Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — A MENINA QUEBRADA E OUTRAS COLUNAS DE ELIANE BRUM

A menina quebrada e outras colunas de Eliane Brum

Este livro reúne uma seleção de textos da jornalista e escritora Eliane Brum, publicados em sua coluna semanal na revista Época, entre abril de 2009 e setembro de 2013. A obra, em formato impresso e em e-book, acolhe 64 artigos, entre eles o que a intitula. Os temas são bastante variados – segundo a autora, essa é uma característica de sua coluna que se buscou preservar no livro. “Meu leitor nunca sabe o que vai encontrar na segunda-feira. Vou anotando o que vai me tomando no cotidiano, minhas percepções. Mas só escrevo se for tomada por um tema. Essa é a primeira verdade que dou ao leitor”, afirma a colunista, que considera a escrita um exercício de liberdade.

A respeito do que a move em seu processo de criação, a autora diz: “No percurso da investigação, preciso constantemente duvidar de mim para poder ir mais longe. Quando escrevo, meu objetivo é desacomodar o leitor para que ele possa ver o mundo, a vida, a si mesmo de outras maneiras. Para conseguir fazer isso, primeiro eu preciso desacomodar a mim mesma. Sempre parto de um espanto sobre algo. Mesmo que seja um 'tema quente', um assunto da semana, só escrevo se há algo que está nas sombras, algo que ainda não foi dito, com o qual eu possa colaborar para ampliar o debate. Mas, assim como escrevo sobre temas que estão no noticiário, também escrevo sobre meus interiores, sobre livros e filmes, sobre pessoas anônimas”.

Os temas tratados na obra giram em torno de questões pungentes em nosso tempo: a dificuldade de aceitar as marcas, físicas e psíquicas; a “medicalização” da vida; a ditadura da felicidade; a relação de pais e filhos mediada pelo consumo; as questões da identidade; as questões do envelhecimento e da morte; a temática socioambiental, como a situação da Amazônia. Eliane Brum também revela sua preocupação em falar de problemas muitas vezes naturalizados por grande parte das pessoas, como a situação dos moradores de rua: “Descobri que meus textos menos lidos eram sobre moradores de rua. Parecia que as pessoas não queriam enxergá-los em nenhum lugar, nem mesmo na coluna. Essa constatação fez com que eu escrevesse mais – e não menos – sobre eles”, afirma.

Leia na íntegra duas crônicas que compõem a obra: “A menina quebrada” e “Meu filho, você não merece nada”.

A MENINA QUEBRADA – E OUTRAS COLUNAS DE ELIANE BRUM
Autora: Eliane Brum
Editora: Arquipélago Editorial
Categoria: comunicação; jornalismo


MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS