Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — A BELEZA DE SARAMAGO EM "A MAIOR FLOR DO MUNDO"

A beleza de Saramago em "A maior flor do mundo"

O livro infantil A maior flor do mundo, uma bela história do célebre escritor português José Saramago, foi lançado no Brasil em 2001. Nesta obra, o autor narra a história de um menino e de uma flor prestes a morrer, como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.


Na narrativa, o autor transforma-se em personagem e conta a história de um menino que mora na cidade e vai até o fim do mundo para salvar uma flor que está para morrer. Uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e ao devastamento das vidas, não apenas das flores, A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças de todas as idades.


Em 2007, a Continental Animación produziu um curta-metragem baseado no livro, todo construído em massinha. A animação, que tem direção de Juan Pablo Etcheverry, trilha sonora executada pela Orquestra Sinfônica de Tenerife e apoio da Unicef, ganhou o prêmio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival. Uma delicadeza que vale a pena ser conferida.


Filme e livro são indicados para educadores e para alunos. Assista ao vídeo e viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil: 


MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
Livro de Isabel Solé aborda o ensino de...
Atuar como mediadores entre os estudantes e os textos, estimulando o gosto pela leitura, e ao mesmo tempo formando leitores competentes: esse é um dos...
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA APARECIDAMARIA APARECIDA disse em 22/09/2018 22h57
Muito lindo! Amei!!!
PIETRAPIETRA disse em 27/08/2018 20h47
ola Ivanete ! sou colecionadora de pps, ppx,ppt ( mensagens em slides) e, gostaria de saber se voce faz este tipo de coisa (ou conhece quem faça) poi, estou tentando achar algum lugar que tenha este tipo de obra que no qual eu admiro muito. se haver algum enteresse em me ajudar, por favor, envie uma resposta para meu e mail; slidespreferidos@sapo.pt ficarei anciosa no aguardo Grata Att; Pietra
BENEDITA MARTINSBENEDITA MARTINS disse em 21/08/2018 16h26
SURPREENDENTE...
IVANETE NUNES DE OLIVEIRAIVANETE NUNES DE OLIVEIRA disse em 05/07/2018 18h05
Recomendo o Curta Metragem "CORDAS" conta a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. É também uma obra que fala de valores e sonhos, cativando o espectador desde o primeiro ao último minuto. Lindo e Emocionante.
IVANETE NUNES DE OLIVEIRAIVANETE NUNES DE OLIVEIRA disse em 05/07/2018 17h51
Imperdível, gente ! não me canso de assistir.
CRISTIANECRISTIANE disse em 22/11/2016 21h36
Encantador!
GEISEGEISE disse em 08/11/2016 11h25
Estou encantada com a plataforma. Muita coisa boa, suporte parta o professor fazer o trabalho de maneira diversificada.
VIVIANEVIVIANE disse em 17/08/2016 20h58
Que delicadeza de vídeo, uma história rica de sentidos bons, valeu muito assistir. Com certeza meus alunos irão adorar.
MONICAMONICA disse em 12/08/2016 19h51
Dicas para enriquecer nossas práticas : 1- O filme Narradores de Javé filme brasileiro que retrata a cultura sertaneja e processo da oralidade histórica. 2- Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
MONICAMONICA disse em 12/08/2016 19h34
Colegas ! Indico Vida Maria dura realidade nordestina que mata o sonho de se escrever e ler. Segue o link vale a pena fazer a reflexão da realidade das nossas crianças privadas do conhecimento. https://youtu.be/k-A-g-BfGrI?t=40
ELAINEELAINE disse em 12/08/2016 09h31
Acredito que as crianças trazem certas competências visuais que por meio de um contato frequente com textos e imagens, são capazes de compreender elementos mais elaborados. Acho importante oferecermos desafios para que possam ir do que é previsto ao inesperado. O vídeo de José Saramago trás uma riqueza muito grande de imagens que permite brincar com a imaginação e nos leva a uma reflexão.
MONICAMONICA disse em 29/07/2016 18h49
Como o próprio artigo diz "viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil"... O educador e a família devem fazer uso dos curtas infantis e de nossa literatura. Basta direcionarmos o nosso olhar para o mapeamento que foi feita da literatura pela Plataforma Letramento já é um indicativo que existem um acervo imenso que são pérolas para fazer parte do nosso cotidiano escolar e familiar.
MONICAMONICA disse em 29/07/2016 18h49
Como o próprio artigo diz "viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil"... O educador e a família devem fazer uso dos curtas infantis e de nossa literatura. Basta direcionarmos o nosso olhar para o mapeamento que foi feita da literatura pela Plataforma Letramento já é um indicativo que existem um acervo imenso que são pérolas para fazer parte do nosso cotidiano escolar e familiar.
OLINDAOLINDA disse em 02/09/2015 22h05
É uma verdadeira lição de vida e as crianças precisam conhecer este tipo de conto. Os educadores devem contar histórias aos nossos alunos, com mais frequência para que possamos tranformar alunos leitores ,estimulando dia a dia lendo diversos portadores de textos
GIANY CRISTINA PAVINGIANY CRISTINA PAVIN disse em 02/09/2015 20h21
Gostei muito da história! É uma verdadeira lição de vida e as crianças precisam conhecer este tipo de conto. E nós educadores temos que contar histórias aos nossos alunos, se possível todos os dias para estimular o gosto pela leitura.
NERILDANERILDA disse em 23/07/2015 11h28
Amei, estou trabalhando em um projeto"Pequenos Feitos Grandes Efeitos" e foi o que identifiquei na ação do menino.Como as vezes o desanimo de toma a achar tudo tão pequeno, ficou a certeza de que devo continuar.
ELOIR BATISTA DO AMARALELOIR BATISTA DO AMARAL disse em 11/06/2015 20h35
Que lindo esse vídeo. Adorei!
OLINDAOLINDA disse em 23/05/2015 23h30
Assistindo o filme A Maior Flor Do Mundo,é uma hitória que agrada a todos,uma grande lição de vida,precisamos de todos e de tudo para aprimorar os nossos conhecimento.
MARTAMARTA disse em 22/05/2015 15h24
AMEI O VÍDEO "A MAIOR FLOR DO MUNDO", ÓTIMO RECURSO E ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAR MEUS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E CONSCIENTIZÁ-LOS DA RESPONSABILIDADE QUE TAMBÉM TEMOS COM O MESMO.
OLINDAOLINDA disse em 18/05/2015 22h33
"A Maior flor do mundo" Trabalha conscientização Ambiental,ensina as crianças os valores, o menino que morava na cidade grande e se propos ir até o fim do mundo para ter o seu objetivo de salvar uma flor,trabalha o desenvolvimento da vida e perspectiva de futuro.
WANIA FRANCISCA DO NASCIMENTOWANIA FRANCISCA DO NASCIMENTO disse em 11/02/2015 11h49
gostei e mandei esse vídeo para minhas amigas do curso de pedagogia,muito bom
ELIZABETHELIZABETH disse em 06/02/2015 12h14
linda!
TELMATELMA disse em 26/07/2014 20h10
Muito bom. quero mostrar aos meus alunos
ELOISA MANGUSSI FRANCHI DUTRAELOISA MANGUSSI FRANCHI DUTRA disse em 02/06/2014 22h01
Adorei o vídeo A maior flor do mundo! É emocionante ver a atitude de benevolência da criança e da flor. Parabéns equipe da Plataforma do Letramento.
ROBERTAROBERTA disse em 23/05/2014 18h10
Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade Lingüistica significativa. Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação.== Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata. Pois quando esta apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 29/05/2014 11h49
Olá, Roberta! Suas observações, em todas as seções da Plataforma, são sempre muito bem-vindas. Um olhar de educadora e, para nós, esse retorno é muito importante. Um grande abraço!
ROBERTAROBERTA disse em 15/04/2014 10h30
Que história linda muito emocionante, acreditar no amor ao próximo é o sentimento mais importante é verdadeiro
CELIA GONZALESCELIA GONZALES disse em 21/03/2014 17h34
Amei o vídeo turma da Mônica! Será muito útil num projeto da minha Escola. Parabéns Plataforma do letramento. Cada dia é mais surpreendente!!!!
GENI ROSAGENI ROSA disse em 03/03/2014 19h20
História envolvente. Excelente contribuição para se efetivar o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita por meio de práticas reais de letramento, uma vez que oportuniza ao aluno refletir sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Além disso, favorece a oralidade, a interpretação e a produção escrita.
ILDELENAILDELENA disse em 27/02/2014 20h59
Excelente história e emocionante trabalha a disciplina Natureza e sustentabilidade e Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Vou trabalhar este vídeo com meus alunos de 2 anos.
MARTAMARTA disse em 24/02/2014 21h07
Me encantei com a plataforma. Simplesmente maravilhosa.
ELIZANGELAELIZANGELA disse em 17/02/2014 20h43
Está história e sensacional.Em 2013 eu e meus alunos do 3 Ano assistimos o vídeo para depois em grupos socializar pois na época estávamos falando de sustentabilidade e meio ambiente.Foi um sucesso pois todos tinham algo a compartilhar.
SANDRA LUZIASANDRA LUZIA disse em 21/11/2013 20h04
Eu já conhecia esta história, mas não resisti e tive que assistir novamente! Vou indicar para os amigos!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS