O documentário Leitores sem fim, realizado pela TV Câmara, apresenta histórias de pessoas que tiveram a vida modificada pela leitura. Com base na realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões periféricas do Rio de Janeiro, ele apresenta o novo modelo de espaços culturais inspirados nas Bibliotecas Parque da Colômbia. Discute também a situação da leitura no Brasil e as políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de universalizar as bibliotecas escolares no país.
“Existe um equipamento que une educação e cultura, esse equipamento é a biblioteca”, afirma Vera Schroeder, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Motivado por observações como essa, o jornalista e diretor Roberto Seabra decidiu produzir o documentário, lançado no início de 2016. “Fui até a Biblioteca Parque de Manguinhos e comecei a pesquisar a história da biblioteca; falei com moradores de rua que frequentam o local e pessoas relacionadas”, conta Seabra.
Uma dessas pessoas é Núbia Cristina Pereira, jovem em situação de rua que, apesar de ainda não saber ler, é frequentadora assídua da biblioteca, onde assiste a filmes, acessa a internet e conversa com pessoas de diversos níveis culturais. Outro personagem é Haroldo César, um gari e amante dos livros que virou escritor e hoje grava áudios para deficientes visuais. O vídeo apresenta também a história de Daiane Ferreira dos Santos, jovem moradora da periferia carioca que, inspirada em livros como
O caso da borboleta Atíria (de Lúcia Machado de Almeida), tornou-se professora de balé na comunidade em que cresceu.
Assista ao documentário:
LEITORES SEM FIM
Direção e Roteiro: Roberto Seabra
Realização: TV Câmara − fevereiro/2016
Blog Leitores sem fim
Criado para divulgar o documentário Leitores sem fim, o blog virou espaço para dicas, críticas e sugestões sobre literatura de ficção, poesia, contos e crônicas, biografias e autobiografias, estudos literários, além de notícias e a produção audiovisual sobre o mundo da leitura. O espaço integra um grande movimento para transformar o Brasil em um país de leitores. Conheça.
Experimente inventar maneiras criativas de disponibilizar livros
Para aprofundar: Tô na Rede: parceria em prol da inovação nas bibliotecas públicas
Para aprofundar: Ler de novo ou ler o novo? Práticas de leitura de crianças na biblioteca pública
Para aprofundar: Leitura na prisão feminina: da biblioteca ao questionamento dos gostos
Reportagem: Letramento e bibliotecas escolares no Ensino Fundamental
Entrevista: Gláucia Mollo: a biblioteca e seu papel na sociedade contemporânea
Notícia: Biblioteca localizada em cemitério promove Sarau do Terror