A beleza de Saramago em "A maior flor do mundo" - Dicas Letradas - Plataforma do Letramento
Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — A BELEZA DE SARAMAGO EM "A MAIOR FLOR DO MUNDO"

A beleza de Saramago em "A maior flor do mundo"

O livro infantil A maior flor do mundo, uma bela história do célebre escritor português José Saramago, foi lançado no Brasil em 2001. Nesta obra, o autor narra a história de um menino e de uma flor prestes a morrer, como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.


Na narrativa, o autor transforma-se em personagem e conta a história de um menino que mora na cidade e vai até o fim do mundo para salvar uma flor que está para morrer. Uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e ao devastamento das vidas, não apenas das flores, A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças de todas as idades.


Em 2007, a Continental Animación produziu um curta-metragem baseado no livro, todo construído em massinha. A animação, que tem direção de Juan Pablo Etcheverry, trilha sonora executada pela Orquestra Sinfônica de Tenerife e apoio da Unicef, ganhou o prêmio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival. Uma delicadeza que vale a pena ser conferida.


Filme e livro são indicados para educadores e para alunos. Assista ao vídeo e viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil: 


MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
Livro de Isabel Solé aborda o ensino de...
Atuar como mediadores entre os estudantes e os textos, estimulando o gosto pela leitura, e ao mesmo tempo formando leitores competentes: esse é um dos...
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
IVANETE NUNES DE OLIVEIRAIVANETE NUNES DE OLIVEIRA disse em 05/07/2018 18h05
Recomendo o Curta Metragem "CORDAS" conta a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. É também uma obra que fala de valores e sonhos, cativando o espectador desde o primeiro ao último minuto. Lindo e Emocionante.
IVANETE NUNES DE OLIVEIRAIVANETE NUNES DE OLIVEIRA disse em 05/07/2018 17h51
Imperdível, gente ! não me canso de assistir.
CRISTIANECRISTIANE disse em 22/11/2016 21h36
Encantador!
GEISEGEISE disse em 08/11/2016 11h25
Estou encantada com a plataforma. Muita coisa boa, suporte parta o professor fazer o trabalho de maneira diversificada.
VIVIANEVIVIANE disse em 17/08/2016 20h58
Que delicadeza de vídeo, uma história rica de sentidos bons, valeu muito assistir. Com certeza meus alunos irão adorar.
MONICAMONICA disse em 12/08/2016 19h51
Dicas para enriquecer nossas práticas : 1- O filme Narradores de Javé filme brasileiro que retrata a cultura sertaneja e processo da oralidade histórica. 2- Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
MONICAMONICA disse em 12/08/2016 19h34
Colegas ! Indico Vida Maria dura realidade nordestina que mata o sonho de se escrever e ler. Segue o link vale a pena fazer a reflexão da realidade das nossas crianças privadas do conhecimento. https://youtu.be/k-A-g-BfGrI?t=40
ELAINEELAINE disse em 12/08/2016 09h31
Acredito que as crianças trazem certas competências visuais que por meio de um contato frequente com textos e imagens, são capazes de compreender elementos mais elaborados. Acho importante oferecermos desafios para que possam ir do que é previsto ao inesperado. O vídeo de José Saramago trás uma riqueza muito grande de imagens que permite brincar com a imaginação e nos leva a uma reflexão.
MONICAMONICA disse em 29/07/2016 18h49
Como o próprio artigo diz "viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil"... O educador e a família devem fazer uso dos curtas infantis e de nossa literatura. Basta direcionarmos o nosso olhar para o mapeamento que foi feita da literatura pela Plataforma Letramento já é um indicativo que existem um acervo imenso que são pérolas para fazer parte do nosso cotidiano escolar e familiar.
MONICAMONICA disse em 29/07/2016 18h49
Como o próprio artigo diz "viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil"... O educador e a família devem fazer uso dos curtas infantis e de nossa literatura. Basta direcionarmos o nosso olhar para o mapeamento que foi feita da literatura pela Plataforma Letramento já é um indicativo que existem um acervo imenso que são pérolas para fazer parte do nosso cotidiano escolar e familiar.
OLINDAOLINDA disse em 02/09/2015 22h05
É uma verdadeira lição de vida e as crianças precisam conhecer este tipo de conto. Os educadores devem contar histórias aos nossos alunos, com mais frequência para que possamos tranformar alunos leitores ,estimulando dia a dia lendo diversos portadores de textos
GIANY CRISTINA PAVINGIANY CRISTINA PAVIN disse em 02/09/2015 20h21
Gostei muito da história! É uma verdadeira lição de vida e as crianças precisam conhecer este tipo de conto. E nós educadores temos que contar histórias aos nossos alunos, se possível todos os dias para estimular o gosto pela leitura.
NERILDANERILDA disse em 23/07/2015 11h28
Amei, estou trabalhando em um projeto"Pequenos Feitos Grandes Efeitos" e foi o que identifiquei na ação do menino.Como as vezes o desanimo de toma a achar tudo tão pequeno, ficou a certeza de que devo continuar.
ELOIR BATISTA DO AMARALELOIR BATISTA DO AMARAL disse em 11/06/2015 20h35
Que lindo esse vídeo. Adorei!
OLINDAOLINDA disse em 23/05/2015 23h30
Assistindo o filme A Maior Flor Do Mundo,é uma hitória que agrada a todos,uma grande lição de vida,precisamos de todos e de tudo para aprimorar os nossos conhecimento.
MARTAMARTA disse em 22/05/2015 15h24
AMEI O VÍDEO "A MAIOR FLOR DO MUNDO", ÓTIMO RECURSO E ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAR MEUS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E CONSCIENTIZÁ-LOS DA RESPONSABILIDADE QUE TAMBÉM TEMOS COM O MESMO.
OLINDAOLINDA disse em 18/05/2015 22h33
"A Maior flor do mundo" Trabalha conscientização Ambiental,ensina as crianças os valores, o menino que morava na cidade grande e se propos ir até o fim do mundo para ter o seu objetivo de salvar uma flor,trabalha o desenvolvimento da vida e perspectiva de futuro.
WANIA FRANCISCA DO NASCIMENTOWANIA FRANCISCA DO NASCIMENTO disse em 11/02/2015 11h49
gostei e mandei esse vídeo para minhas amigas do curso de pedagogia,muito bom
ELIZABETHELIZABETH disse em 06/02/2015 12h14
linda!
TELMATELMA disse em 26/07/2014 20h10
Muito bom. quero mostrar aos meus alunos
ELOISA MANGUSSI FRANCHI DUTRAELOISA MANGUSSI FRANCHI DUTRA disse em 02/06/2014 22h01
Adorei o vídeo A maior flor do mundo! É emocionante ver a atitude de benevolência da criança e da flor. Parabéns equipe da Plataforma do Letramento.
ROBERTAROBERTA disse em 23/05/2014 18h10
Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade Lingüistica significativa. Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação.== Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata. Pois quando esta apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 29/05/2014 11h49
Olá, Roberta! Suas observações, em todas as seções da Plataforma, são sempre muito bem-vindas. Um olhar de educadora e, para nós, esse retorno é muito importante. Um grande abraço!
ROBERTAROBERTA disse em 15/04/2014 10h30
Que história linda muito emocionante, acreditar no amor ao próximo é o sentimento mais importante é verdadeiro
CELIA GONZALESCELIA GONZALES disse em 21/03/2014 17h34
Amei o vídeo turma da Mônica! Será muito útil num projeto da minha Escola. Parabéns Plataforma do letramento. Cada dia é mais surpreendente!!!!
GENI ROSAGENI ROSA disse em 03/03/2014 19h20
História envolvente. Excelente contribuição para se efetivar o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita por meio de práticas reais de letramento, uma vez que oportuniza ao aluno refletir sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Além disso, favorece a oralidade, a interpretação e a produção escrita.
ILDELENAILDELENA disse em 27/02/2014 20h59
Excelente história e emocionante trabalha a disciplina Natureza e sustentabilidade e Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Vou trabalhar este vídeo com meus alunos de 2 anos.
MARTAMARTA disse em 24/02/2014 21h07
Me encantei com a plataforma. Simplesmente maravilhosa.
ELIZANGELAELIZANGELA disse em 17/02/2014 20h43
Está história e sensacional.Em 2013 eu e meus alunos do 3 Ano assistimos o vídeo para depois em grupos socializar pois na época estávamos falando de sustentabilidade e meio ambiente.Foi um sucesso pois todos tinham algo a compartilhar.
SANDRA LUZIASANDRA LUZIA disse em 21/11/2013 20h04
Eu já conhecia esta história, mas não resisti e tive que assistir novamente! Vou indicar para os amigos!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS