Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVODICAS LETRADAS — TODAS AS DICAS — BIBLIOTECA DIGITAL LUSO-BRASILEIRA

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Que tal consultar e ler on-line, em um mesmo portal, documentos antigos, raros e de difícil acesso que fazem parte da história e das culturas brasileira e portuguesa? Isso é possível através do portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB), parceria entre a Biblioteca Nacional do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, e a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.


O projeto, iniciado em 2014, teve como objetivo central coordenar os esforços de digitalização e disponibilizar num mesmo ponto de acesso todo o acervo digital das duas instituições. Será um primeiro passo dar nova dimensão, relevância e visibilidade na rede aos conteúdos culturais de uma história e língua comuns.


A parceria frutificou na Biblioteca Digital Luso-Brasileira, lançada em maio deste ano, que passa a agregar automaticamente a informação das bibliotecas nacionais digitais do Brasil e de Portugal, cuja soma de conteúdos alcança já mais de 60 mil títulos, correspondendo a cerca de 13 milhões de imagens de materiais bibliográficos em domínio público, de todas as épocas e gêneros. O portal já reúne metadados de uma rede que integra dezenas de instituições culturais nos dois países.


Além de reatar laços históricos, a Biblioteca Digital Luso-Brasileira estabelece uma parceria duradoura com grande potencial de ampliação, pela incorporação de mais obras e de outros acervos, como sinaliza a aproximação recente com a Biblioteca Nacional de Moçambique, que assinou recentemente acordo de cooperação técnica com a Biblioteca Nacional do Brasil.


Para fazer uma pesquisa no portal, basta clicar na aba Acervo e digitar uma palavra-chave no campo de busca ou usar critérios de coleção, título, autor, assunto, tipo de documento e idioma. Ao navegar na BDLB, o leitor terá acesso a uma espécie de bússola que o remeterá para o ambiente digital em que o documento buscado está armazenado. Por exemplo, ao buscar Os lusíadas, de Luís de Camões, o usuário encontrará 7 mil indicações de versões digitalizadas do livro em diversos acervos, gravuras e documentos associados à obra.


 


 


 


 

MAIS LIDAS
Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil Novo livro de Magda Soares aborda a alfabetização no Brasil
A obra recém lançada da autora conta a história da alfabetização no Brasil. Leia resenha do pesquisador Antônio Gomes Batista.
A beleza de Saramago em animação A beleza de Saramago em animação
"A maior flor do mundo", livro infantil de José Saramago, é adaptado em animação feita com massinha.
VEJA MAIS
Coluna: Querido diário
Texto do escritor Jorge Miguel Marinho fala sobre a íntima relação entre o diário pessoal e seu autor.
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS