Atuar como mediadores entre os estudantes e os textos, estimulando o gosto pela leitura, e ao mesmo tempo formando leitores competentes: esse é um dos grandes desafios não apenas de alfabetizadores e professores de Língua Portuguesa, mas da educação em geral.
Tornar-se um leitor proficiente, com objetivos de leitura claros, autonomia para construir os sentidos dos textos e capacidade de dialogar criticamente com esses sentidos, aprendendo por meio da leitura, não é um percurso simples, automático e natural. Ao contrário, ele depende de um processo de ensino-aprendizagem específico e sistemático. É esse o ponto de partida do livro Estratégias de leitura, de Isabel Solé. Nessa obra, a pesquisadora espanhola, com larga experiência no tema, apresenta os processos envolvidos na compreensão leitora e sua relação com a aprendizagem, enfocando o papel dos professores na formação de leitores.
Baseada em inúmeras pesquisas, a autora defende que a leitura é um meio de interação entre o leitor e o texto, guiado por variados objetivos: buscar informações gerais ou específicas, estudar, seguir instruções, confirmar ou refutar um conhecimento prévio, devanear, produzir um texto... Os objetivos são inúmeros e levam a diferentes posturas diante da matéria escrita. Nessa perspectiva, a leitura exige uma postura ativa do sujeito, que deve levantar seus conhecimentos prévios, fazer previsões, identificar suas dúvidas e outras dificuldades ao longo da leitura, monitorar e avaliar sua compreensão, conversar com outros leitores sobre o texto.
Nesse percurso, Solé reforça a importância de o professor, como leitor proficiente, mostrar o processo pelo qual constrói o sentido do texto, explicitando e ensinando de forma sistemática as técnicas que utiliza para isso. Desse modo, os estudantes podem ir se apropriando progressivamente dessas estratégias e automatizando-as em suas práticas de leitura.
Sobre a autora: Isabel Solé é professora do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona (Espanha), onde pesquisa sobre ensino-aprendizagem de leitura. Autora de diversos livros, tem mais duas obras publicadas no Brasil: Aprender e ensinar na Educação Infantil, em colaboração com Eulalia Bassedas e Teresa Huguet, e Assessoramento psicopedagógico, organizado com Carles Monereo.
Em entrevista à revista Nova Escola, Isabel Solé afirma: “Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia de que isso deve ser feito não apenas no início da escolarização, mas num processo contínuo, para que eles deem conta dos textos imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo”. Para ler a entrevista, clique aqui.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Autora: Isabel Solé
Editora: Artmed