmente vive em São Paulo. Exerceu vários ofícios antes de se tornar escritor. Tem vários livros para crianças e jovens, entre eles Viagem às terras de Portugal (Peirópolis, 2012), selecionado para a 50ª Feira do Livro Infantil de Bolonha. Segundo conta, foi viajando para as terras lusitanas que conheceu seu xará português e logo se tornaram amigos. Após algumas parcerias, os dois se animaram a fazer este livro, que nasceu de uma conversa pela internet.  José Santos é um dos criadores do Museu da Pessoa, na capital paulista.


RIMAS DE LÁ E DE CÁ
Autores: José Jorge Letria e José Santos
Ilustradora: Yara Kono
Editora: Peirópolis

MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS