Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — A LITERATURA DE CORDEL NA REDE

A literatura de cordel na rede

A literatura de cordel, oriunda de Portugal, é um gênero que se disseminou em todo o Nordeste brasileiro, seja em sua manifestação escrita, nos folhetos de cordel, acompanhados de xilogravuras, seja em sua manifestação oral, nos cantos e poemas recitados por repentistas e outros bardos da poesia popular da região. Ainda hoje, em muitos locais os folhetos e os poemas de cordel têm uma finalidade informativa, além de exercer uma importante função de lazer e entretenimento.


Seja qual for a sua função e natureza, a literatura de cordel é uma manifestação cultural fortemente enraizada em nosso povo. Como tal, influenciou grandes escritores, entre eles Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, e tantos outros, e continua inspirando artistas da diferentes áreas, como a música, as artes plásticas, o cinema etc.


Na internet, é possível encontrar muitos materiais sobre esse gênero. O blog Canal do Ensino disponibiliza gratuitamente 40 livros de literatura de cordel, entre eles “A chegada de Lampião no céu”, “A terrível história da Perna Cabeluda” e “História da Donzela Teodora”. Clique aqui para acessar esses materiais.


O site Cordel: literatura popular em verso, da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) também disponibliza para livre acesso um grande acervo de cordéis, com mais de nove mil títulos digitalizados. Acesse aqui.


Há ainda muitos vídeos inspirados nessa linguagem, como “A moça que dançou depois de morta”, de 2003, ilustrado com xilogravuras de J. Borges e vencedor de diversos prêmios na categoria curta-metragem, incluindo um Kikito e um Candango.


MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS